O triste fim das tamareiras da Monsenhor Ângelo Sampaio

por Carlos Britto // 22 de setembro de 2009 às 15:25

100_3684

100_3685Algumas tamareiras da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio estão à míngua, quase morrendo. As mudas haviam sido doadas pela Embrapa na gestão do ex-prefeito Odacy Amorim, com o intuito de dar uma nova aparência à via, uma das mais movimentadas de Petrolina.

Mas atualmente a realidade das tamareiras é triste. Vê-se claramente que as árvores não têm recebido o devido cuidado – o que significa receber água uma vez por semana. É tudo que necessitam.

Uma pena a atual administração não dar continuidade a essa boa iniciativa de arborizar a cidade.

O triste fim das tamareiras da Monsenhor Ângelo Sampaio

  1. revoltado disse:

    È brito, pois se foi a embrapa quem fez a doação, e mesmo assim segundo comentarios cada palmeira teve um custo em torno de mil reais, a que pena que carnaubas plantadas na av. Honorato Viana morreram logo ainda na gestão do ex-prefeito, pois quando tudo era só maravilhas

  2. FILLYPA BAGOMOLLY disse:

    É! caro, Carlos Brito, não só as tamareiras! próximo a rodoviária, também tem muitas plantas que estão morremdo por falta de água, limpesa e uma boa poda.
    Com esse calor insuportável, bem que as plantas, a sombra das plantas, a ventilação causada pelo balanço das folhas, nos ajudaria a suportar esse calor terrivel !

  3. Ivan disse:

    Essa prefeitura é tão incompetente, que agora que resolveu podar as algarobas do centro, exatamente nessa época de calor.

  4. José da Cruz disse:

    AGORA TENTAM CULPAR O ATUAL PREFEITO, NO GOVERNO DO SR.FERNANDO BEZERRA, ELE PLANTOU DIVERSAS PLANTAS NA AVENIDA DA INTEGRAÇÃO, EXISTE ALGUMA? O SR. ODACY QUE TENTOU PLANTAR ESSAS PALMEIRAS FOI QUEM PRIMEIRO DEIXOU ABANDONADAS… SÃO COISAS DO PASSADO, DESSES PREFEITOS QUE DEIXARAM PETROLINA ABANDONADA.

  5. RICARDO FREIRE disse:

    SEM FALAR NO CONTORNO QUE FICA ENFRENTE AO PONTO DE APOIO ,RECENTEMENTE PEGOU FOGO A GRAMA QUE EXISTIA LA E TIVERAM QUE CHEMAR O BOMBEIRO PARA APAGAR O FOGO,E PARA COMPLETAR ESTÃO PODANDO OU MATANDO AS ARVORES QUE EXISTEM NO CENTRO DE PETROLINA ALMENTANDO AINDA MAIS O CALOR NO CENTRO QUE JA É INSSUPORTAVEL ,É POR ISSO QUE TEM GENTE QUE PREFERE COMPRAR NO SHOPING.

  6. DEOMIRO SANTOS disse:

    Petrolina não gosta da natureza. É comum esse tratamento ao meio ambiente aqui em Petrolina. Não existe dinheiro para cuidar da parte verde da cidade. Sempre foi assim. Tá na hora de mudar.

  7. FÁTIMA disse:

    Todos gostam de árvores, não temos coragem de plantar e cuidar. Queremos plantas nativa s do bioma caatinga, essas palmeiras foram caras, segundo revoltado, e foi doação. Uma doação dessa é piada. Se cada morador adotasse 5 árvores, seriam mais de mil. Quem não gosta de colocar seu carro ou ficar amparado do sol embaixo de uma árvore.

  8. AMOPETROLINA disse:

    É revoltante a briga política prejudica até as plantas! O poder executivo atual tem prazer em desfazer tudo que o governo anterior fez.
    Acho que não é por aí. Deve-se somar e não diminuir.

  9. Godofredo Bezerra disse:

    Petrolina, de fato não tem tido sorte neste governo. Passando pela Av. Honorato Viana, nota-se o descaso com o dinheiro publico, tudo que ali foi plantado esta morrendo, os Ipê, não vão durar mais um mês, se não forem molhados com urgência. Na Av. Ângelo Sampaio, as Tamareiras esta morrendo por falta de água e manutenção adequada. A praça da antiga sementeira, atual Academia da Cidade, esta completamente abandonada, sempre cheia de animais pastando dentro da praça, o gramado todo queimado por falta de água. O Parque Josefa Coelho não tem mais grama, morreu tudo, Quem é o responsável direto por isso? Será que não é de responsabilidade do Sr. Julio Lóssio? Ou não?

  10. IRACEMA disse:

    POIS AQUELAS TAMAREIRAS EMBELEZAVAM AQUELA AVENIDA,
    MAS AGORA….ESSA CIDADE TÁ MESMO SEM SORTE…
    VEJAM O CALÇADÃO BAHIA,ONDE FICAVAM UNS CAMELÔS,AGORA VIROU UM DESERTO,TEM BANCOS ,TROCARAM AS PEDAS DO PISO,E ESQUECERAM DE DEIXAR ESPAÇO,PARA AQELES COMERCIANTE DAQUELA CALÇADA ,PLANTASSE ELES MESMOS AS ARVORES,TIPO ADOTE UMA ÁRVORE!

  11. renato disse:

    com o aquecimento global a temperatura média de petrolina é 34° graus apartir das 11:00 da manhã e a tendencia é essa temperatura almentar ,chegando a variar nessa época de setembro a novembro entre 34° e 42° gráus é muito quentesem contar com a humidade baixa de 24% o minimo é 30%, e sem arvore no centro fica dificil , quem anda de avião percebe que olhando de cima so ver prédios e casas no centro, quase não se ver verde,parece que em Petrolina não existe paisagista acho que eles esqueceram de dizer que tinha que molhar as plantas rsrsrs,e esses engenheiros da construção civil que participam das obras da prefeitura parece que não tem noção como é a cidade,colocam bancos para as pessoas sentarem bem no sol rsrsrsrs parece que é de proposito e sem contar outros erros.

  12. JOGADOR DE VÔLEY disse:

    Nesse local deveria ter construido quadras de vôley cobertas com tamareiras oginárias da Afríca !!!!!! Ai com certeza o ex-prefeito iria ser convocado para uma boa partidade vôley…………………………. juntamento com ex-sec. Cesar Durando de Serviços públicos……..

  13. A VERDADE disse:

    Brito, vc devia divulgar tb a falta de respeito desse prefeito com o próximo, pois essas tamareiras estão morrendo a culpa é dele, pois quem molhava lá era os carros pipas da prefeitura que ninguem vê mais cara. Os carros pipas que estão trabalhando hoje, só tem compromisso com as praças e mesmo assim desde maio de 2009 que não recebem dinheiro da Prefeitura, então é provável que se não regularizar o pagamento até as praças vão morrer, pq ninguém consegue trabalhar sem receber dinheiro, pois tem que pagar posto de gasolina, feira, água e luz. É uma vergonha o que esta acontecendo em Petrolina.

  14. epaminondas disse:

    esse prefeito dai ta perdidin
    nao cuida de outra coisa senao de si

  15. Amon disse:

    Todos falam que a culpa é de prefeito 1, prefeito 2, e niguém percebe que quem pode fazer a diferença somos nós mesmos. A sociedade de petrolina é que tem que se mobilizar cuidar das árvores que estão morrendo de sede! A obrigação é da Prefeitura mas a sociedade também pode se mobilizar e tomar uma atitude ao invés de ficar esperando pelo poder público! Poxa vc tá vendo que a planta tá morrendo de sede vai lá e joga um balde de água! Se todos pelo menos fizessem um mínimo que seja elas sobrevivem! Essas Plantas estão precisando de atenção da Sociedade de Petrolina também! É dever cívico zelar do patrimônio de sua cidade! A gente tem que pensar que a nossa cidade também faz parte da nossa casa vamos deixar de ser egoístas e passar a tomar uma atitude antes que seja tarde!

  16. Pedro disse:

    E vc Amon qual a árvore que vc cuida?

  17. JULIANA OLIVEIRA disse:

    Demoraram pra ficarem assim. Tudo mundo sabe que essas palmeiras não são endêmicas do semi-árido. São bem vindas, é claro. Ornamentou a avenida, amenizou o calor, mas essa idéia de inventar moda não dá certo. Por que não plantaram árvores da Caatinga?

  18. Amon Vasconcelos disse:

    Caro Pedro eu cuido de simplesmente 10 árvores que ficam em frente a minha casa que foram plantadas por minhas mãos e que dão sombra a várias pessoas q estacionam em frente de minha casa e nem por isso me incomodo! Fico feliz até por que o maior beneficiado sou eu mesmo por ter ao redor de minha casa um microclima diferente do resto da cidade que mais parece uma panela fritando as pessoas! Pedro mobilize-se nunca é tarde!

  19. Tarsila disse:

    Eu sou de Goiânia. Aqui temos quase uma árvore por pessoa. Mas falta muito mais. É uma cidade quente.
    No nordeste – em que pese o calor – estranhamente não vejo muitas árvores. Com certeza, há espécies próprias para o tipo de solo e temperatura. As acácias são as mais propícias.
    Aqui, mesmo uma pessoa pobre, morando numa casa humilde, planta uma árvore na porta. E a prefeitura planta e distribui mudas. E cuida.
    A fruta-pão, tão comum no nordeste, poderia ser plantada a custo baixo.
    Realmente é lamentável.
    Espero que melhorem a situação porque adoramos o nordeste.
    Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários