Plano de Mobilidade Urbana de Petrolina é apresentado à população em audiência pública na Casa Plínio Amorim

por Carlos Britto // 14 de março de 2016 às 17:32

O Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) foi apresentado à comunidade na manhã de hoje (14), durante audiência pública realizada na Casa Plínio Amorim. O plano é fruto de quase um ano de consultas públicas, reuniões e questionários.

A audiência contou com a participação do advogado Alexandre Torres, presidente da Subseccão/Petrolina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dezenas de presidentes de associações de bairros, representantes dos sindicatos dos taxistas, mototaxistas, transporte complementar, fretamento, empresários das empresas de ônibus, vereadores e presidente de associações dos bairros.

Segundo o presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade De Petrolina (AMMPLA), Paulo Valgueiro, “um dos principais benefícios do Plano é a ‘caminhabilidade’, proposta que visa dar condições para que as pessoas, inclusive às com dificuldade de locomoção, possam transitar pelas calçadas da cidade. Hoje elas não dão essas condições. Além disso, temos a intenção de dotar nossa cidade de uma rede interligada de ciclovias. A proposta é que em 5 anos tenhamos 92 km de ciclovias em Petrolina“, cita Valgueiro.

A criação do Plano de Mobilidade Urbana de Petrolina segue uma lei federal que determina que as cidades com mais de 20 mil habitantes precisam ter um plano.

Edital de licitação

A vereadora Cristina Costa (PT), uma das autoras da solicitação da audiência, ressaltou que o projeto de lei que está na Casa Plínio Amorim, deve entrar em pauta esta semana, pois nos próximos dias será lançado o edital de licitação do transporte público da cidade.

O edital deve ser lançado pelo Executivo a partir do dia 20. A nova licitação é para as empresas de ônibus de todo o país e a Câmara vai apreciar o projeto de mobilidade para que possamos concretizar um novo momento para o sistema de transporte público de Petrolina“, declarou a vereadora. O plano prevê ações para curto, médio e longo prazos, num planejamento que considera os próximos 30 anos. (foto/Marco Aurélio)

Plano de Mobilidade Urbana de Petrolina é apresentado à população em audiência pública na Casa Plínio Amorim

  1. TIAGO disse:

    Parabenizo os promotores desta ação, certamente será de grande valia as pessoas e ao planeta, que clama por socorro. Mas não poderia deixar de registrar minha inquietação pelo fato de só tratarmos deste assunto pela pressão de lei federal. Fiquei imensamente triste ao ver bairros novos sendo criados sem ciclovias e boa estrutura de calçadas, a exemplo Nova Petrolina e condomínios dos arredores. Portanto, peço vigor e rigor no cumprimento deste plano com excelente eixo norteador. Parabéns…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários