Passa de 300 número de mortos em terremoto no Chile

imprimir

terremoto chileO terremoto de magnitude 8,8 que sacudiu o Chile neste sábado (27) causou a morte de mais de 300 pessoas, informou durante a noite a diretora do Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol), Carmen Fernández. Mais cedo, a presidente chilena Michelle Bachelet, havia dito que o desastre afetou de alguma maneira 2 milhões de pessoas.

“As forças da natureza golpearam duramente nossa pátria e mais uma vez põem à prova nossa capacidade de enfrentar adversidades e ficarmos de pé”, declarou a presidente em um pronunciamento transmitido em cadeia de rádio e TVs.

Segundo Bachelet, que sobrevoou de helicóptero as áreas atingidas no sábado, o terremoto afetou 80% do país, e há pelo menos 1 milhão de casas danificadas. A presidente mandou condolência e solidariedade às vítimas e pediu “força” aos cidadãos.

 “Todas as autoridades do governo vão colocar toda energia para a volta à normalidade. Temos adiante uma árdua tarefa, não será fácil, requer muito tempo e recursos, mas sobretudo a generosidade e voluntarismo de todos nós”, disse a presidente.

Além dos mortos durante o terremoto, o número de vítimas aumenta devido aos tremores secundários, que continuam até a manhã deste domingo (28). Em entrevista, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, pediu união dos setores público e privado na reconstrução dos setores essenciais do país. Bachelet disse que a destruição provocada pelo tremor poderia ter causado um número ainda maior de mortos, o que mostra que muitas pessoas conseguiram deixar suas casas no momento da tragédia.

O terremoto atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 quilômetros ao sul de Santiago, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). O epicentro do tremor foi localizado no mar, a 35 quilômetros de profundidade, em Maule, a 99 quilômetros da cidade de Talca. O tremor chegou a ser sentido em países vizinhos, como o Brasil. Em São Paulo, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil chegaram a ser acionado para detectar pequenos tremores em vários bairros da capital paulistana.

Fonte: G1 (fotos/AFP)


2 ideias sobre “Passa de 300 número de mortos em terremoto no Chile

  1. MAS UMA GRANDE CATASTROFE QUE DEIXA MILHARES DE PESSOAS SEM TE PRA ONDE IR ALEM DOS MORTOS DURANTE O TERREMOTO O NÚMEROS DE VI´TIMAS AUMENTA DEVIDO AOS TERREMOTO QUE ACONTECEU AS AUTORIDADES DEVEM SI REUNI PARA VOLTA A SER O QUE ERA ANTES UM NOVO CHILI PARA QUE ISSO ACONTEÇA AGENTE TEMOS QUE AJUDAR.RIVANI NOGUEIRA

  2. Esse terremoto que aconteceu no chile deixou muitas familias sem sabepara onde ir desabrigados e mortes que são muitas mais de 300 aqui fica minha solidariedade abraços. Anderson Carvalho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>