Município de Dormentes quita parcelas do Garantia Safra

0
Foto: Ascom PMD/divulgação

A Prefeitura de Dormentes (PE), no Sertão do São Francisco, quitou todos os aportes do Programa Garantia Safra 2018/2019 em seis parcelas no valor de R$ 17.425 cada, totalizando os R$ 104.550 ao programa do Governo Federal.

O pagamento é a contrapartida do município e garante, em caso de perda de safra, o pagamento do Garantia Safra para 2.050 agricultores do município. O pagamento foi realizado mesmo após o governo federal alegar que Dormentes não teve perda de safra 2017/2018 e, por isso, não estava apto a receber o benefício.

Entramos com uma ação na Justiça Federal contra a União, visto que cumprimos todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário em relação ao Garantia Safra. Os documentos oficiais do IPA afirmam que Dormentes teve perdas bem acima do exigido pelo governo (de mais 50%). Perdemos 75,77% da safra do milho e 66,76% de feijão. Dados confirmados pelo IBGE. Queremos que o Ministério reavalie esses dados, já que os nossos indicadores cumprem exatamente os critérios solicitados pelo Programa. Nossos agricultores têm todo o direito ao benefício e estamos lutando para que a justiça seja feita“, questiona a prefeita Josimara Cavalcanti.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome