Ministério inicia nova fase de teste da barragem de Barreiro em Sertânia

por Carlos Britto // 06 de março de 2017 às 12:30

Equipes técnicas do Ministério da Integração Nacional conseguiram vedar totalmente o vazamento no reservatório Barreiro, em Sertânia (PE). “As obras de reforço da estrutura da barragem foram realizadas com sucesso ao longo dos dois últimos dias e contaram com a colocação de rochas, com mais de 1 tonelada para selar qualquer possibilidade de vazamento”, diz a nota. Segundo o secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, Antônio de Pádua, a estrutura da barragem se mostrou integra durante todo o trabalho de reforço.

Não está previsto enchimento total da unidade, que tem capacidade máxima para 2,6 milhões de m³. O teste será útil para a elaboração do laudo técnico recomendado pelo Ministério Público Federal de Monteiro (PB). Pádua reforça o compromisso de enviar as informações solicitadas pelo MPF ainda esta semana, conforme recomendação, recebida na última sexta-feira.

O secretário destacou que antes mesmo de concluir o laudo, os técnicos que trabalham nas obras de recuperação do vazamento já estão adotando algumas das medidas definidas pelo MPF. A Barragem de Barreiro teve um rompimento na sexta-feira, 3, e trouxe pro ocupações para os moradores do entorno, mas não houve danos a quem mora próximo ao reservatório.

O rompimento também gerou dúvidas quanto à qualidade da obra prioritária para amenizar a falta d’água no Nordeste. (Com apoio do Blog Anchieta Patriota)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários