Pendenga judicial pode levar União a demolir templos religiosos em Petrolina

por Carlos Britto // 15 de setembro de 2014 às 13:32

Tabernáculo frenteTabernáculo sem telhadoAlguns templos religiosos em Petrolina estão na mira do governo federal. E pelo menos um deles deverá ser demolido. A decisão é do Ministério do Planejamento e se deve a uma reintegração de posse garantida pela União. Na lista estão a Paróquia de São Judas Tadeu (pertencente à Igreja Católica), a Assembleia de Deus dos Ministérios Madureira e Abreu e Lima, da 1ª Igreja Batista (PIB) e da Igreja Missionária Pentecostal Tabernáculo do Deus Vivo (fotos). Todos os templos localizam-se no Centro da cidade, e este último já teria até data marcada para virar novamente pedra e cal.

O processo n.º 0000326-32.2013.4.05.8308, que tramitou na Justiça Federal/Seção de Pernambuco, está pendente de recurso Especial a ser analisado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Mas em razão de uma liminar que antecipou os efeitos da sentença, já está sendo procedida a sua execução provisória.

Na prática, significa que o governo federal – através da Superintendência do Patrimônio da União em Pernambuco (SPU), órgão vinculado ao Ministério Planejamento – está acionando as Igrejas.

No dia 11 de agosto de 2014 uma reunião na sede da SPU com todas as partes envolvidas tentou intermediar uma solução, por se tratar de igrejas. Mas não houve jeito.  A Igreja Missionária Pentecostal Tabernáculo do Deus Vivo é a primeira da fila e já teve, inclusive, seu telhado retirado (foto). Os integrantes da igreja também foram impedidos por oficiais de justiça de se reunirem no espaço.

Entenda a história

O primeiro aeroporto de Petrolina ficava onde hoje é o Centro da cidade. A prefeitura, então, doou na época (em 1978) uma área três vezes maior para a União construir o atual aeroporto, em troca da antiga área. Entre 2001 e 2004 a Câmara Municipal de Vereadores, através de Lei aprovada pelo prefeito da cidade (Fernando Bezerra Coelho), doou alguns lotes para cinco Igrejas, sindicatos – entre outras instituições e entidades.

Em 2012, o governo federal anulou a cessão para a prefeitura e, desde então, passou a cobrar a referida área das entidades instaladas (algumas há mais de dez anos). Na área existem duas concessionárias de carros importados, um shopping, um hotel de luxo, um condomínio de casas e apartamentos de classe média, mas só o telhado de uma das Igrejas veio ao chão. Os pastores e o padre da paróquia envolvida temem ser os próximos.

Pendenga judicial pode levar União a demolir templos religiosos em Petrolina

  1. raimundo silva disse:

    DEMOLIR IGREJAS É ABRIR VAGAS NOS PRESIDIOS DO NOSSO PAIS…ACHO QUE PRA TUDO HA UMA SOLUÇÃO!!!! PRINCIPALMENTE NESSE CASO QUE SÃO IGREJAS BEM CONCEITUADAS….. QUE NÃO BRINCAM DE SER IGREJAS.

    1. Amaro Ferreira disse:

      Concordo, haja vista que são as igrejas quem mais recuperam as pessoas que são jogadas e esquecidas no sistema prisional.

    2. Ferreira disse:

      Na realidade a uma coisa errada. Não se pode misturar religião com política. Terrenos para construção de Igrejas tem que ser comprado. Para isso os fiéis pagam seu dizimo. Quando um politico doa ele vai para dentro pedir voto. E o pastor interessado em ganhar o terreno faz com os membros vote naquele político.
      Já existe um arrumadinho politico ai. Vão reformar o calçamento próximo a Igreja Assembléia na vila mocó. Enquanto outros bairros não tem nada vai reformar um que já tem. Coisa do vereador Elias Jardim e o Prefeito. E ai o Pastor vai induzir os fiéis a votar no candidato interessado. Isso é uma vergonha. Nossa Pai Celestial fica triste com esta atitudes interesseira.
      Silas Malafaia faz seus discurso descendo a verbo nas outras Igrejas. Por ele não pega uma parte da riqueza dele e compra um terreno para construir as Igrejas para os seguidores? Assim é bom. Pegar o dizimo e oferta dos irmãos e fazer uso próprio. Tenho até pena no juízo final. Aonde vai dizer: Senhor eu preguei em sei nome.
      Não sou a favor de doação de terrenos para Igrejas. Sou Cristão seguidor de Cristo e na qual faço parte nossos dízimos é para o bem estar do próprio membro. A Igreja é uma só em qualquer lugar do mundo.
      Nós Cristão somos chamados por Deus para trazer a Paz a terra e ajudar as famílias a se prepararem para encontrarem a Deus.

      1. Maria disse:

        Os terrenos foram doados não só às igrejas, mas também a outras instituições que não estão sendo cobradas. Por favor, Não seja equivocado e vá pesquisar mais antes de publicar besteira.

      2. ivson disse:

        O s terrrenos não só foram doados a igrejas:O primeiro aeroporto de Petrolina ficava onde hoje é o Centro da cidade. A prefeitura, então, doou na época (em 1978) uma área três vezes maior para a União construir o atual aeroporto, em troca da antiga área. Entre 2001 e 2004 a Câmara Municipal de Vereadores, através de Lei aprovada pelo prefeito da cidade (Fernando Bezerra Coelho), doou alguns lotes para cinco Igrejas, sindicatos – entre outras instituições e entidades.

      3. Pastor Marcos disse:

        Sou pastor de uma pequena igreja batista com pouco mais de 30 fieis numa comunidade carente na Bahia. Esperar os dízimos e ofertas delas possa comprar um terreno seria ignorância da minha parte. Pagamos aluguel caro e vejo que é correto sim pedir doação de um terreno. A igreja é um patrimônio da comunidade, beneficia a comunidade. Portanto, toda prefeitura deveria doar sim, como também o governo federal. Observa que na reportagem, não tocaram no shopping nem no condomínio de luxo, mas somente na igreja. Mim perdoe irmão, faça uma doação de um terreno a uma igreja então.

  2. mario martins disse:

    Penso que isso é mais que justo. Uma área cara e institucional como é essa, não deveria comportar templos religiosos e de doações. Certo que as igrejas tem papel fundamental na sociedade, mas torna-se vaidoso ter um terreno daqueles. Deveriam ter sim, espaços nos entornos da cidade, já que os terrenos são gratuitos. E mais, devem ter ações de compensação ao município, já que não pagam.

    1. André disse:

      Meu caro você estar enganado,Pelo menos a Assembléia de Deus paga seus tributos é totalmente legalizada e registra com CNPJ.

  3. RISONEIDE MARIA DE BRITO SOARES disse:

    Caro Mario,penso que cara é uma alma perdida para a malandragem,comungo também da opinião que presidios nem deveriam existir,porém,todavia ,entretanto ,não pagam porque levam a palavra de Deus,e se todos ouvissem o governo sairia ganhando,pois não iam gastar o meu o seu dinheiro com clínicas de todo tipo,vc me entende,né?

    1. Mario Martins disse:

      Se você ler novamente, vai ver que questionei quanto ao local. Deixe de ser ignorante e saiba entender que o Jesus/Deus que vocês seguem não habita em templos construídos pela mão do homem.

      E faz tempo……..

      Se for para permanecer ali pagem pela área como qualquer terreno que eu ou você pode estar comprando. Se querem de graça/doado, que antes tivesse verificado toda a licitude do processo para depois tomar posse.

      1. RISONEIDE MARIA DE BRITO SOARES disse:

        Se ser ignorante é entender claramente o que vc escreveu ,assumo:SOU MESMO…

  4. GIODAI disse:

    Isso é sacanagem da União. Tiveram vários anos para tomar essa área e só agora, depois que construíram tudo isso, é que eles vêm e querem tomar…
    Já que a União quer anular essa cessão à prefeitura, porque a prefeitura também não pede de volta o terreno do atual aeroporto? Aposto que a união não vai ceder.
    Cadê os amiguinhos Júlio e Temer? Por que não resolvem isso?

  5. Pedro Lino disse:

    Derruba as igrejas e duas concessionárias de carros importados, um shopping, um hotel de luxo, um condomínio de casas e apartamentos de classe média…

  6. verlania disse:

    TEM QUE DEMOLI MERMO.
    ESSAS IGREJA SO SABE TOMAR DINHERO DOS POBRE E SE FOI OBRA DE FERNANDO BEZERRA PIOR AINDA.
    VAI PRA CHOM!

    1. Pastor Marcos disse:

      Quando você estiver sobre uma cama morrendo doente. Vai desejar alguem da igreja orando por você. Cuidado com o que fala! Peça perdão a Deus pelo que disse.

  7. Maria Azdo disse:

    Doação é uma curiosa estrada de via dupla…..,sentença não se discuti se executa.Mas que seja TODA ÁREA e não só as igrejas.

  8. Rafael Augusto disse:

    Só um detalhe…

    a Prefeitura de Petrolina doou o terreno do aeroporto, mas não foi em troca do terreno do antigo aeroporto, como vinculado nesta notícia. O que ocorreu foi que em 1984 a União cedeu parte do terreno do antigo aeroporto para que o Município de Petrolina fizesse uma área verde (o Parque Hosepha Coelho), bem como a criação de vias na localidade. Ocorre que o Município não construiu em toda a área e, em 2004, foi editada uma Lei que doou os terrenos restantes, entretanto, o Município não poderia doar os terrenos PORQUE ELES SÃO DA UNIÃO, estavam apenas “emprestados” (falando de forma bem grosseira) ao Município de Petrolina. Daí porque tanto as igrejas, quanto os sindicatos irão perder os imóveis…

  9. Desmascarando disse:

    É mais um típico caso de perseguição religiosa. Este governo do PT há muito tenta destruir seus principais concorrentes ideológicos, quais sejam, as igrejas cristãs. Por que?, porque as igrejas, de um modo geral, pregam a liberdade de escolha, pregam a adoração a um único Deus, pregam o livre arbítrio, o casamento tradicional, o combate às drogas, a família tradicional, assuntos esses que incomodam o governo e não fazem parte da agenda do partido, que está mais interessado em discutir a liberalização das drogas, o cerceamento da livre convicção religiosa e liberdade de expressão, através de uma malfadada lei da homofobia, que de homofobia não tem nada; implantação de uma cartilha compulsória para que crianças a partir de 6 anos tenham contato com experiências homossexuais, sem que ainda nem conhecesse o sexo heterosexual; adoção do aborto como política de saúde pública; implantação de “conselhos populares” nos órgãos públicos, para servir de acomodação aos aspones do partido, e por aí vai.
    Certo é que com a presidenta que aí está, pessoa extremamente vingativa, diga-se de passagem, vai piorar ainda mais a perseguição, caso seja reeleita, pois ela já sabe que não conta com a simpatia da maioria das igrejas cristãs.
    detalhe: No local, não se encontram apenas igrejas, mas existe também o Senac, Sesi, a justiça eleitoral, sede de sindicatos, a procuradoria do trabalho entre outros estabelecimentos, pois eu duvido muito que o governo vá demolir tais instituições. E outra, a propriedade deve cumprir a sua função social, e não há nada de social em demolir igrejas para que o terreno só cresça mato e sirva de local para consumação de drogas ou depósito de lixo.
    Mas como já mencionei, Deus é um concorrente e precisa ser batido, do contrário como a grande massa de manobra vai idolatrar o Fidel Castro, Hugo Chaves, Lula, Dilma, Zé Dirceu, Genuíno, Marx, Stalin, dentre outros, deuses,ícones e gurus do PT.

  10. paulo disse:

    Essa Verlania é uma babaca… acho que na familia dela só tem vagabundo igual a ela…

  11. Alves disse:

    Igrejas são grupos de cidadãos que pagam impostos e votam, portanto nas eleições que virão, votemos e façamos campanha contra esses partidos “donos do poder” que só visitam igrejas pra pedir votos.

  12. Mais Jesus, menos igrejas disse:

    Em relação as Igrejas, mas do que justo. Religião em Petrolina, e em todo o Brasil, virou um dos negócios mais rentáveis, só perde para a política. Se Igreja acabasse com malandragem, Petrolina tinha zero de vagabundo. A cada 100 metros, tem uma igreja na cidade.

    1. Zé da Rapadura disse:

      Esse catingozim daí de riba tá confundindo igreja com bar quando diz que tem igreja a cada 100 metros, parece inté que já tomou uma! quer um tira gosto feim?

  13. Amaro Ferreira disse:

    Eu só quero saber se o que é para chico é também para Francisco? Ou seja estão querendo demolir os templos, mas será vão demolir as lojas de automóvel, o posto de gasolina e o River Shopping e o hotel?

  14. RAIMUNDO SILVA disse:

    EU NAUM IA VOTAR EM FERNANDO BEZERRA…MAIS AGORA DA PRA ENTENDER QUE ESSA DEMOLIÇÃO TA ACONTECENDO PARA QUE HAJA UMA REVOLTA DAS IGREJAS CONTRA ELE, QUE DOOU NO TEMPO QUE ELE ERA PREFEITO….ISSO TA PARECENDO PERSEGUIÇÃO POLITICA…E QUEM SOFRE É O POVO…..PRINCIPALMENTE OS FIES DESSES INSTITUIÇÕES……MEU VOTO É ABERTAMENTE DO FUTURO SENADOR FERNANDO BEZERRA COELHO… PEÇO A SUA ASSESSORIA QUE COMUNIQUE A ELE O QUE ESTA ACONTECENDO….E TOME UMA POSSIVEL PROVIDENCIA A ESSE POVO QUE A QUALQUER MOMENTO VAI ESTAR PRESENCIANDO UM TRABALHO…UM SONHO… SE JOGADO AO VENTO DESSA FORMA……

    1. ICARO BORGES disse:

      CUMPRA SE A LEI!! SÓ ISSO O RESTO E CHORADEIRA DE APROVEITADORES !!!!

      1. vatejao disse:

        Que lei ???se nesse pais não existe isso….como diz o ditado…a corda só arrebenta no lado mais fraco……espero que os outros órgãos sejam demolidos tbem….abraço ….e que jogue a primeira pedra quem cumpri a lei na risca…..

  15. Amigo de Cristo disse:

    Alguns eventos precisam acontecer para que se cumpra a profecia. Deus é Fiel!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários