Por indicação do PSB, Kênia Marcelino é primeira mulher a presidir a Codevasf

por Carlos Britto // 18 de julho de 2016 às 19:32

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) terá à frente, pela primeira vez em 42 anos, uma mulher. Kênia Régia Anasenko Marcelino passa a assumir o órgão. A nomeação dela foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18). Kênia é servidora de carreira do órgão federal e ficará no cargo em condição provisória.

Natural de Goianésia (GO), Kênia é zootécnica graduada pela Universidade Católica de Goiás (PUC), mestre em Ciências Agrárias pela Universidade de Brasília (DF) e doutora em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (MG). A nomeação foi indicação do PSB, respaldada inclusive por todas as lideranças políticas do partido em Petrolina.

Ela ingressou na empresa por meio de concurso público, em 2003, na função de chefe da Unidade de Bovinocultura de Brasilândia de Minas, vinculada à Superintendência Regional da Codevasf, em Montes Claros (MG). Nesses 13 anos, Kênia atuou como assessora da Presidência da Codevasf, além de ter ocupado o cargo de gerente de Desenvolvimento Territorial da empresa, onde desenvolveu atividades voltadas ao apoio ao desenvolvimento regional, à inclusão produtiva, com a realização de projetos voltados para o fortalecimento da agricultura e pecuária, sobretudo a agricultura familiar.

Desde 2013, ela exercia a função de secretária executiva da Área de Revitalização das Bacias Hidrográficas, onde desenvolveu atividades nas áreas de revitalização, saneamento, desenvolvimento territorial, arranjos produtivos locais, produção animal, organização e articulação de produtores, gestão pública, orçamento, planejamento e execução. Vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI), a Codevasf é uma empresa pública que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias hidrográficas dos Rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim, com a utilização sustentável dos recursos naturais e a estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.

Posse

A posse da nova presidente acontece nesta terça-feira (19), às 10h, na sede da Codevasf, em Brasília. O ato, que terá a presença do ministro da Integração, Helder Barbalho, vai marcar a solenidade em comemoração dos 42 anos de atuação da empresa nos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Maranhão, Ceará e no Distrito Federal. Na ocasião serão lançados o Novo Plano Nascente São Francisco e Plano Nascente Parnaíba. (foto: Assessoria da Codevasf/divulgação)

Por indicação do PSB, Kênia Marcelino é primeira mulher a presidir a Codevasf

  1. Jorge Cunha disse:

    A última mulher presidente que eu tenho notícia não deu muito certo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários