Para preservação da fauna, projeto realiza levantamento de mamíferos e aves terrestres em Curaçá

por Carlos Britto // 07 de novembro de 2017 às 13:02

Com o intuito de preservar a fauna de Curaçá, no norte da Bahia, o Projeto ‘Ararinha na Natureza’ iniciou o primeiro levantamento para investigar a ocorrência de mamíferos e aves terrestres de médio e grande porte, especialmente de espécies ameaçadas como o jacu e o gato-do-mato-pintado, nas áreas originais de ocorrência da ararinha-azul.

A ação, que teve início em outubro, é realizada dentro do sub-projeto de ocupação de predadores e fauna ameaçada, que por sua vez faz parte do Projeto “Como a maracanã-verdadeira ajudará a recuperar uma das espécies mais ameaçadas do Brasil, a ararinha-azul?”.

O objetivo é compreender como as espécies como tatus, felinos, jacus e emas se distribuem na paisagem, investigando o efeito de características ambientais e de atividades humanas na sua ocorrência. Os resultados servirão para planejar melhor a criação de áreas protegidas e o manejo de áreas privadas na região, além de fornecer informações sobre a ecologia de possíveis predadores e competidores das maracanãs e ararinhas-azuis, importantes para a futura reintrodução da espécie na natureza.

Durante o levantamento foram instaladas armadilhas fotográficas entre os rios Barra Grande e Melancia, além das proximidades da Serra da Natividade. As armadilhas fotográficas são basicamente câmeras automáticas com um sensor de calor e movimento capazes de registrar a passagem de qualquer animal na sua frente através de fotos e/ou vídeos (dependendo da sua configuração).

Equipamentos

Ao todo, foram instalados 30 equipamentos em áreas de mata ciliar, caatinga aberta e vegetação de serra, que permanecerão nessas áreas por aproximadamente 40 dias até serem reinstalados em 30 novos locais. A equipe contou com a ajuda de um morador para se deslocar pela mata, além do auxílio de voluntários. Ontem (6) as equipes iniciaram a revisão das armadilhas fotográficas. (foto/divulgação)

Para preservação da fauna, projeto realiza levantamento de mamíferos e aves terrestres em Curaçá

  1. Leonardo disse:

    Belo trabalho! 👏👏

  2. luizguilhermeyusuke disse:

    Ótimo trabalho, tem que preservar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários