Leitora denuncia desrespeito a trabalhadores do comércio em Afrânio

por Carlos Britto // 14 de janeiro de 2011 às 16:20

Uma leitora que pediu anonimato resolveu denunciar ao Blog a situação difícil na qual passam os trabalhadores do comércio no município de Afrânio (PE), no sertão do estado.

Segundo essa leitora, as garantias fundamentais dos trabalhadores são ignoradas por parte dos comerciantes de Afrânio. Uma pesquisa realizada entre os lojistas acabou trazendo à tona a maneira e condições de trabalho de seus funcionários.

A pesquisa tinha como finalidade consultar sobre possível mudança do dia da feira que acontece aos sábados para as quintas feiras. Sem direito a hora extra, a grande maioria não tem carteira assinada e é submetida a uma jornada diária exaustiva, alem do assédio moral a que são sujeitos pela falta de informação e principalmente estudo e condições de vida.

“Em uma cidade pequena onde o emprego oferecido é a única forma de sobrevivência. Sábios desta carência, seus patrões os exploram e muitas vezes eles nem percebem”, afirma a leitora.

Aos sábados, que seria o dia em que teoricamente se trabalharia menos, em Afrânio, por ser o dia da feira livre da cidade, os empregados chegam a trabalhar 14 horas ininterruptas ou com horário de almoço comprometido, revela.

A leitora chama atenção das autoridades públicas para intervir na situação. “O código de defesa do consumidor e as leis trabalhistas são mal difundidas entre a população. É preciso intervenção pública e informação. Ministério público,senhores vereadores, autoridades, imprensa e demais autoridades. Está na hora de mostrar que estão do lado do povo pobre e sofrido”, desabafa.

Leitora denuncia desrespeito a trabalhadores do comércio em Afrânio

  1. Roberto Guedes disse:

    Todas as cidades de interior, que em sua grande maioria vivem dos funcionários (salários) da Prefeitura e dos aposentados convivem com os mesmos problemas. E o pior, é isso ou o desemprego. As autoridades nunca se manisfetaram e dificilmente vão se manifestar algum dia, pois os comerciantes do interior muitas vezes não tem condições nem assinar a carteira de trabalho e recolher os direitos devidos aos colaboradores.

  2. ISSO É VERDADE disse:

    é triste mais é verdade…inclusive já ouvi falar que tem gente recebendo 250,00 mês e assina recibo de 510,00……

  3. Puxando Carroça de Peta e Doce disse:

    E ainda por cima guentar o enjoo de patrões com atendimento inadequado, são mais bruto do quê canto de cerca como é o caso de Paulo de Amancio, sua senhora e outros comerciantes que não fazem nem idéia da existência do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.

  4. PARA roberto GUEDES disse:

    é sustamente isso que dizem os patroes qundo o trabalhador exige seus direito: é pior ficar sem emprega{ ameaça } querido roberto guedes acho que vc deve ser um destes comerciantes…cuidado leis existem sim….e qundo chegar a 3ª opcao politica de afranio o bicho vai pegar

  5. HÉLIO FERREIRA disse:

    Uma vergonha seres humanos, no século 21, na exploração de humanos. O pior é que quem se sujeita a isso perde duas vezes. No presente e no futuro. Primeiro não recebem o que lhes é de direito e não terão esse tempo contado para aposentadoria.

  6. francisco chagas disse:

    Eu procuro onde anda o ministério do trabalho,não faz uma fiscalização no comercio.Se esperar vereador que foi eleito pelo povo denunciar, pode esquecer, tem vereador chamado pretinho que vive dentro da casa do comerciante (é um dos maiores comerciantes e que tem funcionáros sem carteira profissional).Porque o vereador não denuncia? Fica calado, tem alguma coisa ai.

  7. Petrolina disse:

    Isso não e só em Afranio não!!! Em Petrolina também acontece isso
    o dono das lojas Petrolina Importados,e Mundo do Real,além dos funcionarios fazer mais de 14 horas de trabalhos seguidos e chegando a trabalhar de segunda a domingo,e não paga hora extra ,fica como folga para se tirarda depois,fora que a maioria estão resgistrado como balconista,sendo que na verdade são vendedores.Cade as leis para estes comerciante.E o sindicato não sabe disso?Ou sera que ganha algo por fora para calar a boca.
    E um absurdo o que esses donos da PETROLINA IMPORTADOS E MUNDO DO REAL ESTA FAZENDO….

  8. Lara A disse:

    Infelizmente, é verdade, e os funcionarios aguentam, isso caladinhos pois precisam do emprego… Sendo que ficam até impossibilitados de descansar ou viajar em finais de semana, pois o comercio da cidade fecha após as 18:00, sempre… (não é somente em epoca de pico como Natal, é sempre… e sem receber nenhum tipo de adicional)

  9. mendigo disse:

    e ai carlos britto, tem como repassar essa denuncia para o ministerio do trabalho?

  10. É O FERRO ENTRANDO E NOS QUERENDO MAIS!! disse:

    OS PATROES DE AFRÂNIO QUEREM TIRAR MEL ATÉ DE FERRO!!!
    EXTRAEM A ULTIMA GOTA DE SUOR….
    ALÔ MINISTERIO DO TRABALHO VENHAM TRABALHAR EM AFRÃNIO..
    VÃO TRABALHAR MUUUUIIIIIIIIIIIIIIIITTTTTOOOOOOOOOOO…

  11. MENDIGO disse:

    É O SEGUINTE, OS MARIORES DE AFRANIO, OS QUE MAIS GANHAM SAO OS QUE MAIS EXPLORAM NESSA QUESTAO DE ABUSAR DOS HORARIOS, ELES DESCONHECEM QUE A JORNADA DE TRABALHO É DE 44 HORAS SEMANAIS.

    O CARLOS REPASSA A MATERIA COM OS COMENTARIOS PARA O PESSOAL DO MINISTERIO DO TRABALHO PARA SE VER SE ELES VAO TER PELO MENOS CURIOSIDADE DE IR EM AFRANIO UM SABADO QUALQUER POR VOLTA DE MEIO DIA E CONFERIR A SITUAÇÃO.

  12. João da Cruz Silva disse:

    Isso é a mais pura verdade, Afrânio é terra de povo mole,oprimido, ninguém reivindica seus direitos, é a terra onde todos dizem amém.

    Por isso os malfeitores aproveitadores comerciantes e políticos corruptos se aproveitam dos coitados indefesos e que precisam do mínimo para a sobrevivência.
    Comerciante trata funcionário com tratamento que não se dá nem a jumento mais.
    Gritos e filho disso filho daquilo, seu porra, jumento, burro e outros são nomes dóceis na boca de um comerciante aquí em Afrãnio, famoso pelo o seu jeito rude de tratar os outros.
    outro, os funcinonarios saem na sexta 9, 10 h da noite voltam no sábado coitados 7 da manhã e so saem de novo 9, 10 horas da noite do comercio. Isso é um absurdo, como esses elementos não se tornam milionários ?
    Na política é outra vergonha
    Isso é vida? Brincar com o sentimento do povo usando um poder que é nosso ?
    Cadê as autoridades competentes ?
    Isso é uma vergonha…

  13. ............. disse:

    é tem é q mudar o dia da feira livre pois acontece no sabado e os proprios comeciantes querem mudar para quinta-feira…e ainda tem uns quadrados q estao brigando!

  14. Oskar alho de Afânio-pe disse:

    JÁ PASSOU NÁ HORA DE TER UM SINDICATO!!!
    ELES FAZEM ISSO PORQUE SABEM QUE NÃO ACONTECE NADA….
    CHEGA!!! BASTA!!! DIREITOS DOS TRABALHADORES DE 60 ANOS
    ATRÁS NÃO CJEGOU EM AFRÂNIO AINDA…
    QUE VERGONHA…

  15. JALIN RABEI disse:

    QUE QUE ISSO… SÓ FALTA APRESENTAR DENUNCIA AO MINISTERIO DO TRABALHO…
    ACORDEM…. GARATAM NOSSOS DIREITOS..
    NÃO É FAVOR SÃO DIREITOS…

  16. TOMAZ TURBANO disse:

    VAMU VER SE ESSES VEREADORES COM POUCO OU SEM ESTUDO DE AFRÂNIO SERVEM PARA ALGUMA COISA…
    EQUANTO ISSO… OS COMERCIANTES SÓ LUCRANDO NAS COSTAS DOS INDEFESOS.. QUE TRAGÉDIA
    ATÉ QUE FIM ALGUEM TOCOU NESSE ASSUNTO…
    NÃO PODEMOS CONTINUAR OPRIMIDOS… TEMOS QUE LUTAR E ESSA É A HORA… VEM VAMOS EMBORA QUE ESPERAR NÃO É SABER… SERÁ DIFICIL MAS VENCEREMOS…
    SE NÃO ME DEMITIREM É CLARO…

  17. DEPOIS DESTA DENUNCIA ALGO TERÁ QUE MUDAR disse:

    CASO NAO MUDEM A FEIRA..E CONTINUEM AOS SÁBADOS OUVI DIZER QUE TEM UM GRUPO DE LIDERANCAS QUE ENTRARAM COM RCURSO NO MINISTERIO DO TRABALHO PEDINDO HORAS EXTRA…….

  18. CHEGA DE HUMILHAÇAO! disse:

    Isso é uma vergonha!! sábados que seria dia de descanso, é o dia que mais exploram.Carlos repasse essa matéria para o ministério Público,lá precisa de fiscalização.

  19. Pablo o Justo disse:

    Caro Carlos Brito, só atráves deste meio democcrático,é que os mais sofridos e humilhados podem se expressar, por que os comerciários não denunciam? porque precisam do emprego bom ou mal, mas não se pode calar com os absurdos que realmente acontece, vejo sempre alguns comerciantes ficando 12 horas ou mais com o comércio aberto com seus funcionários trabalhando e sem pagarem 1 centavo a mais, é só olhar uns aqui que estão ficando milhonários, comprando prédios e mais prédios em Petrolina e região. O Ministério do Trabalho nunca fiscaliza e quando fiscalizou, foi nas empresas erradas e mais simples

  20. Maria das Dores Rodrigues disse:

    O que realmente precisa é uma fiscalização geral, temos comerciantes enriquecendo ilicitamente, os mesmos possuem diversos depositos pela cidade onde armazenam produtos sem notas …. e o pior a população compra inocentemente os mesmos ….e depois cadê as garantias legais dos produtos……SOS POLICIA FEDERAL…vamos investigar… PROMOTORIA PÚBLICA…vamos investigar… POLICIA CIVIL…vamos investigar…RECEITA FEDERAL…vamos investigar…Os cidadãos honestos de Afrânio precisam ser defendidos…..QUERO VER ESSA BRIGA PELA DEFESA DOS DIREITOS DOS CIDADÃOS AFRANIENSES….

  21. Lutar sempre disse:

    So espero que nao puna apenas os pequenos como foi o caso de Everaldo, pois os grandes comerciantes de Afranio que estao ricos ilicitamente estao ate hoje fazenco coisas erradas e nao sao punidos.Que os pequenos comerciante que vivem e ralam para dar o sustento a sua familia nao sirvam de bodes espiatorios para os grandes.que justica seja feita aqueles que merecem e que de uma hora para outra estao ricos…..

  22. ANAFALBETO LETRADO!!! disse:

    REPOSTA A LUTAR E VENCER: NÃO CONFUNDA VENDA DE MUNIÇÕES COM DESRESPEITO AOS FUNCIONARIOS!!! SÃO CRIMES DIFERENTES ….

  23. Justiça tem que ser feita . disse:

    O tempo da escravidaão já acabou.Esta na hora dos AFRANIENSES lutar pelos seus direitos.
    CADÊ OS NOSSOS VEREADORES???
    Que são nossos amigos em 4 e 4 ,que batem em nossas portas á procura de um voto .
    Já que ajudamos a ganharem ,porque os mesmos não nos ajudaremoos ”pequenos serem grandes” DEFENDER OS NOSSOS DIREITOS ??
    Apesar q isso é obrigação do MINISTERIO DO TRABALHO vim fiscalizar.
    ”MAS COMO ELLES SE ACHAM SEREM OS PODEROSOS” era pra eles recorrerem e trazer o SINDICATO DOS TRABALHADORES.
    Dos mesmo jeitoo que já temos os dos professores.
    POR QUE NÃO OS DOS TRABALHADOREES?????
    Justiça tem que ser feita direitos TEM QUE SER IGUAIS ESTAMOS NO SECULO 21, A ESCRAVIDÃO JÁ ACABOU PQ AQUI EM AFRÂNIO NÃO?????
    Comerciantes malfetores,aproveitadores ,não pagam impostos e não pagam aos funcionarios o salarios adequado ”os coitados’ trabalham mas de 8 horas por dia e a hora extra que elas ganham é serem apelidados com nomes obsenos, alguns comerciantes ,pelo tratamento que eles dão aos seus funcionarios dar cadeia .que pena que os mesmos não denunciam POR QUE É O SEU ÚNICO MEIO DE SOBREVIVÊNCIA e ficam calados .

    ISSO PRECISA MUDAR ,VAMOS LUTAR POIS ESSA ESCRAVIDÃO TEM QUE ACABAR !!!!

  24. cleide disse:

    porque muda feira so agora nao tem logica

  25. cleide disse:

    tem gente quando esta sem emprego fica morrendo aprocura de emprego depois mostra seu dedos querendo ser o cão para ter direto eu achou que você tem que saber que afranio e uma cidade de poucos empregos so tem emprego bom na prefeitura que passa ate dois sem ver a cor do salario, nem ferias nem decimo…………digo porque ja fui funcionario . não ser porque tem gente que briga por emprego na prefeitura……………

  26. resposta a cleide disse:

    primeiramente gostaria de parabenizar o carlos brito pelo espaço de democracia… cleide um dia voce podera mudar de cargo ao inves de patroa vc pode passar a ser funcionario ai vc vai ver a porca trocer o rabo … dona de comercio deve ser mais uma mão de vaca pior q morre a procura de emprego é morrer a mingua e para seu governo a ditadura acabou …cuida de tirar a mufunfa de baixo do colchao e vai pagar a quem te deu o sangue vc nao tem querer e lei e acabou …so pra lembrar tem gente aq q so quer ser patrao mas moral e educaçao passa longe adora atravessar a rua e falar do funcionari do lado da rua uma pessoa sem escrupulos mal educada ignorante os nomes + carinhosos e burra vai cair os dentes e nao aprende nunca , esquecida vai tomar remedio p a memoria e todo tipo de imoralidade na frente dos proprios clientes …inclusive os mesmos se retiram de tanta vergonha
    mas alguns se salvam deixo bem claro q todos n pode pagar por causa de um ou dois aq tem gente q sabe respeitar sao pessoas muito bem educadas e sabem de seus deveres e direitos hoje sim posso dizer q tenho um patrao de verdade… agradeco mais uma vez pelo espaço de liberdade expressao…
    e p vc q ler neste momente preste bem atençao comente mas n perca sua educaçao … valeu

  27. RECORDE DE COMENTÁRIOS disse:

    parabens carlos brito e equipe!
    MAIS UMA VEZ O BLOG É SAI NA FRENTE EM DEFESA DA POPULAÇÃO.
    MAIS UMA VEZ UMA MATERIA LIGADA Á AFRANIO , BATE RECORDE DE COMENTÁRIOS.
    OS COMENTÁRIOS MOSTRAM QUEM ESTA COM A VERDADE, ESPERO QUE A IDENTIDADE DOS COMENTARISTAS SEJAM PRESERVADAS…….POIS COMO TODOS SABEM EM AFRANIO QUEM COMPRA BRIGA COM GENTE GRANDE …SEMPRE SAI PERDENDO…

  28. indiguinado disse:

    alguns comerciantes de afranio precisa entrar em uma escola de aprendizado de atendimeto ao cliente. pois eles ainda não sabem que são eles que precisão dos clientes. mas eles pensam que os clientes é quem precisa deles.

  29. REPLICA A CLEIDE disse:

    CLEIDE COM CERTEZA VOCÊ É DONA DE BUDEGA!!! (PEQUENA VENDA)
    NUNCA VAI SER GRANDE!!! LEIS EXISTEM PARA SEREM CUMPRIDAS!!! O MUNDO NÃO É SEU…
    AQUI SE FAZ E AQUI SE PAGA…

  30. muito bem resposta a cleide disse:

    muito bem vc esta de parabens essa cleide deve ser uma sangsuga mao de vaca mesmo e é sim falta de etica e respeito falar da vida pessoal do funcionario ou profissional

  31. muito bem disse:

    essa cleide tem nome …nao tem coragem ai bota culpa nas pobres das cleides do mundo …kkkkkkk nao passa de um morta de fome exploradora abre ate nos feriados …

  32. E O MINISTERIO DO TRBALHO NÃO VAI SE PRONUNCIAR??? disse:

    alô minsterio do trabalho ….
    TA NA HORA DE SE MANISFESTAR

  33. fernado berze disse:

    sera que em verdade

    ma leitora que pediu anonimato resolveu denunciar ao Blog a situação difícil na qual passam os trabalhadores do comércio no município de Afrânio (PE), no sertão do estado.

    Segundo essa leitora, as garantias fundamentais dos trabalhadores são ignoradas por parte dos comerciantes de Afrânio. Uma pesquisa realizada entre os lojistas acabou trazendo à tona a maneira e condições de trabalho de seus funcionários.

    A pesquisa tinha como finalidade consultar sobre possível mudança do dia da feira que acontece aos sábados para as quintas feiras. Sem direito a hora extra, a grande maioria não tem carteira assinada e é submetida a uma jornada diária exaustiva, alem do assédio moral a que são sujeitos pela falta de informação e principalmente estudo e condições de vida.

    “Em uma cidade pequena onde o emprego oferecido é a única forma de sobrevivência. Sábios desta carência, seus patrões os exploram e muitas vezes eles nem percebem”, afirma a leitora.

    Aos sábados, que seria o dia em que teoricamente se trabalharia menos, em Afrânio, por ser o dia da feira livre da cidade, os empregados chegam a trabalhar 14 horas ininterruptas ou com horário de almoço comprometido, revela.

    A leitora chama atenção das autoridades públicas para intervir na situação. “O código de defesa do consumidor e as leis trabalhistas são mal difundidas entre a população. É preciso intervenção pública e informação. Ministério público,senhores vereadores, autoridades, imprensa e demais autoridades. Está na hora de mostrar que estão do lado do povo pobre e sofrido”, desabafa.

  34. Fim de exploração de pobres trabalhadores em Afrânio. disse:

    Bom não sou de Afrânio, mas gosto muito da hospitalidade e grande recepção por parte das pessoal simples e humildes que lá vivem, a guerra dos traficantes aqui do rio para muitos era coisa inacabável e hoje é realidade e tranqüilidade aqui para nos… da mesma forma penso eu e acredito no grande pai eterno, que Afrânio acabe de vez com esse abuso sobre os pobres e honestos trabalhadores que lá vivem.
    Que mundo é esse que o povo elege um vereador, e depois o mesmo “SOME” dos seus eleitores como já foi acima citado, podendo ser voz ativa para a população

  35. Resposta para puxando carroça de peta e doce disse:

    Ora, ora, ora…quanta sutil gentileza sua falar do senhor Paulo Brito conhecido por Paulo de Amanço; todo mundo sabe q Afrânio já foi chamada de Inveja, e por sinal uma das maiores características q acomete em muitos dos seus cidadãos, o q vc mencionou meu senhor(a) n passa de um comentário imbecil, pois se vc teve um atendimento inadequado é pq vc mereceu, veja se todos os clientes concordam com o seu comentário, pois atendimento para moleque pode ter certeza que é igualzinho ao q vc teve. Ah, e mais procura crescer igual a ele cresceu, pois gente invejosa e pequena demais fica bem abaixo dos que sabem lutar e crescer na vida. Enfim, se vc sabe mesmo o que é o CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR explique-o, pois o q me parece é q vc n sabe de nada…ah ele é grato a sua opinião, pois FALAR DELE É MUITO FÁCIL, DIFÍCIL É SER ELE E SER CAPAZ DE CRESCER IGUAL A ELE CRESCEU!
    ABS!

  36. chega de humilhação !! disse:

    kd o ministério do trabalho q nao se pronuncia??

  37. cleide disse:

    olha estou voltando mais uma vez so para responder esses baixo q pense que sou algum dono de comercio não sou uma agricultora da roca que precisa vim a feira n so da cidade mais os donos mundo so que mora na cidade ja sei de tudo vai para china vcs ai de afranio da inveja não passa.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  38. o comenterio acima ta porreta disse:

    gente le esse comentario aí acima que ele ta muito interesante e verdadeiro…

  39. o comenterio acima ta porreta disse:

    gente le esse comentario aí abaixo que ele ta muito interesante e verdadeiro…esse de cima nao ta con nada eu errei

  40. ana disse:

    tomara que nao fique somente em comentarios e mais comentarios que providencias sejam tomadas por aqueles que pode interver para melhoria dos trabalhadores afranio

  41. resposta a cleide...sabado feira nao existe no calendario mundial disse:

    cleide se nao guentar que corra…vem pra feira no sabado so fazer tumulto ….meio dia vai embora nao é que nem os funcionarios que rala de segunda a sabado…deve ser mais uma aliada do conselho que ficam sentados ate as 5 da tarde na sexta.vao rodar comercio em comercio ate o anoitecer so pra embaçar so dao as caras na sengunda e olhe lá …tem o sabado o dia todo pra piruar . .na 1 reuniao pra decisao da feira na quinta la estavam eles abrindo a boca fizeram o maior auÊ. projeto que é bom ningem elabora so comendo dinheiro do povo mas eu olhei bem pra cara deles as eleiçoes pra conselho ta xegando…aí voces nos aguarde.

  42. é isso aí disse:

    é isso aí foi feio mesmo emmmm…mas valeu a pen ao resultado final

  43. resposta a cleide ...sabado feira nao existe no calendario mundial disse:

    cont…como eu disse fizeram um auÊ na 1 reuniao ,hontem pra decisao final nao passaram de covardes …o senhor flavio fez a seguinte pergunta .quem for a favor da feira na quinta permaneca sentado e quem for a favor aos sabados levantem os covardes nao levantaram coitado de um senhor que se pronunciou contra a quinta foi vaiado mas nao covarde manteve sua opiniao pessoal ate o fim pena que o povo sem educaçao vaiaram sendo que o mesmo respeitou os debates com educaçao pena que nao teve o direito de ser ouvido.mas eles nao teve segurança no que dizem é sinal que nao tem capacidade o suficiente para segurar a cadeira de conselheiro …

  44. socorroooooooooo disse:

    aq ta pegando fogooooooooo

  45. Voz do povo disse:

    É covardia o que esses grandes empresarios estão querendo fazer, abrir aos sabados o dia todo!!!
    Gente quê que isso?
    Foi combinado de abrir até as 12:00 hrs..
    Não devemos aceitar, se as feiras serão nas quintas.
    Não se pode calar e aceitar tanta impunidade, trabalhamos e temos nossos direitos…
    NÃO ACEITEM!!!

  46. jose lima disse:

    nao adiantou de nada a feira mudar para as quintas poque os comerciantes estao querendo abrir nos sabados o dia todo e quer os funcionarios trabalhando o dia todo.

  47. Vamos formar o sindicato do trabalho disse:

    Vamos lá gente formar o sindicato dos trabalhadores!!!!

  48. cristiane disse:

    Simplesmente eles estao querendo obrigar os funcionarios a revezarem e sem pagar extra eu naum quero extra quero minha folgaa
    Chega de trabalhar demais e ganhar pouco cade a fiscalização,o prefeito de afranio quis ajudar mais os comerciantes assinaram e depois querem botar pra lascar no sabado com horario normal e ninguem quer,e ainda dizem que é se quiser pois não tem opção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários