Estratégias de combate à mosca-da-fruta reúnem produtores do distrito Maniçoba

por Carlos Britto // 22 de agosto de 2014 às 20:00

DSC00049Produtores do perímetro irrigado Maniçoba, em Juazeiro, reuniram-se na quinta-feira (21), na sede do distrito, para conheceram as estratégias de combate à mosca-da-fruta. Um programa emergencial de supressão populacional da praga será implantado no biênio 2014/2015, com um investimento de mais de R$ 2 milhões, cedido pelos governos baiano e pernambucano.

O perímetro Maniçoba é o maior em extensão na Bahia, com uma área de 4 mil hectares distribuídos entre 422 agricultores, dos quais 366 são pequenos produtores com até 7 hectares de terra. Atualmente a região sofre com os estragos na produção, provocados pela Ceratitis capitata, mosca-da-fruta que mais gera danos à fruticultura do Vale.

Técnicos da Moscamed e Agência de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia (Adab) explicaram sobre as etapas para controle da praga, iniciando com o monitoramento e seguindo para o controle químico, por meio de uma isca tóxica orgânica que não provoca danos à saúde humana.  Após as duas primeiras fases, que ocorrerão em um período de 4 a 5 meses, será aplicada a Técnica do Inseto Estéril.

Na terça-feira (26), às 9h, as mobilizações acontecerão no perímetro Mandacaru; às 14h será a vez dos produtores do Tourão. Já no Distrito Irrigado do Salitre,  ocorrerá na quarta-feira (27), às 14h. Os encontros são realizados pela Adab, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e conta com o apoio da Biofábrica Moscamed Brasil. (Foto/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários