Miguel apresenta reformulação do Nova Semente e garante que ninguém foi desligado do programa no seu governo

por Carlos Britto // 26 de janeiro de 2017 às 18:15

As mudanças no programa Nova Semente e o novo modelo adotado para o acesso à educação infantil em Petrolina foram apresentados nesta quinta-feira, 26, pelo prefeito Miguel Coelho (PSB) e a equipe da Secretaria de Educação, que tem à frente Maeve Melo. Ele aproveitou para dizer que reitera a gratuidade do programa e que ninguém foi demitido até o momento, diferente do que ocorreu no final do governo anterior, quando cerca de 800 sementeiras teriam sido demitidas.

“Sobre o burburinho que está na cidade, quero aqui esclarecer que não houve notificação ou algo do tipo para que ninguém fosse desligado do programa agora no nosso governo. Haverá uma reformulação para que as sementeiras se adequem ao novo formato do programa. Neste momento elas estão de férias e nós respeitamos esse direito”, registrou o gestor.

Sobre informes de manifestação que estaria agendada para esta sexta-feira, 27, tendo à frente sementeiras e familiares de crianças que estão no Nova Semente, o prefeito frisou que esse é o direito de todos, mas demissões ainda não ocorreram.

O direito de manifestação é de todos, mas a atual gestão reitera que ninguém até o momento deixou o Nova Semente”, reforçou no prefeito Miguel Coelho que reiterou que o Novo Semente será de graça.

O prefeito frisou que o Nova Semente passará a ser gratuito, mas haverá reformulações, visando a inserir as mais de 10 mil crianças cadastradas no programa para o ano letivo de 2017. O ajuste também inclui a redução de vagas de sementeiras nas unidades educacionais. O ano letivo do programa começa dia 20 de fevereiro, calendário que feito pelo governo anterior e a atual gestão resolveu seguir.

Ajustes

Miguel Coelho alegou que fez os ajustes para manter o programa funcionando, visto que herdou um déficit.  Conforme os números apresentados pelo prefeito, entre 2011 e 2017, a despesa do município com o programa aumentou em 300%, enquanto o aumento do repasse do Fundeb chegou a 100%. Miguel alegou que essa mudança ocorre para manter o programa, dando qualidade e acesso às crianças à educação infantil na maior cidade do Sertão.

Das 137 unidades em funcionamento até dezembro, o atual governo garantiu manter 91, mas sem deixar de inserir no sistema de educação infantil do município as mais de 10 mil crianças que encontrou cadastradas para o programa, divididas entre o Nova Semente e os CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil). No ajuste, haverá a relocação de mais de 4 mil crianças que ficam em unidades do programa para um CMEI próximo às residências das famílias. (Foto: Ivaldo Reges/PMP/Divulgação)

Miguel apresenta reformulação do Nova Semente e garante que ninguém foi desligado do programa no seu governo

  1. PERGUNTEI, VAI ME RESPONDER? disse:

    Nas entrelinhas, o senhor prefeito deixou claro que o Nova Semente vai continuar, mas deixou bem transparente nas entrelinhas, que haverá demissões sim, ou então explique como vai haver redução nas vagas sem demitir. Ninguem é burro pra não perceber isso na matéria. Agora a pergunta que não quer calar, é a seguinte: o senhor prefeito não vai processar esse agitador no facebook por nome de Paulo Henrique Amorim, que nada mais é de que o tal Paulinho do Cacheado que foi candidato a vereador, não pelo fato de ele está protestando na net, pois isso é um direito de todos, mas a maneira como ele está protestando, instigando a violência, chamando o prefeito de “filho de uma égua”, mandando criar vergonha e outros palavreados e por ai vai…Embora que se o que ele anda dizendo que o senhor Miguel vai fazer com essas pessoas envolvidas do Nova mente for verdade, será um ato de “tirano”, porém não dá o direito de ninguém o tratar com esses palavreado.

    1. Dreda disse:

      Muito melhor manter como está, se é uma coisa que a maioria estava satisfeita. Agora, dizer que não cabe no orçamento, que vai ampliar e tornar gratuito é sim igual à demissão e piora na qualidade. Caro Miguel, tenha bom senso, mas mantenha como está.

  2. LORDGIODAI disse:

    Compreendemos a questão de terem herdado um debito… Mas, eu soube que reduzirão o tempo de estadia das crianças para meio turno. É verdade isso?
    Pois, é melhor cobrar um pouco mais do que ficar gratuito com horário reduzido, visto que a creche é vital para as mães que trabalham o dia inteiro (empresas rurais, comércio e domésticas, por exemplo)

  3. maria disse:

    quero saber, com essa tal reformulação que ira fazer será mantido o horário integral das novas sementes incluindo o pré escola? uma vez que muitas mães precisa deixar seus filhos na creche para ir trabalhar fala tanto em escola integral porque não deixar a creche como estar tente pensar um pouco mais nas mães que muitas vezes são as chefes de casa pois e só ela como pai e mãe e tem necessidade de ter a creche em tempo integral, não precisamos de promessas de campanha o que precisamos e que se cumpra o que foi prometido e venha a trazer melhorias e não dor de cabeça onde vamos trabalhar meio expediente pra poder pegar nossos filhos ou vamos ter de deixar em casa? para sermos enquadradas por abandono de incapaz? sou mãe tenho filhos moro em um bairro e meus pequenos ficam em uma nova semente longe pois a de onde moro só tem meio período ai como vou trabalhar, para ser mais clara eu moro no residencial nova Petrolina e meus filhos estudam no alto da Boa vista ver a distancia precisamos que nos ajude. e pra ser bem sincera prefiro continuar pagando 25 reis para meus filhos possam ficar tempo integral.
    so quero poder trabalhar para dar o sustento deles e meu.

  4. José Carlos Pedrosa disse:

    Vejo o programa como TERREMOTO de desemprego, onde era para gerar mais emprego numa região tão carente de trabalho

  5. Não se engana disse:

    ACHO É POUCO! ISSO PRA MIM NÃO É NENHUMA NOVIDADE

  6. Seu chiquinho disse:

    O problema minha gente foi a promessa. Prometeu que seria de “graça” agora viu que nao cabe no orçamento entao tem que reduzir o quadro para fechar a conta e cumprir a promessa de qualquer forma.Mas me desculpem minha falta de conhecimento em matemática. mas analisando as contas mirabolantes das explicações. Como aumentar a oferta, melhorar o serviço fechando e demitindo sementeiras?. Tem que ser muito tonto pra acreditar nisto. Se do jeito que estava nao tinha vaga para todas as crianças, Imagina diminuindo.Mas vamos acreditar que coisas boas viram. O mandato esta apenas começando.

  7. walter monteiro disse:

    Muitas mudanças são necessárias no poder público em todas as esferas. No entanto, tais mudanças também não podem vir camufladas de progresso quando na verdade podem encobrir injustiças. O Prefeito alega que o foco do Programa Nova semente são as crianças: certo. Ok. Blza!!! Realmente, a qualidade de ensino deve estar em primeiro plano. Contudo, toda essa parcela da população que estará desempregada devido a esta redução também é petrolinense e, por regra, está sob a gestão do Prefeito. Neste caso, segundo essas análises da necessidade de adequação do Programa, foi vista a possibilidade realocação das crianças para as Cmeis para garantir o direito à educação, mas nestas análises, em algum momento, foi considerada também a necessidade de emprego destas sementeiras? Foi visto também que as desempregadas (os) são mães de família e também precisam de atenção? Haverá realocação das mesmas? No planejamento estratégico, “das ditas mudanças necessárias”, o que foi pensando para estes trabalhadores? Ou serão eles mais uma parcela de petrolinense desempregada?
    Não estou fechado a mudanças que tragam melhorias. Mas, não podemos esquecer dos impactos que são gerados, principalmente para quem mais carece. Vamos mudar! Vamos melhorar. Porém, vamos pensar também nos impactos que afetarão trabalhadores e trabalhadoras.

  8. Jorge luiz disse:

    E ainda assim as pessoas nao aprendem,e se venderam por por miseraveis $25,00.agora vão ter q pagar mais que isso,para ficarem com seus filhos,isso é se encontrarem que queira ficar.parabéns para vocês mães.

  9. Claudiana disse:

    O Primeiro mal feito desse Prefeito. Agora eu estou sem ter onde deixar o meu filho enquanto trabalho. Preferia continuar pagando do jeito que estava antes… Senhor Prefeito, quando o Senhor tiver um filho, amontoe ele juntamente com mais 35 ou 40 crianças, com apenas uma pessoa cuidando para que o Senhor tenha um mínimo de noção do que é estar no lugar do outro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários