Pernambuco não deverá antecipar vacinação da gripe H1N1

por Carlos Britto // 30 de março de 2016 às 08:40

vacinaçãoPernambuco é um dos 11 estados, além do Distrito Federal, a registrar casos da gripe H1N1 neste início de ano. Apesar disso, o Estado não deve antecipar a vacinação contra o vírus influenza, com campanha nacional de imunização prevista para o dia 30 de abril. Outros estados, como São Paulo onde os casos têm se proliferado rapidamente, têm solicitado ao Ministério da Saúde para realizar a imunização antes do agendado para evitar o avanço da doença.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco informou, em nota, que “o Estado seguirá o novo cronograma de vacinação nacional do Ministério da Saúde”, mas ressalta que assim que receber as doses enviadas pelo Governo Federal irá agilizar sua logística de distribuição para os municípios. Caso haja necessidade de antecipação, o calendário será alterado. Este ano, no território pernambucano, foram 13 casos confirmados de gripe A H1N1, dos quais três são considerados graves. No mesmo período de 2015, o Estado não contabilizou casos confirmados deste tipo de gripe.

Também no ano passado, Pernambuco vacinou 1.591.643 pessoas, ou seja, 84,56% do público alvo – gestantes, idosos e pessoas com comorbidades e têm mais risco de adoecer. Além disso, após o fim da campanha, a secretaria teria liberado os municípios a vacinarem a população em geral com as doses restantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários