Mutirão de combate ao câncer de pele acontecerá em Petrolina

cancerde-peeleO Dia ‘C’ de Combate ao Câncer de Pele é uma ação realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que oferece consultas ambulatoriais gratuitas para pacientes com suspeita da doença. O mutirão acontecerá no dia 26 de novembro (sábado), das 9h às 15h, no Hospital Universitário (HU) de Petrolina.

A SBD estabeleceu o Dia ‘C’ no ano de 2012. Anualmente, o projeto atende uma média de 30 mil pessoas por todo o país. Em Petrolina, o evento vem sendo organizado pela médica dermatologista do HU, Paulyane Ramos, e contará com a colaboração de outros dermatologistas e de residentes e estudantes de medicina da Univasf. Todos trabalharão de forma voluntária.

Quem teve algum tipo de lesão ou mancha suspeita na pele deverá procurar o ambulatório do HU/Univasf no dia do mutirão para passar pela avaliação dos profissionais. Não é necessário marcar antecipadamente a consulta. “O melanoma costuma se manifestar através de manchas ou pintas, com bordas irregulares, que mudam de cor ou tamanho e que podem sangrar. Já em relação aos outros tipos câncer de pele, são sempre lesões que não cicatrizam, muito mais comuns na face. De repente, surge aquela lesão que começa a sangrar espontaneamente. Quem apresentar sinais com essas características deve procurar um médico”, explicou a dermatologista Paulyane Ramos.

Segundo ela, na maioria dos casos o procedimento cirúrgico é o tratamento mais indicado. Durante o mutirão, serão identificados pacientes que precisam passar por cirurgias as quais devem ocorrer posteriormente, no próprio HU. Os demais casos serão encaminhados para as unidades de saúde referência em oncologia.

Comentários

Deixe uma resposta

Últimas notícias

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por agencialaguz.com.br