Parceria entre 6ª SR Codevasf e Univasf em Juazeiro pode usar tecnologia do ‘Água para Todos’ em projeto de extensão

por Carlos Britto // 05 de dezembro de 2014 às 16:00

Água para Todos_CodevasfUma parceria da Codevasf, por meio de sua 6ª Superintendência Regional, com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Juazeiro, poderá passar a formar agricultores familiares da região para atuarem como Agentes de Educação Ambiental. A ideia, que está em fase de formatação, é levar a tecnologia de armazenamento de água do programa ‘Água para Todos’ para o projeto de extensão “Inovando Práticas – Transformando Vidas”, mantido pela Universidade.

O assunto foi discutido em recente visita da pró-reitora de extensão da Univasf, Lúcia Marisy de Oliveira, à superintendência. Concebido pelo governo federal para universalizar o acesso à água, o programa Água Para Todos tem promovido algumas das principais ações de convivência com a seca no semiárido brasileiro.

A ideia da universidade consiste na instalação de uma unidade demonstrativa da tecnologia de captação e armazenamento de água de chuva com cisternas de polietileno. A unidade será acessível ao público para capacitações, possibilitando, assim, a disseminação de informações úteis sobre a convivência com o semiárido.

Se nós, nas nossas capacitações, pudermos apresentar para as populações que vivem na zona rural a importância de se trabalhar com a captação de água da chuva, inclusive como forma de eliminar problemas de saúde até então comuns, eu penso que a universidade estará dando um passo à frente no sentido de estar contribuindo para que as populações tradicionais possam, a partir de agora, ter uma qualidade de vida muito melhor”, avalia Lucia Marisy.

O coordenador-regional do programa Água Para Todos na Codevasf, Joselito Menezes, julga “importante e necessária” a parceria das instituições, levando em consideração o direito fundamental à água potável. “A parceria entre a Codevasf e a Univasf poderá render muitos frutos dada a experiência acumulada pela Codevasf na instalação e no desenvolvimento de soluções em milhares de reservatórios, em vários estados do Nordeste, e a possibilidade de se desenvolver projetos de pesquisa a fim de validar as tecnologias utilizadas, com foco na qualidade da água e no bem estar das populações rurais residentes na região semiárida”, afirma Menezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários