Perímetro pioneiro de irrigação comunitária em Petrolina é contemplado com hidrômetros

por Carlos Britto // 08 de dezembro de 2016 às 20:01

hidrometros-perimetro-irrigacao-comunitaria-lucas-ramos

Pioneiro na irrigação comunitária em Petrolina, o perímetro de Porto de Palha, Muquém e Pedra Grande – implantado na gestão do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos – passa a contar com hidrômetros. A entrega dos equipamentos aconteceu nesta quinta-feira (8), com a presença do titular da 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, e do deputado estadual Lucas Ramos (PSB), que se articulou para viabilizar os hidrômetros.

Os equipamentos permitirão a individualização do consumo, oferecendo maior controle para uso responsável da água. Atualmente, 150 famílias produtoras de manga, uva, maracujá, melancia, goiaba, acerola, banana e mamão (entre outras culturas) são beneficiadas pelo projeto de irrigação.

Além de reforçar a fruticultura irrigada e a agricultura familiar sustentável, a implantação deste perímetro irrigado não exigiu desapropriações“, afirmou o parlamentar. “Os agricultores podem, ainda, acessar os programas de aquisição de alimentos e vender sua produção para o Estado ou municípios. Foram garantidas ainda regularização fundiária, assistência técnica e adotadas tecnologias modernas para tornar a produção sustentável”, reforçou.

O Perímetro de Porto de Palha, Muquém e Pedra Grande tem 300 hectares de terra irrigados. O sucesso da experiência serve de modelo para a implantação de outros projetos semelhantes em Pernambuco. O benefício para as famílias é direto, gerando emprego e renda na comunidade atendida. O parlamentar realizou a visita acompanhado pelo ex-vereador de Petrolina, Bembem, e pelos presidentes das associações de produtores Chiquinho (Muquém), Cícero (Porto de Palha) e Ivanildo (Pedra Grande). A comitiva também compareceu à área do vice-presidente da associação do Muquém, Seu Ximenes, onde foi instalado o primeiro hidrômetro já em funcionamento. (foto: Assessoria/divulgação)

Perímetro pioneiro de irrigação comunitária em Petrolina é contemplado com hidrômetros

  1. Francesco disse:

    Esse é o legado de Eduardo Campos na irrigação em Petrolina? Preferiria que fosse o Projeto Pontal funcionando!

  2. Luiz Amora disse:

    Brito, isso não é contemplar. Esse equipamento serve para penalizar o Irrigante haja vista, servir para medir o consumo da àgua usada pelo pequeno produtor, e depois vem a fatura para ele pagar! PRESENTE DE GREGO!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários