Miguel revela ‘caos’ administrativo deixado por gestão anterior e até prédio da prefeitura passará por avaliação dos Bombeiros

por Carlos Britto // 05 de janeiro de 2017 às 18:10

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), reuniu a imprensa local na tarde desta quinta-feira (5) para mostrar e detalhar a situação dos serviços e funcionamento dos equipamentos municipais. O encontro aconteceu no prédio da Prefeitura, na Avenida Guararapes, que está com sua estrutura comprometida. Durante a coletiva, o gestor ainda falou sobre a questão financeira do município.

Os jornalistas fizeram um tour pelas dependências do prédio e se depararam com uma situação de ‘caos’. A prefeitura está literalmente caindo aos pedaços (veja fotos aqui). A situação está pior no terceiro piso, onde não existe mais telhado e as infiltrações estão por todos os cantos. “Esse problema se estende há quatro anos. Se der uma chuva de repente, o terceiro piso vai abaixo. Nós temos uma caixa d’água aqui em cima, se isso cair de repente?”, questionou Paulo Francisco Nunes, técnico que trabalha na prefeitura há vários anos. Ele ainda disse que a gestão anterior tinha conhecimento da situação. “A administração anterior tinha conhecido, sim. Eles diziam que não tinha dinheiro para fazer a manutenção do prédio”, afirmou.

Já o prefeito Miguel Coelho mostrou, através de fotografias, a situação da estrutura da Central de Transportes, do Restaurante Popular, e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (antiga Secretaria da Cidade). Ele justificou a convocação da imprensa. “Nós não estamos querendo criar desculpas ou justificativas para qualquer ação que tomaremos. A gente precisa deixar claro para população como nos foi entregue”, explicou.

Sobre a questão da prefeitura, Miguel informou que um arquiteto já foi chamado e ele dará um parecer sobre a estrutura do local. O Corpo de Bombeiros também fará uma vistoria no prédio, para elaborar um parecer sobre o que precisa ser feito. “A prefeitura não pode fechar, estamos acelerando”, comentou o prefeito. Ele disse, ainda, que a Central de Transportes deve continuar funcionando, pois é essencial para o funcionamento das demandas municipais. Com relação ao Restaurante Popular, ele informou que o espaço será cercado para reforma, mas ainda precisa ser feita uma licitação.

Dívidas

Questionado sobre dívidas que a gestão anterior teria deixado, Miguel disse que ainda não tem o valor total, mas que já passa de R$ 45 milhões. “Ainda é muito cedo pra gente levantar [o valor final], mas já passa de 45 milhões de reais, fora os empréstimos”, afirmou. “Todas as partes juridicamente que tiverem ações e atos que possam acometer responsabilidade da gestão antiga, vamos acionar o jurídico, porque a população precisa saber quem cometeu esses atos”, pontuou o socialista.

O novo gestor ainda garantiu o pagamento dos funcionários da educação e deu um prazo para os trabalhadores do setor de saúde. “Da educação, a gente já vai está pagando hoje uma parte; a saúde é um acordo com o Sindsemp, é pagar este mês. Estamos tirando dinheiro de janeiro para cobrir dezembro, e a gente deixou isso muito claro para o sindicato”, pontuou. Ele ainda garantiu que “a folha de janeiro vai ser paga em dia, mas com dificuldade.

A Secretária de Administração, Lucivane Lima, detalhou a situação dos servidores municipais que  não receberam o décimo terceiro salário. “Esses profissionais estão gozando de suas férias, porém, sem recursos. Só os comissionados receberam, mas os servidores não foram contemplados com pagamentos. Lembrando que a Secretaria de Saúde recebeu integralmente seus recursos normalmente em dezembro, mas o servidor não foi priorizado. Nas demais secretarias da administração direta – excluindo educação e saúde – todos os servidores estão sem o décimo terceiro também. A folha do décimo terceiro não foi gerada. É uma conta muito alta, é um problema muito sério, pois precisa ser refeito todo um planejamento. Mas nós estamos focados em resolver o problema”, finalizou. Fica o espaço para alguma explicação do ex-prefeito Julio Lossio.

Miguel revela ‘caos’ administrativo deixado por gestão anterior e até prédio da prefeitura passará por avaliação dos Bombeiros

  1. Costa disse:

    O ex prefeito não tinha interesse em fazer manutenção do prédio da prefeitura, pois montou escritório em sua chácara/casa e despachava de lá, pouco tava se importando com os outros .

  2. Niedson lua disse:

    Vamos ver se o povo de petrolina tem vergonha na cara e quando Julio Lossio se candidatar, vão eleger ele para alguma coisa.

    1. Ilsis disse:

      Ele ficou sem o direito de se candidatar por um tempo razoável. Ainda que ele tivesse direito de se candidatar a prefeitura, na última eleição, ele não podia. O povo tem mesmo memória curta \

    2. Ilsis disse:

      A verdade prevalece. Sempre chamei Júlio Lóssio de forasteiro neste blog, mas ninguém me ouviu. Vou colocar nas entrelinhas pra ver se meu comentário é publicado, vamos lá:

      _ tem um responsável por um dos setores que precisam de reforma que foi citados na matéria que está nadando no dinheiro (digo isso pq conheço a tragetoria do dito cujo). E quando eu falo nadando é no sentido real, não literal dá palavra.

  3. Sempre Atento disse:

    chora não criança,pior na guerra,tanta bala e não pode chupar nem uma,mostre pra que veio e vamos deixar de conversa,queremos trabalho.

    1. Niedsonlua disse:

      Qual o sabor do saco do Julio Lossio? O cara destrói petrolina e tu fica de gracinha.

  4. Petrolina de futuro disse:

    Se o prefeito prometeu e porque ele sabia da situação se tinha uma coisa que era pra fechar era os esgotos que a Compesa jogo no rio são Francisco e não o restaurante popular será que é por causa das estruturas ou porque a comida e 1.50$

  5. Lourdes Souza disse:

    Quando Dr. Júlio voltar tem que fazer assim. Armar o barraco. Não ficar calado como fez quando recebeu a prefeitura em 2008.

  6. andrei disse:

    so nao quero que isso sirva de desculpa para o nova semente de graca…

  7. Souza disse:

    Chora não Bebe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Joâo José dos Santos disse:

    É assim que funciona a coita publica no Brasil. No próximo pleito, se não houver continuidade, o que entrar vai falar essa mesma coisa: Pegamos a prefeitura deplorável. E o povão aplaude. Outros que virão, falarão o mesmo e vamos que vamos.

  9. O bem observado disse:

    é, mas daqui uns tempos estão aí vocês elegendo esse lossio de novo…tem jeito não pra eleitor. E mais uma coisa: ONDE FICA A RESPONSABILIDADE DOS VEREADORES DA CAMARA DE PETROLINA QUE NÃO FISCALIZARAM TANTO DESCALABRO???!?? E tudo taí reeleito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários