Morre aos 90 anos líder cubano Fidel Castro

aaklygb

O líder cubano Fidel Castro morreu aos 90 anos de idade, informou neste sábado (26) seu irmão, o presidente de Cuba Raúl Castro, em um discurso pela televisão estatal. “Com profunda dor é que compareço para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro do 2016, às 22h29, faleceu o comandante da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz“, disse Raúl Castro, visivelmente emocionado.

O presidente cubano disse que o corpo do líder histórico da Revolução será cremado, segundo sua “vontade expressa”, e que nas próximas horas divulgará ao povo a “informação detalhada sobre a organização da homenagem póstuma a Fidel”.

As últimas imagens de Fidel Castro são do último dia 15, quando recebeu em sua residência o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang; e a última vez que ele foi visto em um ato público foi no dia 13 de agosto, por ocasião da comemoração de seu 90º aniversário, em um evento no Teatro Karl Marx, em Havana.

Naquela ocasião, Fidel apresentou um semblante frágil, vestido com um moletom branco e acompanhado pelo seu irmão Raúl e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. Desde seu aniversário, recebeu também em sua residência outros líderes, como o presidente do Irã, Hassan Rohani; de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa; e os primeiros-ministros do Japão, Shinzo Abe; da China, Li Keqiang, e Argélia, Abdelmalek Sellal.

Em abril, durante o 17º Congresso do Partido Comunista de Cuba, Fidel Castro também reapareceu e fez um discurso que soou como uma despedida, onde reafirmou a força das ideias dos comunistas. “A hora de todo mundo vai chegar, mas ficarão as ideias dos comunistas cubanos, como prova que neste planeta se trabalha com fervor e dignidade, é possível produzir os bens materiais e culturais que os seres humanos necessitam, e devemos lutar sem descanso para isso”, afirmou Fidel Castro na ocasião.

Líderes e personalidades políticas lamentam

Confiram o que algumas personalidades mundiais tem falado sobre o falecimento do líder:

Na madrugada deste sábado (26), o presidente do México Enrique Peña Nieto escreveu: “Fidel Castro foi um amigo do México, promotor de uma relação bilateral baseada no respeito, no diálogo e na solidariedade.”

Em outro post nas redes sociais, Peña Nieto escreveu: “Lamento a morte de Fidel Castro Ruz, líder da Revolução Cubana e referência emblemática do século XX”.

A famosa blogueira cubana Yoani Sanchez postou a imagem do presidente Raúl Castro fazendo o pronunciamento sobre a morte do irmão na televisão estatal. Ela escreveu: “#Cuba Rául Castro no momento de informar a morte de Fidel Castro.”

O Presidente do Equador, Rafael Correa, também publicou no Twitter. “Foi-se um grande. Morreu Fidel. Viva a Cuba! Viva à América Latina!”, escreveu.

Em mensagens publicadas no ‘Twitter’, o presidente da Venezuela Nicolás Maduro, disse que o líder cubano e o venezuelano Hugo Chávez “deixaram aberto o caminho” para a libertação dos povos.

O chefe de Estado venezuelano indicou ainda ter falado já com o seu homólogo cubano, Raúl Castro, a quem transmitiu “solidariedade e amor ao povo de Cuba face à partida do Comandante Fidel Castro”. (fontes: EFE/Notícias ao Minuto/foto reprodução)

Comentários

5 ideias sobre “Morre aos 90 anos líder cubano Fidel Castro”

  1. Cego às avessas disse:

    Foi fazer companhia ao seus cúmplices de terrorismo e genocídio Mao Tsé Tung, Stalin, Lênin, Chê Guevara e outros.

  2. SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA disse:

    MAIS UMA DESGRAÇA DA HUMANIDADEDE QUE SE VAI PARA O INFERNO , TIRANO DOS DIABOS E FICOU RIQUISSIMO ROUBANDO OS POBRES DE CUBA QUE ERA RICA E EVOLUIDA E HOJE É UMA GRANDE MERDA REGADA A BALDE COM ALTO ÍNDICE DE POBRESA, PROSTITUIÇÃO DOS DIABOS E ALCOOLISMO E HABITANTES FICARAM ANESTESIADOS E CEGOS POIS ESTE DITADOR DESGRAÇADO MATAVA ATÉ OS AMIGO. OUTROS JA JA SE VÃO, VAGABUNDOS DA AMÉRICA LATINA LADRÕES DO DINHEIRO PUBLICO ENVEREDAM PELO CAMINHO DO DITO COMUNISTA DE ARAQUE E QUE NA REALIDADE ALMEJAM O PODER PARA SE LIVRAR DAS PRISÕES E FICAR IMUNES MESMO. NO BRASIL IA ACONTECER O MESMO COM UM BANDIDO QUE JA DEVIA ESTÁ PRESO E COM TODOS OS BENS SEUS E DA FAMILIA CONFISCADOS. AINDA FICO ADMIRADO DE UM CERTO PROGRAMA QUE HOJE OUVI DE UMA NA RADIO LOCAL DE UM CERTO COLEGIO EM QUE UM PROFESSOR IDOLATRA ESTE CRIMINOSO E JOGA NAS ALTURAS, PROFESSOR ESTE ALIENADO E SEM CONHECIMENTO DE CAUSA DA VERDADEIRA HISTÓRIA DESTE SANGUINÁRIO POIS EU SENDO PAI DE ALUNO DESTA ESCOLA JA TINHA TIRADO O FILHO IMEDIATAMENTE. VAMOS ORAR PARA AS OUTRAS MAZELAS DA HUMANIDADE PARTIREM POIS SÃO ALMAS SEBOSAS E ENGANADORAS DE TUDO E DE TODOS QUE VEM PARA PREJUDICAR A HUMANIDADE.

    1. Machado Freire disse:

      Um país sem liberdade não pode ser comparado nem a uma pocilga.

      +Por Machado Freire

      Eu não queria falar de Fidel Castro – nem contra nem a favor do político, do ser humano e muito menos do ditador.

      Acho que muita gente –deles que têm até obrigação se de explicar porque “amavam Fidel” e outros, porque “detestavam” o líder cubano.

      Não me coloco em nenhuma dessas situações, mas também não fico em cima do muro. Posso até já ter votado nulo ou em branco, mas a minha posição política e ideológica, jamais foi omitida !

      Com origem sertaneja, sou da época em que na minha juventude –logo na segunda adolescência, apesar das limitações que tínhamos na comunicação (era o rádio, o cinema e aqui, acolá, um jornalzinho) havia motivos para cada um acompanhar a mesmice do coronelismo (com tendência udenista-patriarcal ), ou optar pelo lado contrário, como esquerda consciente.

      Sempre aparecia uma ou outra “alma perdida” que vinha da capital e nos estimulava a fazer uma opção política. E o ápice foi a ditadura de 64, que “separou o joio do tribo”, com as conseqüências que a história nos reserva.

      Então, por que negar ou omitir que as lideranças dos Estados Unidos, União Soviética e Cuba não nos influenciaram politicamente? Só os indiferentes (e são poucos) não provaram desse “mingau delicioso”, jamais esquecido!

      Não interessa detalhar que fulano ou beltrano era assim ou assado; ligado ao imperialismo ianque ou à esquerda soviética ou cubana. Todos temos o livre arbítrio e, mesmo debaixo do cacete, haveremos de levar nossos princípios e tendências para sepultura. Os covardes têm outra pção/ convicção !

      Para me situar mais ou menos neste fato de hoje-que o mundo inteiro acompanhou –elogiando ou criticando, não posso deixar de emitir a minha modesta avaliação.

      Fidel Castro foi um grande líder que exerceu um papel espetacular, juntamente com Guevara, no momento em que derrubou a ditadura de Batista e passou a organizar o povo cubano. Mas transformou-se em ditador sanguinário (negando suas mais importantes promessas ao povo cubano e do mundo), na medida em que passou a ter a Ilha como uma propriedade privada e a praticar todas as crueldades que tiveram origem no desgovernos dos seus principais adversários do passado.

      Ninguém é dono do destino de ninguém. O ser humano não pode –em nenhuma hipótese, ser tratado como propriedade privada, seja lá de quem for.

      Um país sem liberdade não pode ser comparado nem a uma pocilga.

      +Machado Freire é editor do Jornal Folha do Sertão

    2. Jose Armando Mendes da Silva disse:

      Falou tudo e mais um pouco, esse genocida não contribuiu em nada para a humanidade, já foi tarde, o diabo pegou a promoção do black friday com desconto de 99 % e levou essa desgraça pro inferno, com frete grátis é claro.

  3. Patricio Nunes disse:

    O inferno está em festa… Os convidados estão apostos, Hitler, Karl Marx, Stalin os abraçam Fidel.

Deixe uma resposta

Últimas notícias

MPPE ouve demandas de promotores em Salgueiro

24/03/2017 às 6:40 por Carlos Britto

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br