Miguel Coelho lança programação oficial da folia em Petrolina com o tema ‘Sou o Novo Carnaval’

por Carlos Britto // 15 de fevereiro de 2017 às 14:47

 

Com o tema ‘Sou o Novo Carnaval’, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB) lançou nesta quarta-feira (15), em coletiva de imprensa realizada no auditório do Sebrae, Centro de Convenções Nilo Coelho, a programação oficial da folia na maior cidade do Sertão. Miguel estava acompanhado da vice-prefeita Luska Portela, secretária municipal de Cultura, Turismo e Esporte, Maria Elena Alencar e da homenageada do evento este ano: a carnavalesca, agitadora cultural e professora Déa Rachel, que durante 30 anos, como servidora pública municipal, coordenou e participou da organização de muitos carnavais em Petrolina e até hoje não deixa de brincar a folia na cidade.

A festa acontece de 25 a 28 de fevereiro nos polos Orla e do Coreto da Praça 21 de Setembro. Sobre tradicionais polos carnavalescos da cidade como os Bairros Areia Branca e Rio Corrente, o prefeito informou que este ano a prefeitura só poderá ajudar chegar com atrações como outros bairros que queiram organizar seu Carnaval. “A comunidade decide, organiza a festa e nós bancamos as atrações. Bairros como Areia Branca, Rio Corrente ou qualquer outro que queira fazer sua festa, a prefeitura só poderá atender com atrações”, revelou Miguel.

Com investimento de R$ 300 mil do Governo do Estado por meio da Empetur (Empresa Pernambucana de Turismo) e Fundarpe (Fundação Patrimônio Artístico e Cultural de Pernambuco), e ainda recursos do município que superam os R$ 200 mil e apoio de patrocinadores privados, o Reinado de Momo em Petrolina vem com uma grade de atrações que procurou cumprir a lei municipal e destinar 50% da programação a artistas locais. O prefeito frisou que até ultrapassou esse percentual.

“Se observarmos bem, estamos valorizando até 95% da programação com artistas da terra. Tirando Geraldo Azevedo, que considero também como daqui por ser petrolinense, estamos trazendo André Rio, nome de destaque do nosso frevo pernambucano, e o Araketu, da Bahia. Estamos conciliando a festa unindo atrações locais com as regionais e colocando com muito esforço nomes nacionais, que há muito tempo Petrolina não recebia”, frisou o prefeito.

Sobre o repasse do governo para o evento, Miguel considerou que mesmo não sendo o suficiente e sempre se esperar mais, como polo de Carnaval, Petrolina só perde para Bezerros, Recife e Olinda. “Esse recurso é significativo e irá quase que 70% para custear as atrações principais da grade, através da Fundarpe. Tivemos pouco tempo para buscar mais parceiros, mas o que tivemos, fomos buscar o melhor para realizar a festa”, destacou Miguel Coelho.

Programação

Os shows da grade de programação acontecerão no Polo Orla, o qual Miguel disse que foi um espaço aprovado pela população e que não será porque mudou a gestão que não seria mantido. No dia 25, ‘Sábado de Zé Pereira’, se apresentam Anthony Sunday, Orquestra de Frevo Premier, Ana Costa e Geraldo Azevedo; domingo, 26, haverá shows de Fabiana Santiago, Guerber Pereira, Jonathan Araújo e André Rio; segunda, 27, se apresentam Dubaia, Fernando Júnior, Sem Radar e Thiago Carvalho; e na ‘terça-feira gorda’, 28, sobem ao palco o grupo Matingueiros, Super Banda, Trio Granah e a banda baiana Araketu.

Para a secretária de Cultura, Maria Elena Alencar, Miguel conseguiu “tirar leite de pedra”, apresentando uma programação vigorosa com atrações de expressão regional, local e nacional. “Eu acho que Miguel foi extremamente empenhado, venceu as dificuldades e apresentou uma programação enxuta, porém vigorosa, no sentido de poder manter esse vínculo, essa características da cultura popular pernambucana, dialogando com outras linguagens como o vizinho Estado da Bahia”, pontuou.

Elena fez questão de lembrar que não haverá intervalos durante os shows, nem na passagem dos blocos e troças pela Praça da 21 de Setembro. Segundo a secretária, a prefeitura contratou a Frevuca justamente para manter o frevo no pé do folião daqui e dos turistas que optarem por prestigiar Petrolina neste Carnaval.

 “Destaco também a questão do cumprimento da lei de valorização dos artistas locais, e o prefeito foi firme em não aceitar atrações que nos foram colocados à disposição, dentro da grade oferecida pela Empetur. Miguel se superou também neste ponto, dando prioridade para nossos artistas”, elogiou Maria Elena.

Blocos, troças e orquestras receberão também atenção especial. O prefeito lembrou que terá até orquestra que tocará mais de uma vez, pela falta de mais grupos. Serão 28 grupos, orquestras e artistas nos dois pontos de folia. Na Praça 21 de Setembro, a energia e a tradição do frevo irão tomar conta do Centro durante os quatro dias com orquestras da região. A programação ainda terá bandinhas, blocos, fanfarras e orquestras de chão circulando pela área central da cidade nas quatro noites de folia.

“Entre orquestras, serão 16 atrações entre o Polo do Coreto da Praça da 21 e os desfiles acompanhando os blocos, troças e grupos culturais. Estamos organizando e valorizando esses grupos que queiram participar. Todos contarão com nosso apoio. Nosso objetivo é valorizar nossa gente, nossa cultura e nosso Carnaval”, finalizou Miguel Coelho.

Miguel Coelho lança programação oficial da folia em Petrolina com o tema ‘Sou o Novo Carnaval’

  1. Sempre A|tento disse:

    É o verdadeiro carnaval ‘NOVA SEMENTE’,por isso o nome EU SOU O NOVO CARNAVAL.

  2. ops disse:

    tomara que os gastos do são joão sejam nesse patamar do carnaval, nada de tao assombrosso

  3. Mais do mesmo disse:

    Continua muito fraco…Vamos aguardar os próximos…

  4. Cego às avessas disse:

    Esse era o carnaval reformulado que o prefeito tanto propagandeava em campanha? kkkkkk A grade de atrações parece até a mesma do ano passado!

  5. Crítico Construtivo disse:

    Falou-Se tanto na revitalização do carnaval de Petrolina, e o que vemos é a mesma programação dos tempos de Júlio Lóssio. Mais parece uma programação de bairro. Espero que os gastos estejam condizente com a grade carnavalesca. 200 mil dá para tocar a folia e ainda sobra um troco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários