Pesquisa volta a apontar empate técnico para Governo de Pernambuco

por Carlos Britto // 17 de julho de 2018 às 10:30

Paulo Câmara, Marília Arraes e Armando Monteiro. (Fotos: Blog do Carlos Brito)

Na segunda pesquisa sobre a corrida eleitoral deste ano em Pernambuco, realizada pela Datamétrica, entre os dias 11 e 12 de julho, observa-se pouca mudança em comparação à primeira, feita entre 8 e 9 de junho. Os três principais candidatos cresceram um pouco e as posições relativas deles permanecem as mesmas, tanto na intenção de voto espontânea como na estimulada. Paulo Câmara (PSB) na liderança, seguido de Marília Arraes (PT) e de Armando Monteiro (PTB). Estatisticamente, entretanto, os três continuam num empate técnico. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

A intenção espontânea de voto apresenta Paulo Câmara com 13% (em junho ele tinha 12%), Marília Arraes com 11% (em junho ela tinha 8%) e Armando Monteiro com 6% (sendo 4% a registrada em junho). Os demais candidatos obtiveram, cada um, menos de 1% das intenções de voto. Os indecisos cresceram de 39% para 53%, e aqueles votariam branco ou nulo caíram de 28% para 14%.

A intenção estimulada de voto no cenário, considerando a participação da pré-candidata do PT, repete a ordem dos candidatos da espontânea, sendo todos com índices maiores, como se esperaria das respostas estimuladas. Os números de 25% (Paulo Câmara), 21% (Marília Arraes) e 17% (Armando Monteiro) confirmam a liderança do governador, ainda que estejam todos empatados dentro da margem de erro.

Os números da pesquisa anterior foram: 20%, 17% e 14%, respectivamente. Os demais candidatos ficaram entre 0% e 2%. A mudança expressiva foi dos brancos e nulos, que caíram de 35% para 26%, o que é natural à medida que a eleição se avizinha.
O cenário sem a pré-candidata do PT mantém o governador na liderança, com 28%, seguido do pré-candidato do PTB, com 22%. A distância de 6 pontos, entretanto, ainda significa empate técnico. Nessa simulação, os demais candidatos atingem, cada um, no máximo 2%. Votos brancos e nulos seriam de 33% (antes 42%).

Indecisos

Indecisos caíram somente 1% (de 10% para 9%). A migração dos votos de Marília Arraes, quando se retira o nome dela da disputa, sugere uma preferência clara do seu eleitorado por Armando Monteiro. O pré-candidato do PTB recebe 33% dos votos dela, enquanto o governador recebe 13%.

Essa vantagem de Armando Monteiro sobre os votos de Marília Arraes se ampliou significativamente desde a pesquisa de junho, quando ele recebia 20% dos votos que seriam dela, enquanto Paulo Câmara recebia os mesmos 13%.

Segundo Analice Amazonas, sócia-diretora da Datamétrica e responsável técnica pela pesquisa, “a pesquisa não permite decifrar o motivo dessa inclinação maior dos eleitores de Marília a Armando, ou a ampliação dessa vantagem do senador entre junho e agora, mas, seguramente, é uma tendência que foge um pouco das expectativas, se considerarmos os campos ideológicos dos três pré-candidatos”. (Fonte: Diario de PE)

Pesquisa volta a apontar empate técnico para Governo de Pernambuco

  1. Defensor da Liberdade disse:

    É sério que essa petralha ainda tem essa quantidade de votos? Meu Deus, pobre gosta de viver na pobreza, só pode!

    1. Petrolina de futuro disse:

      E melhor petralha que temistas

      1. Marcos disse:

        Sou Marilia Arraes, ou entao Paulo Camara, em 20 14 votei em Armando, mas agora apoiado por Mendonçao, FBC, Bruno Araujo, os golpistas, e e aliados de Temer, estou fora.

      2. Defensor da Liberdade disse:

        Petralhas e temistas são farinhas do mesmo saco, apenas romperam politicamente. A melhor opção é voto nulo.

        1. Theo disse:

          Pobre gosta é de habitação, salário justo, SAMU, FIES, SISU, Escolas ténicas, Poder aquisitivo crescente, desemprego Baixo (4%)

  2. Cidadão disse:

    O estado de Pernambuco tá mal com estas opções ai.

  3. Disney Gomes Ramos disse:

    Apenas corrigindo o equívoco do editor deste blog, não há empate técnico na pesquisa entre o terceiro colocado, Armando Monteiro e o primeiro colocado, Paulo Câmara, pois a diferença entre ambos é de 8(oito por cento), e a própria pesquisa menciona que empate técnico é de quatro pontos para mais ou para menos.

  4. Adriano disse:

    Marília arraes e a mudança nesse coronelismo do PSB em Pernambuco, pelo amor de Deus que termine, esse descaso ao nosso Estado.

  5. Lauro sousa disse:

    Paulo camara é um merda. Dudu soube escolher sua DILMA. Empatar com Marilia-coisa-nenhuma mesmo com TODA A MÁQUINA do ESTADO na mão é creul!#!!#

  6. Jose Armando Mendes da SilvaJ disse:

    Entre Marília Arraes e Paulo Câmara, eu voto em Paulo Câmara, PT nunca mais.

  7. Jose Bento disse:

    Tá feito com essas opções.

  8. Amaral disse:

    Não voto em nenhum desses 3

  9. JAILMA PAIVA disse:

    ” A alternativa de ESPERANÇA ( Marilia Arraes),caiu nas graças, confiança e acima de tudo, o desejo de “acabar com a farra” dos grandes clãs no Estado de Pernambuco!! ”
    ESSA mulher, mãe, cidadã e GUERREIRA chamada MARÍLIA ARRAES, governará junto com o POVO, o Estado de Pernambuco.
    O Pernambucano está esperando só a HORA do FORA PAULO CÂMARA!!!

  10. ciro virgulo disse:

    Marilia Arraes e cria do PT partido mais corupto da historia do Brasil,cujo o chefe do bando e muitos de seus comparssas estao presos. Armando monteiro é apadrinhado por outro lider de facçao politica que fez aliança com o PT e que comem no mesmo prato apesar de quererem mostrar para o povo que romperam a aliança.Já Paulo Camara esse ai deu uma de esperto Rompeu com aqueles que lhe apoiaram ate agora nao fez porra nenhuma e acha que pode enganar as pessoas com investimentos milionários em propagandas e nos bastidores negocia com a mafia petista o apoio ou seja são farinhas do mesmo saco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários