Petrolândia deve ganhar uma fábrica extratora de água de coco no próximo mês

5

Os produtores de coco em Petrolândia (PE), no sertão de Itaparica, estão rindo à toa. A boa nova fica por conta de que o município vai ganhar uma fábrica extratora de água de coco, que consumirá quase 1 milhão de frutos por mês oriundos da produção dos perímetros irrigados do município e região.

Para atender a demanda, a Codevasf e a Chesf estão oferecendo assistência técnica aos produtores. A inauguração do empreendimento deverá acontecer assim que forem testadas as máquinas para processamento, previstas para maio deste ano.

A fábrica vai beneficiar cerca de 700 produtores de coco, que poderão comercializar sua produção diretamente para a empresa. Atualmente são comercializados 64 mil cocos por dia no município, totalizando 15 milhões de frutos por ano e gerando 3,8 milhões/ano de renda para os agricultores. Estima-se que até 2014 a produção poderá chegar a 23 milhões de unidades de coco por ano.

O município de Petrolândia hoje possui mais 1.300 hectares cultivados de coco, sendo intitulada pelo governador Eduardo Campos como a capital pernambucana do coco, ultrapassando inclusive a área plantada em Petrolina.

5 COMENTÁRIOS

  1. Engano de quem acha que nós produtores estamos rindo à toa. 2011 e 2012 estão sendo dos piores anos pra quem é produtor de côco, além da má formação dos frutos, o preço de mercado corrente não é compatível com o de anos anteriores. Praticamente não existe assistência para os produtores.

  2. Acho que será muito bom.
    Quanto à assistência técnica , todos sabemos que realmente não existe,
    Que tal uma Cooperativa ou Associação dos Produtores de Coco de Petrolândia ,para ter-mos força e assistência.
    Ainda falta a conclusão do CEASA e o FRIGORÌFICO .
    È a hora de provar-mos a confiança no nosso prefeito.

  3. Petrolândia ainda tem muitas carências de infra-estrutura, assistência e planejamentos a médio e longo prazo. Concordo com o comentário do Bruno que ainda não temos motivo algum de achar que podemos comemorar. Temos que entender que é um passo que está sendo dado e muita coisa deva ser feita para o nosso Município se tornar uma cidade que proporcione melhores ofertas de empregos, maior apoio aos agricultores e pecuaristas. E consequentemente maiores condições de renda a toda a nossa população. Potencial o nosso Município tem para ser uma cidade de um progresso prospero e médio prazo!!!

  4. Daniel da Silva Filho em 8 de maio de 2012 às 10:21 disse:
    Seu comentário está aguardando moderação.

    Petrolândia ainda tem muitas carências de infra-estrutura, assistência e planejamentos a médio e longo prazo. Concordo com o comentário do Bruno que ainda não temos motivo algum de achar que podemos comemorar. Temos que entender que é um passo que está sendo dado e muita coisa deva ser feita para o nosso Município se tornar uma cidade que proporcione melhores ofertas de empregos, maior apoio aos agricultores e pecuaristas. E consequentemente maiores condições de renda a toda a nossa população. Potencial o nosso Município tem para ser uma cidade de um progresso prospero e médio prazo!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome