Pavimentação no Jardim Imperial volta a ser alvo de crítica e comunitário lamenta “falta de planejamento”

por Carlos Britto // 31 de julho de 2016 às 08:23

Jardim Imperial

A retomada das obras de pavimentação na Rua 7 do bairro Jardim Imperial, na zona oeste de Petrolina, não foi suficiente para tranquilizar os moradores, que há muito tempo cobravam melhorias. Em contato com o Blog, o comunitário, Rafael Lima diz que as obras foram reiniciadas meses após a paralisação, mas segundo ele, houve falta de planejamento para a execução dos serviços.

Acompanhem:

Resido no bairro Jardim Imperial e em maio a prefeitura aterrou e planeou a Rua 7, dando indícios de que iriam pavimentá-la. No entanto a obra parou aí. Meses se passaram e, em virtude do fluxo de veículos e algumas chuvas, a via se encontra cheia de irregularidades. Eis que, surpreendentemente, a prefeitura decidiu retomar a obra, jogando piche naquela rua, que não mais estava preparada para recebê-lo. As fotos mostram que a via não está pronta para ser pavimentada, e não é preciso ser engenheiro para perceber isso.

Para concluir a obra (se é que a prefeitura sabe o que é isso) serão necessários mais gastos para melhorar a base para o asfalto. Como saldo dessa trapalhada, temos dinheiro público desperdiçado no primeiro planejamento; mais recursos jogados fora com a aplicação de piche em uma rua que nitidamente não está apta para tal; e por fim, um gasto a mais para consertar os erros anteriores e enfim (será?) finalizar a pavimentação asfáltica.

Se não bastasse a trapalhada nas execuções, a prefeitura mostra um amadorismo sem igual na hora de realizar o “planejamento” das ruas que receberão pavimentação. Alguém precisa dizer a esses amadores que sortear ruas é justamente o oposto de planejar. Deixar ao acaso a escolha do que fazer com recursos públicos é de uma imoralidade sem tamanho. Resultado: avenidas da área central, já pavimentadas e em bom estado, são repavimentadas, ao passo que os bairros periféricos continuam com as ruas de terra.

O Jardim Imperial é um exemplo disso, e o pior é que aqui no bairro apenas a Rua 7 será asfaltada. No entanto, os acessos ao mesmo estão em condições precárias, em virtude dos buracos e do lixo jogado pelos carroceiros. Um gestor com um mínimo de senso de planejamento daria prioridade às vias em más condições e aos bairros desprovidos de qualquer pavimentação, garantindo, ao menos, um acesso e uma avenida principal do bairro bem pavimentada, para que, na medida do possível, a pavimentação fosse se difundindo nas demais ruas.

Como consequência da má gestão, a população do Jardim Imperial, bairro desprovido de transporte público, com ruas de terra totalmente esburacadas,  péssima iluminação pública e em deplorável estado de limpeza urbana, sofre até mesmo em coisas simples como ir à escola ou ao trabalho, já que para pegar um ônibus é preciso andar quase 1 km. Pelo visto, dá-se mais importância à quantidade de ruas pavimentadas, ainda que de todo jeito, só para aparecer na propaganda eleitoral, abrindo-se mão da qualidade.

Rafael Lima/Comunitário 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários