Petrolina e Juazeiro realizarão na próxima semana 20°Congresso de Agrometeorologia e 5° Simpósio de Mudanças Climáticas no Semiárido

por Carlos Britto // 10 de agosto de 2017 às 12:31

(Foto: Reprodução)

Especialistas de várias partes do país e também da Argentina, Austrália e Estados Unidos se encontrarão de 14 a 18 deste mês, em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), para o 20° Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBAGRO) e o 5° Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro (SMUD). Com o tema “A Agrometeorologia na Solução de Problema Multiescala”, o objetivo do evento é promover um fórum de análise, discussão e compartilhamento de informações científicas sobre os resultados e avanços da pesquisa, ensino e extensão.

A solenidade de abertura será realizada na segunda-feira (14), às 9h, no auditório do Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf), em Juazeiro (BA). O evento está sendo organizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf), com apoio da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

De acordo com a assessoria da organização, mais de 700 congressistas estão inscritos. Entre o público estão pesquisadores, professores, estudantes, empresários, investidores, técnicos das áreas de produção e de cooperativas, extensionistas e demais profissionais que utilizam as informações agrometeorológicas para a sua atuação, autoridades e demais atuantes nos sistemas de produção agrícola e formuladores de políticas agrícolas.

De acordo com a presidente do evento e pesquisadora da Embrapa Semiárido, Magna Soelma Beserra de Moura, esta edição já bateu todos os recordes anteriores em números de trabalhos e de pessoas inscritas. Ela observa que região de Petrolina e Juazeiro é um grande atrativo, pois está localizada no meio do Semiárido brasileiro, onde a grande disponibilidade de energia solar, somada às águas do Rio São Francisco e da represa de Sobradinho, permitiu o desenvolvimento de um importante polo de produção agrícola. “A agricultura realizada sob essas condições é destaque nacional e internacional, as pessoas querem vir conhecer”, salienta.

Palestras e mesas redondas

Ao longo dos cinco dias de congresso, serão realizadas palestras e mesas redondas com renomados especialistas nacionais e internacionais, para discutir os principais problemas que a atividade agrícola possui nas distintas escalas espaciais e como a agrometeorologia auxilia nas suas soluções. O evento conta ainda com uma programação de minicursos, oferecendo aos congressistas a oportunidade de ampliar seus conhecimentos nos temas abordados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários