Meninas de 9 a 11 anos devem ser vacinadas contra o HPV a partir de hoje

por Carlos Britto // 02 de março de 2015 às 12:03

VACINA HPVComeça nesta segunda-feira (2) a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV). Neste ano, a campanha irá beneficiar uma nova faixa etária: garotas entre 9 e 11 anos.

A meta é vacinar, no mínimo, 80% do público total, de 242.840 meninas pernambucanas. “Todas as meninas que tomaram a primeira dose em 2014 também devem ficar atentas para fazer a segunda etapa do processo seis meses após a primeira vacinação. A terceira dose será ministrada cinco anos após a primeira. É preciso completar o esquema para ficar imunizada”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Ana Catarina de Melo.

A vacina quadrivalente protege contra os subtipos HPV 6, 11, 16 e 18, sendo os últimos responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo mundo. O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Novo público

Em 2015, também serão beneficiadas crianças e mulheres do sexo feminino entre 9 e 26 anos que estejam vivendo com HIV, já que essa população tem cinco vezes mais chances de ser acometida pelo câncer do colo do útero. Nesses casos, a segunda e terceira dose ocorrem dois e seis meses após a primeira, respectivamente. Uma prescrição médica deve ser apresentada no ato da vacinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários