Pedro Neto destaca ações da AMMA e revela desafio de arborizar Petrolina

por Carlos Britto // 21 de maio de 2018 às 18:00

Pedro Neto, diretor-presidente da AMMA. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)

Arborização, um dos maiores desafios das cidades brasileiras, também é uma demanda ainda carente em Petrolina. Mas, se depender do diretor-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Pedro Neto, a cidade vai ficar de cara renovada. “Nós temos um desafio grande, mas necessário, que é importante de ser abraçado, que é arborizar a cidade de Petrolina“, destacou, anunciando as ciclovias verdes.

Em março, inauguramos o maior viveiro municipal do Interior do Norte/Nordeste, com capacidade de 50 mil mudas/ano. Isso nos dá autonomia de voo para que a gente possa contemplar os nossos projetos. A gente inicia pelas ciclovias verdes. A cidade já tem ciclovias, mas tem um sol muito generoso, isso atrapalha a locomoção. A gente quer fazer com que a população possa usar mais essas ciclovias em qualquer horário, e é importante que elas estejam arborizadas, estejam com condições de proporcionar esse passeio, essa caminhada, atividades físicas e até o deslocamento de uma região para outra, pois nossas ciclovias cortam regiões de Petrolina”, explicou.

Pedro lembrou que a AMMA está mais atuante não apenas na parte burocrática, mas fiscalizando e criando melhores condições para os moradores. “Iniciamos pela Avenida da Integração, que vai da zona norte até a zona oeste. Mas vamos em espiral, inclusive quero um corredor verde na Monsenhor Ângelo Sampaio. Vamos para a Avenida dos Tropeiros, fazer a ciclovia da Vila Eulália, vamos revitalizar os contornos da cidade. Iniciaremos pelo contorno do Viaduto [do Barranqueiro]. A AMMA tem atuado com o papel fundamental que lhe cabe como agência de meio ambiente, e não apenas uma agência fiscalizadora e regularizadora.”

Programas

O diretor-presidente também destacou a atuação da AMMA no controle de esgotos clandestinos que caíam no Rio São Francisco e o Projeto Orla Nossa, que está revitalizando esse trecho da cidade e contemplando o Velho Chico; o programa de adoção de praças, onde empresas ou pessoas podem contribuir para revitalização desses espaços públicos; e o Nossa Árvore, que vem realizando plantios por toda a cidade. O diretor-presidente convida a população a se envolver, pois, para ele, “programas dessa magnitude necessitam de engajamento da população.

Compesa

Pedro Neto também detalhou como foi feito o flagrante de um esgoto que estava sendo lançado no Rio São Francisco, resultando na aplicação de uma multa de R$ 20 milhões à Compesa. “A prefeitura tem narrado o fato e a Compesa tem sido contraditória. Foi detectado o flagrante, numa rede de galeria pluvial do município, onde a Compesa é responsável pela coleta, transporte, tratamento e lançamento, e estava utilizando esse transporte pela galeria de água pluvial. Ou seja, estava fazendo a coleta e não estava colocando na sua rede, e sim utilizando uma rede que não é apropriada para isso. Aí teve impacto ambiental. Essa matéria orgânica estava sendo jogada in natura no Rio São Francisco. Então, a AMMA detectou o flagrante e foi aplicada essa multa de R$ 20 milhões”, contou, informando que 80% dos esgotos que caíam na Orla foram fechados. O diretor-presidente da AMMA adiantou ainda que essas fiscalizações fazem parte de um trabalho continuado.

Pedro Neto destaca ações da AMMA e revela desafio de arborizar Petrolina

  1. Sempre Atento disse:

    Ando nas avenidas e estou vendo o trabalho,está ficando bom,espero que as árvores não morram por falta de água,quando as árvores crescerem darei um “Ótimo”por enquanto um “BOM” já está de bom tamanho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários