Petrolina sediará a partir deste domingo 6º Encontro Nordestino de Arborização Urbana

2
Parque Josepha Coelho. (Foto: Ascom PMP/Divulgação)

Petrolina sediará a partir deste domingo (1/09) o 6º Encontro Nordestino de Arborização Urbana (ENAU), que visa a dialogar com a sociedade sobre a importância da implantação de áreas verdes urbanas. O evento é organizado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/Unidade Semiárido (Embrapa Semiárido). A ação vai acontecer na Fundação Nilo Coelho até o dia 4/09.

Será possível realizar inscrição até o último dia do evento, através do site do ENAU. No primeiro dia de programação, haverá no Parque Josepha Coelho, área central da cidade, um Workshop de Escalada em Árvores e distribuição de mudas de árvores nativas no Viveiro Municipal, também situado no parque, e na Trilha Ecológica da Caatinga, localizada na zona rural do município. As ações são gratuitas e não necessitam de inscrição prévia. A programação completa está disponível na página do evento.

A solenidade de abertura do ENAU acontecerá na segunda-feira (2/09), na Fundação Nilo Coelho, das 19h às 22h, e inclui uma palestra aberta ao público sobre Arboricultura no Brasil e no Mundo, a ser ministrada pelo presidente da International Society of Arboriculture (ISA), Pedro Mendes. Também será realizada a cerimônia de entrega do prêmio ‘Arborista Chapelaço de Couro’, conferido a cidadãos que contribuíram ativamente para a arborização urbana local.

Na ocasião, haverá também apresentações artísticas e lançamento do Plano Diretor de Arborização Urbana da cidade de Petrolina, projeto que tem o objetivo de orientar o poder público para a criação de programas de distribuição e instrução para o plantio de mudas de espécies nativas e/ou exóticas adaptadas à região, visando garantir os benefícios da arborização para a comunidade.

Conhecimento

Além disso, integram a programação desta edição do ENAU palestras, minicursos, mesas redondas, apresentação de trabalhos e lançamento de livros. O evento busca apresentar orientações para a realização de políticas públicas voltadas para a arboricultura e o meio ambiente em todo o Nordeste. Segundo a docente do Colegiado de Engenharia Agronômica da Univasf e integrante da organização, Márkilla Zunete, o encontro é importante para a comunidade, pois promoverá conhecimento sobre plantio e benefícios da presença de árvores nos centros urbanos. “A arborização pode deixar uma cidade mais confortável e tem várias diretrizes a serem seguidas para o seu sucesso. Esse evento vem para mostrar alguns pontos relacionados a esses aspectos”, afirma.

2 COMENTÁRIOS

  1. Não consigo entender o por quê de se realizar um evento desse para difundir informações, ao passo que muitos pessoas que estão no grupo de interesse, como estudantes de áreas afins, não podem comparecer por conta desse valor altíssimo de inscrição. Gostaria muito de participar mas infelizmente não tenho dinheiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome