Petrolinense cria nova rede social e já é destaque nacional

por Carlos Britto // 01 de julho de 2014 às 06:25

caio

eduardoPetrolina não exporta só frutas, agora exporta também conhecimento e tecnologia. E tecnologia diferente. Pensando em um recurso que pudesse oferecer respostas sobre diversos assuntos, um estudante universitário concebeu uma ferramenta, através da internet, com esse fim. Assim nasceu o WeechOne. O site foi desenvolvido por Eduardo Santana (foto 2), 22 anos, de Petrolina, sim senhor.

Fazendo intercâmbio no Canadá, o estudante pernambucano de engenharia de computação pedia dicas a amigos e pelo Facebook. Até que, conversando um dia com o com o colega Caio Ferreira, 21, ele teve a ideia de criar uma rede social que resolvesse isso.

Batizado de WeechOne, o serviço online foi pensado para ser um site que ajudasse na tomada de decisões. Nove meses após a ideia, o site deve nascer nesta terça-feira (1º).

Cursando Engenharia de Computação na Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Eduardo e Caio – que cursa na mesma área, na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), encararam o desafio depois que se conheceram durante o programa de intercâmbio ‘Ciência sem Fronteiras’, na University of Victoria, em British Columbia, no Canadá, onde se tornaram amigos e decidiram elaborar o site.

Eduardo se encontra até o momento estagiando no Canadá e voltará para Petrolina em cerca de 2 meses. Além disso, é desenvolvedor de aplicações web e móveis há 3 anos e seus aplicativos já somaram mais de 20 mil instalações no mundo, principalmente no Brasil.

Caio é de Sorocaba (SP). Atualmente estuda Engenharia da Computação na Universidade Federal de Itajubá e está praticamente no último ano. Também participou do Ciências sem Fronteiras (este em 2013), estudando na University of Victoria. É desenvolvedor frontend e web designer desde os 10 anos de idade, e sempre trabalhou com Internet. Caio atuou como freelancer e fez alguns estágios no Brasil e também no Canadá.

O Blog conversou, com exclusividade, com o petrolinense Eduardo Santana, que respondeu nossas perguntas com muito boa vontade:

 Como surgiu a ideia do WeechOne?

A ideia surgiu durante uma das saídas que eu tive com minha namorada Kellen, hoje minha noiva, quando nós não sabíamos escolher entre 3 lugares para ir, o que era uma dúvida frequente. Eu parei para pensar sobre como é comum termos que escolher entre várias coisas todos os dias e como seria útil se eu pudesse ter uma forma de receber sugestões na hora que eu precisasse. Foi aí que surgiu a ideia do WeechOne. Posteriormente eu conheci Caio Ferreira e ele acrescentou muitas coisas que eu não tinha pensado e nós reelaboramos o WeechOne.

 O que significa WeechOne?

O termo WeechOne é um jogo com as palavras em inglês “which” e “one”. É comum usar o termo “Which one” (Qual deles) em inglês quando se deseja saber o que escolher entre 2 ou mais coisas.

 Vocês já tem planos de monetização para o WeechOne?

Nós definimos algumas formas de monetização, mas ainda não concluimos nosso planejamento.

 É preciso pagar para usar o WeechOne?

Não, o WeechOne é, e sempre será, gratuito.

 Porque o WeechOne é inovador? O que destaca o WeechOne de outros sites?

O WeechOne tem a proposta de ajudar as pessoas a tomar decisões e pesquisar opiniões. Um destaque é a colaboração global entre usuários, significa que pessoas do mundo inteiro podem responder qualquer pergunta e as respostas chegam em tempo-real. Nós queremos que o usuário saiba decidir na hora. O WeechOne também possui um design elegante e amigável. O site já está disponível em inglês e português e os aplicativos para Android e iOS estarão disponíveis muito em breve.

 Como aconteceu sua parceria com Caio?

Conheci Caio em Vitoria, onde ele participou do mesmo programa de intercâmbio que eu. Nos tornamos bons amigos e começamos a trabalhar juntos em vários projetos. Então eu compartilhei a ideia do WeechOne com ele quando participamos de uma competição da universidade que ficamos em segundo lugar. Nós reelaboramos a ideia e ela ganhou a forma e cor que tem hoje.

 Como o WeechOne funciona?

O WeechOne permite que seus usuários compartilhem suas dúvidas para receber sugestões em tempo-real. Como toda dúvida, a resposta está sempre entre uma coisa ou outra, então o usuário fornece a pergunta e as possíveis respostas e os outros usuários escolhem uma. O usuário pode postar uma pergunta com até 4 opções e as opções podem ser imagens e/ou textos. Temos planos para ampliar os possíveis tipos de opções. Além disso, o usuário também poderá, em breve, utilizar os aplicativos para iOS e Android, que estão em fase final de desenvolvimento.

 Vocês tem contado com algum investimento?

Não recebemos nenhum investimento até o momento. Nenhum investidor entrou em contato com a gente, porém estamos abertos ao diálogo.

Quais são os planos pós-lançamento?

Nós temos planos de lançar aplicativos para outros sistemas de smartphone como Windows Phone e disponibilizar o WeechOne em mais idiomas (atualmente o WeechOne está disponível em Inglês e Português).

Petrolinense cria nova rede social e já é destaque nacional

  1. Rogério Espíndula disse:

    Parabéns Eduardo! Já fiz meu cadastro e gostei, breve farei perguntas.

  2. Maria disse:

    Parabéns Eduardo Santana! Ai está a prova quando o poder público incentiva a ciência, a educação o resultado aparece.

  3. Maria Eudenia F. Furtado disse:

    Houve um equívoco Eduardo Santana é 2º

  4. Luiz Manoel disse:

    Brito, há um engano, Eduardo Santana é o da foto de baixo. Luiz Manoel

  5. Thiago disse:

    As fotos estão trocadas.

  6. Jesiane disse:

    Muito bom!!! Sucesso pra vcs! E Kellen, minha amiga, ta é famosa hein? Rsrs! Parabens rapazes!!!

  7. Roxana disse:

    Parabéns Eduardo!!! Tinha que ter o dedo de Kellen hein rsrsr.
    Felicidades na sua jornada que já está rendendo bons frutos!

  8. Miguel Henrique C. Santana disse:

    Parabéns Eduardo, a sua ideia foi genial,onde pessoas possam se encontrar e trocar perguntas ou ideias,um rede social inovadora.

  9. Anandréia disse:

    Q massa!! Fiquei muito emocionada com o desempenho de Eduardo e o seu amigo Caio!! Q Deus os abençoe cada vez mais e q essa rede social seja um sucesso em todo o mundo ;)
    Kellynha, Dudão tá jogando duro…ehehehehe.

  10. Jeferson Santos disse:

    parabéns eu gostei muito, você mostrou a nossa região de Petrolina que não só importamos frutas mais o conhecimento também, você tem um perfil de um grande empreendedor, eu particularmente gostei.
    São talentos como esse que devem ser valorizados!

  11. Jason César. disse:

    O sucesso deles é fruto do esforço pessoal e da criação dos pais. Parabéns!

  12. Clarissa Campello disse:

    Eu tive uma ideia de aplicativo… queria muito desenvolver… como faz? :D

  13. Luciana disse:

    Aí é pra mostrar aos preconceituosos com nordestino, que Nordeste tbem tem gente inteligente, cabra da peste..!!! Parabéns Eduardo..Também tenho uma filha formada em Engenharia de produção na Univasf,boa sorte meu filhoo

  14. Barbie disse:

    Ele é lindão assim mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários