Leitora critica posicionamento da Prefeitura de Petrolina quanto à Operação ‘Bar Legal’

por Carlos Britto // 03 de novembro de 2017 às 19:33

A leitora Geovana Soares se diz “indignada” com o que considera “dois pesos e duas medidas” o posicionamento da Prefeitura de Petrolina referente à Operação ‘Bar Legal’. A iniciativa está promovendo o disciplinamento de vários estabelecimentos na cidade ao retirar mesas, cadeiras e outros objetos em locais de circulação de pedestres.

Confiram o desabafo da leitora:

Gostaria de informar uma situação humilhante na qual pequenos comerciantes estão passando em Petrolina. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade está proibindo alguns desses de por mesas ou objetos em praças e vias públicas em geral, afirmando que tudo é para a normatização e legalização desses, mas isso não afeta a todos os proprietários.

O supermercado Econômico, bares grandes do Centro e Areia Branca continuam usando as vias, justamente por terem poder e dinheiro, enquanto vendedores de tomates tem suas carroças apreendidas, bares pequenos tem suas mesas apreendidas. De fato, todos concordam na legalização do processo, mas quando ele é seletivo configura-se como uma violência institucionalizada contra pobres que buscam por seu sustento.

Ao serem notificados, os comerciantes são informados que devem ir à Secretaria falar com o secretário, Sr.Dirceu, que foge e manda avisar que não está. Quando ele está presente, trata os comerciantes como animais, gritando e humilhando. Na prefeitura os atendentes fogem do assunto e maltratam os cidadãos.

Ademais, espero sua investigação e promoção do caso, tendo em vista a vulnerabilidade em que se encontram essas pessoas e o modo degradante e humilhante por quem são tratados por funcionários da Prefeitura, secretaria de obras e guarda municipal.

Geovana Soares/Leitora

Leitora critica posicionamento da Prefeitura de Petrolina quanto à Operação ‘Bar Legal’

  1. Costa disse:

    Tem de organizar esses locais, ha lugares em que não se pode caminhar pelas calçadas, já em outros locais pode abrir excessão, desde que o pedestre tenha seu espaço garantido, sem precisar ter de ir pro meio da rua pra seguir seu caminho, agora não pode é funcionário público não saber atender o contribuinte!!!!!!
    Rua pra eles também!!!!

  2. OPUS DEI disse:

    Um erro não pode justificar outro. Espaço publico não pode ser ocupado por alguns egoístas com a argumento de que são preteridos em relação aos grandes empresários. O que é público deve retornar a esse. Abaixo ocupação ilegal !

  3. centurion disse:

    TEM UMA PIZZARIA NA AV. DE ACESSO AO CONDOMINIO SOL NASCENTE QUE CONSTRUIU UMA MURETA DE CONCRETO CERCANDO TODA ÁREA DE CALÇADA E ESTACIONAMENTO. UM ABSURDO!

  4. Justino disse:

    Além de ser um dever, correto o trabalho desenvolvido pela prefeitura. Se há, e talvez nem haja dois pesos e duas medidas, basta corrigir e dar continuidade ao trabalho que já chega tardio em Petrolina. Os espaços destinados ao pedestre e a lazer devem ser liberados.

  5. leonardo disse:

    pior nao é as mesas eles sao proibidos mas continuam com carros em frente aos bares com som alto ate o dia amanhcer.e o cidadao que trabalha tem que aguentar isso.nao é somente as mesas .tb o comportamento de certos comerciantes de bares e depositos de bebida.aceitao carro com som.. quando nao tem um carro com som alto .eles mesmo tem seu som de alta potencia e ligam em toda altura .isso sim deveria ser fiscalisado.vejo carro de policia da pocilia passa ver nem ligam.em juazeiro mudou o juiz , promotores,se for pego com paredao o som é apreendido e multado. em petrolina é um ceu.alguma altoridade tem q mudar isso.por isso muitos comerciantes nao querem que tirem a mesa da calcada.fica mas facil para o cliente parar seu paredao sentar e beber acho errado isso.e quem trabalha quer seu sossego paz.

  6. leonardo disse:

    pior nao é as mesas eles sao proibidos mas continuam com carros em frente aos bares com som alto ate o dia amanhcer.e o cidadao que trabalha tem que aguentar isso.nao é somente as mesas .tb o comportamento de certos comerciantes de bares e depositos de bebida.aceitao carro com som.. quando nao tem um carro com som alto .eles mesmo tem seu som de alta potencia e ligam em toda altura .isso sim deveria ser fiscalisado.vejo carro de policia da passa ver nem ligam.em juazeiro mudou o juiz , promotores,se for pego com paredao o som é apreendido e multado. em petrolina é um ceu.alguma altoridade tem q mudar isso.por isso muitos comerciantes nao querem que tirem a mesa da calcada.fica mas facil para o cliente parar seu paredao sentar e beber acho errado isso.e quem trabalha quer seu sossego paz.

  7. joao disse:

    concordo com vc leonardo. e deve ser proibido mesas em calcadas mesmo.som alto tb vira bagunca e alguem tem que controlar isso as altoridades compentes.onde estao isso tudo gera violencia por isso petrolina esta entre as cidades mas violenta do estado. falta de controle das altoridades.antigamente vc estava em um bar chegava aviatura .corrigia todo mundo isso acho correto. nao vejo fazer isso . dai o cara anda armado numa boa em petrolina.altoridades abram o olho .da mas uma atencao a nossa petrolina.

  8. NUNES disse:

    AQUI EM PETROLINA TEM MESMO MUITA COISA ERRADA NÃO É SÓ BARES COM CADEIRAS E MESA TOMANDO AS CALÇADAS , É CASA CONSTRUÍDA SEM OBEDECER OS LIMITES COM COBERTURA ATÉ O MURO, É METALÚRGICA QUE TAMBÉM USA AS CALÇADAS, JOGANDO FOGO DE SOLDA E FAÍSCA PRA TODO LADO, OFICINA MECANICA USA AS CALÇADAS PRA CONSERTAR CAROS, E MUITO MAIS. MAIS A CULPA É DOS POVO MESMO QUE QUANDO ALGUÉM TENTA PROÍBE É AQUELA CHORADEIRA. O SECRETARIO ESTÁ DE PARABÉNS EU ESTOU COM ELA, SE ELE CONSEGUIR PELOS MESMO DIMINUIR UNS 10% DESTES ABUSOS , VOU DIZER QUE ELE É UM CABRA MAAAACHOOO. VÁ EM FRENTE MORALIZE ESSA JOÇA TÁ. SECRETÁRIO VOCÊ ESTA NO CAMINHO CERTO.

  9. vera lucia felipe Silva disse:

    Concordo plenamente.Só nao entendi quando alguem cita o supermercado Econômico.o porque onde eles estao usando a via publica. Mas tem mesmo que organizar as calçadas . Na praça do josé e maria daria pra puxar um pouco mais pra dentro
    e fazer um registro de quem ja está lá ,também não se pode tornar a praça um verdadeiro comércio pois tem que deixar espaço pro lazer tem que haver uma organização.Sugestão Sr. Prefeito: no inicio do bairro Joeé e maria existe uma rua larga e que se pode tornar um espaço agradavel e dará mais vida. tornando a entrada um belo cartão postal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários