Praça da Juventude no Bairro João de Deus será revitalizada e Conselho Gestor da comunidade ficará responsável pela manutenção

0
Representantes da Prefeitura se reúnem com moradores do João de Deus. (Foto: Ascom PMP/Divulgação)

A Prefeitura de Petrolina e os moradores do Bairro João de Deus, zona oeste da cidade, irão se aliar para cuidar da Praça da Juventude, através de um novo formato de gestão. Para discutir o assunto, representantes de várias secretarias municipais e moradores da comunidade se reuniram ontem (10) para debater propostas para o espaço de lazer, hoje gerido pela prefeitura.

De acordo com a administração municipal, a Praça da Juventude deve passar por um processo de revitalização e de cessão administrativa, transferindo a responsabilidade de manutenção para o Conselho Gestor da comunidade. Com isso, a gestão quer envolver os moradores na preservação da praça e tornar o bairro um exemplo de cidadania e parceria com o setor público.

Na reunião ficou definido um calendário de ações para fazer a transferência de responsabilidade gerencial da praça. Em até 120 dias a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes providenciará a manutenção de alguns equipamentos, enquanto a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) cuidará da formalização jurídica de uma Parceria Público-Privada (PPP) com empresários e a associação da comunidade. Depois desse prazo, a praça será oficialmente gerida pelo Conselho Gestor do João de Deus, entidade que representa os moradores do bairro.

Praça da Juventude no bairro João de Deus. (Foto: Divulgação)

Grupo técnico

Ainda de acordo com a prefeitura, todo o processo de mudança na gestão do espaço de lazer será acompanhado por um grupo técnico formado pelos moradores do bairro e as secretarias de Governo e Agricultura; Educação, Cultura e Esportes; além da AMMA.

É uma forma democrática de gestão dos espaços públicos. A própria comunidade já nos manifestou o interesse e concordamos em deixar a Praça da Juventude revitalizada para, em seguida, o conselho gestor do João de Deus cuidar da manutenção e fiscalização. Não vamos simplesmente entregar o espaço, pois continuaremos dando suporte e monitorando a preservação e uso correto de um bem público. Esse modelo, na verdade, une a comunidade e a prefeitura, dando mais poder aos moradores e ao mesmo tempo deveres, mas temos certeza que será uma parceria de sucesso porque a comunidade é a maior interessada em fazer da praça da Juventude uma extensão de suas casas com o convívio harmonioso de toda a população no uso de um equipamento tão importante“, explica o secretário de Governo, Simão Durando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome