Morador da Areia Branca protesta contra possível derrubada de árvores e construção de muro ao redor de igreja

por Carlos Britto // 16 de julho de 2013 às 08:00

[slider id=”praca-areia-branca”]

O comunitário Esmerindo Ribeiro chama a atenção para um verdadeiro crime ambiental que está prestes a acontecer no bairro Areia Branca, Zona Leste de Petrolina.

Segundo ele, várias árvores localizadas na Praça Nossa Senhora da Conceição serão derrubadas para a construção de um muro de alvenaria ao redor da igreja da comunidade.

Esmerindo garante que a prefeitura já teria autorizado a derrubada das árvores. “Essa possível construção implica na diminuição do conforto não só dos moradores aqui vizinhos, e sim de todos da cidade”, desabafa o morador. O Blog reserva espaço à prefeitura para os devidos esclarecimentos.

 

Morador da Areia Branca protesta contra possível derrubada de árvores e construção de muro ao redor de igreja

  1. Maria disse:

    Derrubarem essas árvores é uma total falta de respeito ao morador que as plantou. Ele que plantou, regou e zela sem receber nenhum benefício material dessa sua ação.
    De quem é esta “maravilhosa” ideia de derrubá-las?
    A comunidade tem mais é que zelar, unir-se para melhorar a praça, ajardiná-la, deixá-la agradável.
    Porquê o mentor ou mentores dessa “maravilhosa” ideia não procura a Prefeitura para colocar esses equipamentos de academia, uma vez que há um grande número de idosos na comunidade e seria muito agradável fazer suas atividades numa praça bem ajardinada, arborizada e zelada pela própria comunidade.

  2. Leonardo disse:

    Salvem as árvores de Petrolina.

  3. Luiz disse:

    Derrubar árvores de um logradouro público para simplesmente construir um muro é coisa uma mente insana.
    Outra prova de insanidade mental é construir um muro em torno de uma igreja.

  4. Muriçoca disse:

    É um absurdo a Igreja Católica, se for verdade, cometer esse crime contra o meio-ambiente, isso numa cidade tão quente. A prefeitura precisa atuar nisso, vão acabar com essa linda praça. Ministério Público, onde está você que só se preocupa com política e nada de proteger a natureza.

  5. Wildimark disse:

    O Papa acrescentou: “digo-o humildemente, a mensagem mais forte do Senhor é a misericórdia”. E recordou que Jesus veio ao mundo “não pelos justos, que se justificam por si mesmos, mas pelos pecadores”.
    Se somos pecadores, precisamos da igreja mais perto de nós, que pena que não podemos ter um papa desse em cada igreja. HUMILDADE!

  6. ALDO disse:

    PETROLINA É UMA CIDADE SEM ARVORES, AINDA QUEREM DERRUBAR AOS QUE POUCOS RESTAM? RECEBI VISITAS DE UNS ANMIGOS DE SÃO PAULO E ELES ME PERGUNTARAM
    PORQUE A CIDADE TÃO BONITA E SEM NENHUMA ARVORE? EU RESPONDI A ELES QUE UM DIA JÁ FOMOS UMA CIDADE ARBORIZADA, PRAÇA MARIA AUXILIADORA, PRAÇA D.MALAN, ALGAROBAS, NAS RUAS CADA CASA TINHA UM ARVORE NA FRENTE, MAIS HOJE NOS RESUMIMOS A UMA CIDADE PELADA.
    ]

  7. terezinha alves disse:

    E ainda dizem que a praça é” DA” comunidade e a Igreja é” A” comunidade. pena que só lembram da comunidade nas eleições e quermesses… Mas na Hora de tirar árvores e construir muros para beneficio próprio. Esquecem da COMUNIDADE.

    “Podemos julgar o coração de um homem pela forma como ele trata a natureza”

  8. Patrícia Alcione disse:

    Acho muito interessante, A PREFEITURA MUNICIPAL, A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE não podem intervir quanto a derrubada das árvores.
    O cidadão deve pedir autorização ao meio ambiente pra corta uma árvore que está dentro do seu muro, enquanto que a a IGREJA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, representada por Sr. Adauto
    pode derrubar as árvores a hora que achar convêniente, pois segundo a Prefeitura, que não pode fazer nada, só resta o bom senso da igreja.
    ‘DIZEM QUE A PRAÇA E A IGREJA É DO POVO, NA AREIA BRANCA NÃO. A IGREJA NOSSA SENORA DA CONCEIÇÃO ESTÁ NAS MÃO DE DUAS PESSOAS, QUE SE DIZEM CATÓLICOS”.

    1. Pedro Henrique disse:

      A comunidade da Areia Branca precisa ir até o padre da paróquia e conversar com ele, e pedir para que isso não seja feito.

      1. VERLANIA disse:

        É A PIOR PESSOA QUE SE DEVE PROCURAR. SIMPÁTICO E DÓCIL COMO ELE É… VAI DAR UNS GRITOS E DIZER QUE NÃO TEM NADA A VER COM ISSO. ELE GOSTA MESMO É DAR BRONCA NO POVO. NISSO ELE É BOM. NÃO CONTEM COM ELE PRA NADA, POIS É INÚTIL. É ABORRECIMENTO NA CERTA.

  9. ingrid disse:

    Tanto a igreja como a praça precisa de outros tipos de melhoria, fazendo com que as participações dos moradores aumente como uma catequese para as crianças, carismática, grupos de coral…. Mais todo movimentos da igreja foram retirados, só deixou a missa seca sem motivação nenhuma. Tudo se concentra na igreja São paulo e nos do DOm malan e que somos prejudicados. Queremos mudança bispo, papa, igreja nos ajude… Não queremos de movimento só a novena imaculada conceição para arrecadar dinheiro não, queremos orações, grupos que nos ajude a ficar próximos de Deus, não podemos mais nos calar.

  10. Alana Almeida disse:

    Sr.José Esmerindo,

    Será que a AMMA-Agência Municipal do Meio Ambiente ,emitiu o parecer técnico ambiental através da CATA-Comissão Técnica Ambiental ?Eu asseguro que não, caso contrário venha nos mostrar o documento citado. Se alguém insistir na eliminação da árvores, ligue para o setor de fiscalização da AMMA para fazer a denúncia(3861-4382).Tenho certeza que as providências legais cabíveis serão tomadas.

  11. Edmilson disse:

    Concordo com todos que postaram essas mensagens e acredito que uma praça tão linda não sofrerá nenhum dano. Acredito que deve sim ser revitalizada, com academias da cidade, parque infantis entre outros. Se liga quem ta querendo promover essa maldade, ” Petrolina” esta de olho!

  12. Galego disse:

    A natureza é pródiga, se ela for contra nós, quem será a nosso favor?
    Não à derrubada de árvores e à construção de muros. Que não sejamos mais prisioneiros da autocracia. Porquê tanto isolamento?
    Que cidade é essa?

  13. Chorão disse:

    Como falava um amigo meu ” preserve a natureza pra seu filho aproveitar” ( o vermelho dos meus olhos são os verdes da natureza ) ai padre me ajude

  14. Silvia Freire disse:

    Realmente que ABSURDO!!!! vamos nos mobilizar, nos movimentar, a Praça é do Povo, e esse Padre que nada diz!!!! e cadê o Presidente do bairro existe????que tristeza se isso acontecer, uma praça arborizada, uma igreja que tem a missão de aproximar o povo da sua comunidade sta fazendo o contrario. Contem comigo…….A PRAÇA É DO POVOOOOOOOOOOOOO………….

  15. sylvania Freire disse:

    Não sou moradora da AREIA BRANCA, mas posto aqui minha solidariedade e indignação com essa atitude individualista desse Padre. Será que ele não esta ouvindo o clamor de todos.??????……!!!!!!! Cadê a Gestão caótica dessa Prefeitura que nada faz, nem pelas praças da cidade…..isso é um total descaso.

  16. Luiza disse:

    Vamos todos nos mobilizar, colocar a boca no mundo, vamos ´para as rua….”A PRAÇA É DO POVO”……Não deixem que isso aconteça, lutem em prol dessa causa, pelo seus filhos, pelo seu bairro e pela sua cidade. Estou nessa luta…….

  17. Maria disse:

    Vamos humanizar a praça. Formar uma comissão e pedir na prefeitura obras de estrutura, colocar aparelho de academia das cidades, iluminação em toda a praça e a comunidade com os canteiros prontos, faz o plantio de plantas e flores e zela para que fique sempre bonita, será ótimo para a comunidade e para a igreja. Agora, se insistirem em cortar as árvores, deixem as árvores e retira a igreja, pois precisamos mais de árvores, que são a essência de Deus do que a estrutura de pedra e cal que se chama de igreja.

  18. VITORIA disse:

    VAMOS PROVOCAR O SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE. CADÊ A REVITALIZAÇÃO DAS PRAÇAS? OU MELHOR, A PRAÇA NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEIÇÃO FAZ PARTE DO CONJUNTO DE PRAÇAS DA CIDADE? QUEREMOS UMA RESPOSTA.
    A COMUNIDADE EXIGE UMA RESPOSTA.

  19. Ana Maria disse:

    ]O senhor Esmerindo
    está equivocado,não há intençaõ de derrubar árvores e nem construir muro de alvenaria.
    Primeiro ele não participou da reunião e nem sabe o teor como tira uma conclusão dessa?
    vamos filtrar melhor o que publicamos.

  20. Águia Pequena disse:

    Jesus Cristo veio para que todos tenham vida, e vida em abundância. Ao participar da Vida Comunitária fez o bem a todos sem olhar a quem. E, todos e todas devemos procurar imitá-Lo. Atire a pedra quem não tiver pecado. É verdade, embora pecadores, devemos ser sensatos no agir e no falar, embora seja-nos garantidos o direito de ir e vir, de falar e de ser ouvido, também o de escutar e o dever de respeitar os outros. Analisando essa “cena” da derrubada das árvores que se comenta na comunidade de Areia Branca/Petrolina, creio que não há necessidade nenhuma de derrubar as árvores, embora tenha sido moradores que plantaram, cuidaram , já que a gestão pública não assume suas obrigações inerentes ao assunto e outros…, Justifico-me: Se a Igreja manifesta o interesse de cercar o seu Templo, é em busca da preservação do mesmo; mas, convenhamos, de alvenaria assim não é possível contribuir com a qualidade de vida da comunidade, porque o Templo fica localizado dentro de uma Praça Urbana, que é também patrimônio da comunidade. Porque não revitalizar a praça, inclusive plantando mais árvores? E, se coordenação da comunidade (tem???) comunga da ideia do pároco local, porque não seguir o padrão da Catedral de Petrolina (sem muro de alvenaria, IMAGINEM COMO SERIA LINDA A IGREJA CATEDRAL CERCADA COM MURO DE ALVENARIA…)
    Um outro modelo bem moderno é o cercado da UNIVASF, do FÓRUM, da CÂMARA, etc…. Vejo nesses modelos o padrão que a Prefeitura poderia exigir de qualquer imóvel nas áreas urbana ou rural, pois além de abrilhantar o espaço, não prejudica a visão, não serve de esconderijo, e não gera conflitos dos que que em tela são delineados. Passa-se a o muro tela, entre as árvores e o calçadão que é enorme. E, tem mais, na Praça da Conceição, não HÁ NECESSIDADE DE SE FAZER ESTACIONAMENTOS PARA VEICULOS, como foi sugerido também por alguns, pois até hoje, das Noites festivas dos Novenários, nunca houve queixas de seu ninguém quanto á estacionar seus veiculos, pois além do amplo espaço de estacionamento na praça, ainda há muitas ruas nas laterais que também podemos estacionar nossos carangos. E, finalkmente, uma boa conversa, um bom diálogo sob orientação dos órgãos responsáveis, evitará um conflito mais acentuado que está prestes a nascer: COMUNIDADE X COMUNIDADE, FIÉIS X NÃO FIÉIS OU QUASE FIÉIS X ADMINISTRADOR PAROQUIAL, eita CELEUMA!!! Há, lembrei-me: NAS ESCRITURAS SAGRADAS, NÃO SE CONTA QUE JESUS CERCOU NENHUMA IGREJA, AFINAL ELE É MAIOR QUE A IGREJA, E NUNCA DERRUBOU UMA ÁRVORE, MAS SEMPRE ESTEVE DEBAIXO DELAS PARA ANUNCIAR O REINO DE DEUS. Que as Comunidades busquem IMITAR JESUS, DEUS DE DEUS E LUZ DA LUZ. enquanto isso, a Águia Pequena, fica olhando daqui de cima para ver o que vai acontecer… Tou ligado na JMJ RIO 2013, observando e guardando os ensinamentos do Papa Francisco, que padre a ser imitado não só pelos ordenados, mas todos que fazem parte desse redil! QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA COM TODOS VOCÊS, e não sou padre, até porque não posso ser, srsrrssr….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários