MEC poderá complementar recursos para implementar piso dos educadores em Petrolina

por Carlos Britto // 02 de fevereiro de 2010 às 07:59

DSCF1324A Prefeitura de Petrolina poderá ter a ajuda do governo federal para reajustar os educadores municipais conforme determina o Piso Nacional. Mas será preciso o prefeito Júlio Lóssio comprovar que não tem como conceder o reajuste. A informação foi dada pela vereadora Cristina Costa (PT).

De acordo com Cristina, algumas prefeituras alegam que os recursos são insuficientes para atender essa demanda por conta do repasse do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais. Para saber se é o caso de Petrolina, a vereadora disse ter solicitado do prefeito algumas informações pertinentes à rede municipal de ensino.

No relatório estão detalhes como o número de escolas, de trabalhadores em educação, folha de pagamento, merenda escolar e transporte. “Estamos na perspectiva de ver os recursos do Fundeb e se em Petrolina já está sendo aplicado o Piso Nacional”, explicou a vereadora. Se a prefeitura não tiver condições de fazer isso com os recursos que recebe, a lei preconiza que o Ministério da Educação (MEC) complementará esses recursos no intuito de implementar o piso.

“Mas é preciso que o prefeito abra a caixa preta para mostrar que o município não tem condições”, acrescentou a vereadora. Pelo Piso Nacional, esse valor deveria ser de R$ 1.132, mas a Controladoria Geral da União (CGU) sugeriu R$ 1.024. Em meio às discussões no STF se o piso é remuneração ou vencimento, Cristina reforçou que desde janeiro nenhum educador poderá ganhar menos do que determina a lei.  

A vereadora disse que travará a discussão iniciada no ano passado junto à secretaria municipal de Educação, levando em conta a realidade do município e a integralidade do Fundeb.

MEC poderá complementar recursos para implementar piso dos educadores em Petrolina

  1. Rapadura disse:

    Segundo Jânio de Freitas , da Folha de São Paulo , o termo caixa-preta designa um racismo meia-boca,uma vez que é sempre utilizado no sentido de “algo a ser revelado, colocado às claras (perceberam o “às claras” , no sentido de oposto a “preta”),algo suspeitoso.”. Termos como esse, segundo recomendação do próprio governo federal devem ser abolidos em documentos e citações oficiais.
    Dessa maneira sugiro a vereadora que retire e não use mais termos como esse!

  2. Rapadura disse:

    Até pq a tal caixa-preta , usada nos aviões , é de cor laranja !

  3. A VERDADE! disse:

    Por q ela quer ver a caixa preta da prefeitura e ñ mostra adela, pois é ela viajou muito as nossas custas, fazendo Deus sabe lá o q? ganhando muito dinheiro nosso. abra sua cx. tambem Cristina, pois vc foi eleita pra jogar limpo com o povo… o q vc tinha e o q vc tem hj???? Mostre sua cara!!!

  4. BEM ATENTO disse:

    A vereadora Cristina Costa, mais uma vez, dá mostra de sua responsabilidade para com o povo de Petrolina. Honra, como poucos os votos recebidos. Cobrar, fiscalizar e manter-se atuante em prol da sociedade esse é o papel do vereador, o qual Cristina Costa desempenha muito bem!

  5. Falcão disse:

    Muito bom vereadora, parabens, vc foi o melhor voto da minha vida, valew e obrigado, pelo povo de petrolina.

  6. Fernando disse:

    Cristina Costa pensa que todo petrolinense tem o pensamento fanático ptista. Nunca ouvi falar que raposa ajudasse galinha… escorpião não ajuda o próximo nem mesmo para a sua sobrevivência.

  7. Daniel Tenorio disse:

    A vereadora Cristina Costa já na primeira seção do ano legislativo se preocupou em solicitar da prefeitura os dados que irão embasar o debate do piso salarial dos professores, desta forma a edil está mesmo legislando de forma técnica e sem paixão, ser vereador não é só discurso oposicionista, desta forma, Costa está demonstrando sua competência e sensibilidade com os companheiros professores, quero aqui parabenizar a vereadora pelo desempenho.

    Ao leitor rapaduro que não tem ném a responsabilidade de se identificar pois o seu anônimato é uma forma mediocri de criticar as pessoas sem se identificar, quero afirmar que a vereadora Cristina Costa é contra qualquer tipo de preconceito ou discriminação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…