Petrolina é primeira do Nordeste e está entre as 100 melhores cidades do País, aponta ranking

por Carlos Britto // 11 de março de 2017 às 08:01

Em dez anos, entre 2005 e 2010, Petrolina subiu 46 posições no ranking nacional das 100 melhores cidades do país e se tornou a primeira do Nordeste. Para se ter uma ideia da importância do levantamento, Feira de Santana, uma das maiores e principais cidades da Bahia, com características semelhantes à Petrolina, fez o processo inverso: caiu 50 posições.

O ranking foi  desenvolvido pela empresa Macroplan. Para chegar a esta conclusão, a consultoria analisou os municípios com mais de 266 mil habitantes em 16 indicadores divididos em quatro áreas distintas: saúde, educação e cultura, segurança e saneamento e sustentabilidade.No ranking nacional, Petrolina está na posição 45 das 100 selecionadas para o levantamento.

Os principais desafios das gestões municipais se resumem em três esferas centrais: aumento da produtividade dos gastos públicos (produzir mais com os mesmos recursos), priorizar os projetos no setor de educação e ter uma governança compartilhada com a sociedade.

Juntas, de acordo com o levantamento da Macroplan, as cem cidades mais populosas do Brasil representam 39% da população brasileira, produzem 50% do PIB (Produto Interno Bruto) e respondem por 54% dos empregos formais do país. A região Sudeste é a que concentra a maior parte delas: 49 municípios, sendo 8 deles entre os dez melhores ranqueados. Confira o ranking neste link http://exame.abril.com.br/brasil/o-ranking-do-servico-publico-nas-100-maiores-cidades-do-brasil/ (Com informações do Portal Exame)

Petrolina é primeira do Nordeste e está entre as 100 melhores cidades do País, aponta ranking

  1. Cláudio Amorim disse:

    Só se for no quesito desemprego e insegurança.

  2. Watergate disse:

    O nivel de inveha do Pheeling vai laaaa nas alturas. Kkkkk. Se contorce de inveja. Engula no seco.

  3. Cego às avessas disse:

    A verdade é que Petrolina sempre esteve em desenvolvimento, por que economia é independente de governo, depende apenas de trocas solidárias entre pessoas com ofertas e demandas, e quanto mais independente for melhor para nós.

    1. Aurélio disse:

      Achei sensato o seu comentário, mas o poder público tem a sua parcela de contribuição também ao investir em saneamento, educação, creches, etc.

  4. Carlinhos disse:

    kkk tão verdade quanto aquela foto da lua perto da igreja que circula pela internet. A realidade é muito diferente com o desemprego, o rio virando um esgoto, insegurança, o crescimento econômico baixo. Esse “estudo” macroplan parece muito limitado, deveria ter uma faixa populacional mais ampla pra ter maior representatividade nos municípios do Brasil. E cidade grande só acima dos 500 mil hab (IBGE) por enquanto é uma cidade média de 300 mil. Essa mania de grandeza começa a cair por terra, grande mesmo só o desemprego.

  5. Dejailton Souza Marques disse:

    Nao sei aonde eles vem isso. Desemprego imenso segurança zero e saude menos 1000 aonde eles pesquisaram isso venham ver se tem algum fundamento essas mentiras

  6. Fátima Ribeiro disse:

    Então, há pouco indaguei ao amigo Carlos Brito no zap, argumentando onde Petrolina é a melhor entre as 100 do Brasil. As indagações foram as seguintes: Onde Petrolina tem mérito? E qual o mérito? Cidade onde crianças são assassinadas em praça e escola, e nada é feito? Cidade onde duas jovens de 19 anos vão ao trabalho e no percurso são mortas brutalmente e assassinos estão soltos? Cidade onde professor da rede municipal, se doente, não pode entrar com atestado, porque se colocar um substituto tem que pagar do seu bolso? Cidade onde pessoas aparecem mortas em matagais e nada é provado? Cidade onde jovem mesmo com envolvimento com drogas é pego na porta da sua casa em plena luz do dia e é assassinado, mas o fato do envolvimento com drogas não deixa de ser uma criatura de Deus, e se há culpa ou infração com a justiça pague com outra punição, mas não necessariamente tirando-lhe a vida. Cidade onde jovem é assassinado com facão na porta de vizinho porque suspeita está usando sua internet? Agora eu estou reflexiva…E me preocupo com a sociedade de Petrolina e do meu país, que tem a frente uma cambada de corrupto querendo levar vantagem em tudo…e nada fazem pela nação, a não ser denegri-la ao marasmo de uma Ditadura autoritária, podre e perversa.

    1. Valdemir disse:

      Senhora Fátima vc mora em que país da Europa? a pesquisa fala sobre as 100 melhores cidades do país, não do mundo, esse fatos acima citado por você acontecem em todas as outras cidades, é normal….? não. É certo….? Não, porém veja as virtudes de nossa cidade antes de começar a atacar, já viajei quase o nordeste todo, e alguns estados da região Norte, Sul e Sudeste, mas vou te dizer aqui no NE só vi coisa parecida em Mossoró, em termo de desenvolvimento, (não dizendo que não haja outra pq não sou dono da razão, longe disso) sei que nada esta perfeito e longe disso, mas, prefiro destacar o que há de bom em nossa cidade bem como em nossa economia do que destacar fatos negativos como se ele se sobrepusessem nossas virtudes, Se vc citar cidades com nosso proporcional em habitantes que seja assim tão boa quanto a nossa que cite, sou mais Petrolina.

  7. o bem observado disse:

    não dá pra saber quem mente mais, se os dados relacionados a Petrolina ou a Juazeiro – ué? não é a cidade vizinha líder em contratações, emprego, não sei mais o que?!

  8. Direita Libertária disse:

    Vejo que a administração de Miguel tem tudo para alavancar o desenvolvimento de Petrolina, desde que deixe de lado essa ideologia socialista. É esperar para ver.

    1. Cego às avessas disse:

      Alavancar o desenvolvimento de Petrolina? Com políticas keynesianas e intervencionistas? Que espécie de libertário é você?

  9. Silva Silva Maria disse:

    Estive dois meses por lá, e o q mais vi foi esgotos escorrendo pelas ruas, estupros, médicos mal preparados, desordem , carros barulhentos q viram a noite sem respeitar o sono dos outros, e nada fazem , acham normal, tenho mts parentes lá, mas Deus me livre dessa cidade sem lei.

    1. eraldo santos disse:

      em que cidade tu és? diga-nos que iremos morar por lá. Conheço grande parte do nordeste e não conheço nenhuma cidade que não tenha seus problemas como as citadas em alguns comentários,más também não conheço nenhuma que tenha o desenvolvimento aqui presente, apesar dos pesares. Se tu moras numa cidade em que seja isento de todas esses fatos anti-sociais ( violencia, desemprego, etc.) , que nos indique, por favor.

  10. vilarim disse:

    Vejamos…segurança?NÃO.saúde,Don Malan e Traumas?NÃO. educação?NÃO. Saneamento…bom desde que não chova.mas NÃO. Emprego? hááá, NÃÃO.Não e não.

  11. Jose disse:

    Cidade desenvolvida. Cidade que os condomínios como Sol Nascente Jogam a anos esgoto em lagoa e depois vai parar no Rio.

  12. ; disse:

    José Francisco;parabéns petrolina por me acolher parabéns pelo merecido destaque; morar aqui;é um privilegio é ser feliz;é ser tratado como gente o meu abraço

  13. skywalker disse:

    È Petrolina deve está muito boa mesmo para um pequeno número de pessoas, (familia dos politicos e grandes empresários) que vivem a enganar esse povo sofrido com falsas promessas, envolvidos em escandalos que fazem de conta que não existem,(refinaria de abreu e lima), fora isso é uma cidade boa, com problemas inerentes as cidades deste porte, violencia, barulho, saude precaria, educação, jovens envolvidos com drogas, falta de politicas públicas, só faltam dizer que a posiçao no ranking foi conquistada com a administração de Miguel, isso por que só tem 02 (dois) meses kkkkkkkkkkkkk

  14. Salvador Jordaneo Coelho de Almeida disse:

    Sou pernambucano e estou em SP há 52 anos. Já fui algumas vezes a Petrolina para ‘estudar’ o local e tentar voltar para o nordeste. Me peguntam o porquê de querer voltar, se toda a minha vida e família estão aqui. A resposta é simples: poque eu adoro o sertão (terra dos meus avós) mesmo não tendo nascido aí.Mas a cidade não teria como me absorver, pois por não ter estrutura, eu teria que gastar muito mais do alguém gastaria para se estruturar aqui. Mas sou -e estou – encantado por Petrolina há décadas. Realmente a cidade se desenvolveu muitíssimo e se supera a cada tempo. Petrolina é, em mera comparação, como São Paulo o era há cento e cinquenta anos: ainda sem ter como absorver muitas áreas, atividades e profissões (as quais aqui já são super comuns), porém com um incomensurável potencial para receber o migrante interno (mesmo fazendo o caminho às avessas, como eu pretendo) e os imigrantes. Políticas e governantes mudam, melhoram, pioram… Mas a cidade é uma diamante ainda por ser lavrado, ainda bruto. Aqueles que estiveram à cabeça de Las Vegas ( e veja-se a semelhança climática com essa cidade) também não eram bonzinhos. E mesmo sem um rio à margem, como há aí, levaram água de longe até o deserto e “The Sin City” (=a cidade do pecado) aí está. Houve exploração, corrupção, etc? Claro, que sim! Algumas ‘famiglias’ (si, signore!)se revezaram no poder? Si, mio amico! Parece que aí não é muito diferente. Mas Petrolina já se superou. E vai melhorar ainda mais! É nisso que eu acredito. Posso até estar errado,,, Mas acho que não. Parabéns!

  15. marco disse:

    Deve estar também entre as 100 mais caras,,,,,,hoje a única coisa que me atrai em Petrolina é que a violência aqui é quase zero,,,e se acontece algum crime é besteirinha comparado a de uma cidade grande, aqui ainda se consegue sair, passear, parar um carro e ficar dentro do carro, abrir o portão de casa sem medo. Aqui o Policial vai p casa até fardado e á vi até desarmado,,,quando isso nao mais acontecer é pq a cidade está violenta.

  16. tresinha de jesus moura disse:

    Concordo com muita gente. Salvador Coelho de Almeida, …e tudo de ruim que existe em Petolina existe na maioria das cidades brasileiras e nem todas as coisas boas que já encontramos lá dificilmente se encontra nas cidades brasileiras do mesmo porte populacional.- Não existe o perfeito. Agradeço muito a Deus ter me dado oportunidade de morar lá por 10 anos na época que a cidade começou a sair do anonimato .Trabalhei no setor de cadastro do Banco do Brasil e pude ver a quantidade de estrangeiros naquela época se fixando em Petrolina .Eram tantas estórias cada uma mais convincente que não poderia descreve-las aqui. O melhor mesmo em democracia ~é a liberdade de expressão Sem nenhuma reserva afirmo; hoje uma das minhas tristezas é não poder voltar a residir lá. Até um imóvel foi construído num terreno que havia comprado ´naquela época. Por ultimo digo que conheci quase todas as capitais brasileiras e mais de 20 países, a maioria na Europa. E, Petrolina continua sendo a numero um apesar de morar em Fortaleza há quase 30 anos,

  17. Begi disse:

    Petrolina anos luz das demais..inclusive nosso maior bairro juazeiro-na

    1. baruck disse:

      E à capital Recife é à pior para procurar emprego hê nordeste hein?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários