Polícia Civil do Rio prende quadrilha de estelionatários suspeita por golpes bancários em quatro estados

por Carlos Britto // 11 de novembro de 2013 às 12:08

presos_valeA Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu 11 pessoas nesta segunda-feira (11) na operação ‘Big Bang’, contra uma quadrilha de estelionatários responsável por aplicar golpes bancários milionários no Rio, Espírito Santo, Bahia e Paraná. No Espírito Santo, dois mandados de prisão foram cumpridos e uma pessoa foi presa em flagrante. Outra pessoa foi presa na Bahia. Em menos de dois anos, teria sido causado um prejuízo de mais de R$ 37 milhões a bancos, pessoas físicas e jurídicas.

Segundo informações preliminares da polícia, a ação deve cumprir 15 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão e conta com apoio de 200 policiais civis de delegacias dos Estados onde havia ação da quadrilha.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, o grupo tem como principais integrantes ex-candidatos a deputado federal e a vereador, um advogado, um contador, um despachante, um sargento do Exército, o assessor de gabinete da prefeitura de Belford Roxo, empresários e “lobistas” políticos com atuação na Baixada Fluminense.

O golpe consistiria basicamente na tentativa de atrair pequenos empresários interessados em fechar negócios com o poder público. Segundo a polícia, eles convenciam os empresários a aumentar o capital de suas empresas através de empréstimos no sistema bancário. Como não conseguiam honrar os compromissos, os donos das pequenas empresas acabavam aceitando se associar a laranjas da quadrilha. Com o capital obtido graças aos empréstimos, o grupo criminoso formava uma espécie de pirâmide para atrair novas vítimas, conforme os policiais.

A investigação durou sete meses, e os presos responderão por lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, estelionato e falsidade ideológica. (Fonte: UOL/Foto: Alba Valéria Mendonça)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários