Movimento para estimular voluntariado será lançado neste domingo em Petrolina

1
Lara Secchi. (Foto: Blog do Carlos Britto)

Estimular o voluntariado. Esse é o principal objetivo do movimento ‘Transforma Petrolina’, que será lançado neste domingo (18), às 9h, no Parque Josepha Coelho. Nesta data estará disponível o site e será realizada a inauguração da sede do movimento. A iniciativa pioneira pretende criar uma política pública de voluntariado e incentivo a grupos que promovem ações socioambientais no município.

As duas ferramentas que serão lançadas pelo prefeito Miguel Coelho facilitam o acesso da população a diversas causas. Pelo site www.transformapetrolina.com.br, o público poderá se cadastrar e escolher ação social para participar, a exemplo de campanhas de arrecadação de donativos, bazar solidário ou oficina de música. Já na sede física do Transforma Petrolina, que funcionará no parque, ocorrerão capacitações, cursos entre outras atividades para formar voluntários e melhorar os serviços das instituições que já praticam o bem na cidade.

A fim de impactar mais gente, no “Dia D” do lançamento do Transforma Petrolina, um festival de solidariedade ocorrerá no parque. Mais de 40 ONG’s, associações, grupos de apoio entre outras entidades se apresentarão em diversos setores do Josepha Coelho. A programação solidária terá música, aulas de dança, capoeira, exposição e bazares relacionados a temáticas socioambientais.

Visibilidade

De acordo com a coordenadora do Transforma Petrolina, primeira-dama Lara Secchi Coelho, o papel principal do projeto é dar visibilidade a quem já pratica o bem na cidade e despertar o desejo da população em se engajar no universo do voluntariado. “Será um grande momento para iniciar uma construção junto com toda a população. Existem diversos grupos que promovem solidariedade, mas que precisam de visibilidade e apoio das pessoas. Por outro lado, tem muita gente que deseja ajudar e muitas vezes não sabe como. Agora, o Transforma Petrolina vem para conectar todo mundo numa grande cadeia de solidariedade e o lançamento será o importante para mostrar o muito que pode ser feito“, explica Lara.

O Transforma Petrolina é uma iniciativa para incentivar a participação da população de forma voluntária em projetos sociais e ambientais sem fins lucrativos. O movimento já funciona num modelo similar no Recife e em outras cidades como Fortaleza e Petrópolis. Petrolina será a primeira cidade do interior do Nordeste a implantar a estratégia para multiplicar o trabalho voluntário em prol de boas causas.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome