Leitor desabafa contra construção de passagem elevada na Orla 2

por Carlos Britto // 22 de julho de 2014 às 08:00

Orla de Petrolina 03

Inconformado com uma passagem elevada que está sendo construída na Orla 2 de Petrolina, o leitor Clebson Santos solta o verbo contra a forma como o equipamento está sendo instalado, e não poupa as autoridades do setor.

Confiram:

Não é de hoje que me decepciono com a administração do trânsito de nossa cidade, mas vejo que os absurdos não param de surgir em toda a cidade.

Após um certo tempo sem trafegar pela Orla 2 de Petrolina, eis que me deparei ontem à noite com mais um atentado à segurança no trânsito; uma passagem elevada não sinalizada, quase impossível de subir com um veículo de passeio comum.

Como passei à noite e vinha em baixa velocidade, deu tempo frear e não danificar meu veículo, mas é um total absurdo e falta de respeito com a vida humana. Construir uma passagem elevada sem a inclinação necessária para a subida e descida dos veículos…percebe-se claramente que muitos veículos já tiraram lascas do concreto por causa dessa passagem criminosa instalada.

Sei que não adianta reclamar, não tenho a quem a apelar, mas não posso deixar de dizer que na via deveriam existir placas orientando a redução da velocidade e de informação de passagem elevada, bem como a correta instalação do dispositivo.

Infelizmente, a única coisa que me resta é evitar de transitar por lá e pedir ao Blog que publique minha indignação, para que as autoridades saibam que isso não vai ficar de graça. Algum dia, alguém vai pagar por essa falta de compromisso com a segurança no trânsito!

Clebson Santos/Condutor-Petrolina

Leitor desabafa contra construção de passagem elevada na Orla 2

  1. Antonio Jorge Cavalcante disse:

    Também fui tomado de surpresa com a passagem elevada. Entendo que vai de encontro com todas as normas de segurança. Os responsáveis por esta aberração não estão à altura de assumirem pastas de serviços públicos. É uma atitude irresponsável a instalação daquela passagem que lembra as muralhas da Rússia.

  2. jose sebastiao disse:

    O descaso com o transito em Petrolina é gritante. Os que se dizem dirigentes do órgão, são os mais “barbeiros”. Os absurdos estão por todos os lados: faixas de pedestres fora do local apropriado, vias com mãos erradas, ausência de agentes nos cruzamentos nos momentos de pico, sinaleiras dessincronizadas, e os absurdos de dezenas ou centenas de quebra molas ou quebra carros, a coisa mais atrasada que se tem em trânsito. Antes de tentarem “educar os condutores, os “dirigentes” deste órgão devem eles mesmo se educarem. E tome-lhe multa…

  3. Amaral disse:

    Me solidarizo com você clebson. Petrolina nunca teve uma administração de transito tão amadora, atrasada e destruidora como a atual. Petrolina precisa de gente qualificada pra cuidar do trânsito da cidade e só vai acotecer quando lossio deixar de ser prefeito

  4. Jair Lima disse:

    Concordo que deve existir sinalização, alertando sobre qualquer intervenção no trânsito, isso é o básico. No entanto, sabemos que se o motorista dirigir dentro da velocidade da via, mesmo sem sinalização, não haverá risco. na verdade, se as pessoas respeitassem as leis de trânsito metade das intervenções estatais não seriam necessárias. Na Integração, existe uma passagem em nível. A via possui velocidade máxima de 60 km. No entanto, a grande maioria dirige acima dos 80 km, e ainda assim não vemos probema. Quando um carro vem sofrer algum dano, com esses e outros tipos de redutores de velocidade, é porque está rodando o dobro da velocidade permitida. Interpretando Nietzsche: toda intervenção pública, visando fiscalizar o cidadão, é uma forma de desmoralização. A moral está na autonomia do ser. Quando esse ser deixa de usá-la de forma correta, passa a sofrer intervenções externa. Assim ele próprio é o responsável por perder sua moral.

    1. Indignado disse:

      O problema é justamente porque os dispositivos instalados em Petrolina, deveriam servir para REDUZIR a velocidade para 20km/h ou no caso das vias onde passam ônibus, 30km/h.

      O que vemos aqui é que todos os veículos são obrigados a passar a no máximo 5 km/h, praticamente parando a cada eixo.

      No fim, não se trata de uma intervenção por fiscalização e sim, uma punição sem exceção a todos, inclusive serviços de resgate.

      Independente da velocidade em que se anda, todos temos que parar nesses obstáculos. A diferença é que, quem é irresponsável e anda em alta velocidade, vai passar como todo mundo, devagar, mas em seguida, vai acelerar ainda mais pra compensar!

      Ainda que se passe a 40km/h, sempre haverá algum tipo de dano, sem contar os acidentes que vem em seguida…

    2. Érico disse:

      Jair, sinalização adequada, suficiente e visivel não é capricho nem superfluo,nem facultativo. É simplemete indispensavel ao correto funcionamento o operação de qualquer via publica além de norma legal. Alias dirigindo a 60km/h, apesar de inexistir sinalização neste sentido, o estrago que aquele monstro passagem suspensa poderá e inveitvalmente causará, pode se configurar numa enorme catastrofe inclusive com risco de morte …

      1. Cuspindo no prato disse:

        Não é não. Com 60km, basta triscar a ponta do dedão no freio que o carro reduz drasticamente a velocidade em espaço de 20 metros. Aí é passar tranquilamente pela passarela. Agora se vc vem a 100 km, vai precisar de uma distância muito maior, além da dificuldade de segurar o carro. O povo é mal educado. O governo não pune de forma educativa, visa tão somente arrecadar com as multas. Gostos das passarelas em nível, pois o custo de construção é baixo; não precisa contratar empresa para operá-la, evitando assim corrupção; resolve o problema de atropelamento (onde foi construída, nunca mais houve acidente); manutenção baratíssima. Não passei ainda pela Orla, mas acredito que é mais chororô dos contra do que ineficiência.

        1. Indignado disse:

          Apenas experimenta passar à noite, com um carro com 4 pessoas à 20km/h sem pisar no freio, que é o mínimo especificado para qualquer dispositivo de redução de velocidade…
          Amanhã você responde lá do hospital ou da oficina…

          No CTB, consta que a sinalização vem em primeiro lugar, antes de instalar lombada ou passagem elevada, deve-se colocar placas de sinalização informando velocidade e a distância pra determinado dispositivo…

          É simplesmente inadmissível essa situação em Petrolina…

  5. Fabiano, petrolinense de coração, pedestre e condutor. disse:

    Essa nova “lombada/passagem elevada” é mais uma prova da incapacidade administrativa da atual gestão municipal.

    Infelizmente a escolha dos atuais responsáveis por muitas pastas da atual gestão, um costume brasileiro, não é feita levando-se em consideração o conhecimento técnico e sim, apenas, a afinidade politico partidária.

    Será que o responsável por essa obra de revitalização não aprendeu nada com os acidentes ocorridos após a colocação de outra passagem elevada na Av. Monsenhor Ângelo Sampaio, nas imediações do G. Barbosa, há aproximadamente 2 anos atras?

    Ao menos ele deveria ter pesquisado a Norma Brasileira ABNT NBR 9050:2004 que dispõe sobre a “Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos” e também a Resolução 567/80 do CONTRAN que dispõe sobre Redutores de Velocidade (Lombadas), onde, em resumo:

    “…A faixa elevada é uma lombada com a largura da faixa de pedestre, utilizada para a travessia, e que possibilita a circulação em nível entre calçadas opostas. Pode estar localizada próximo das esquinas ou no meio das quadras. Deve ser nivelada, sem interromper a passagem de águas pluviais, e atender às especificações técnicas…”!

    Basta apenas ter o interesse em pesquisar e fazer o correto.

  6. davi disse:

    ESTÃO ESPERANDO ACONTECER UM ACIDENTE GRAVE AQUILO QUE FIZERAM É UMA ABERRAÇAO

  7. Laura disse:

    Concordo com Clebson. Concordo que tenha lombada, mas está está fora do padrão normal. Está muito alta para os veículos e inadequadas. Sentir isso este final de semana passando por lá. Ainda bem que dirijo na velocidade normal, mesmo assim sentir o impacto na hora de passar pela lombada. Me assustei com a altura desta. Vamos trabalhar melhor EPTTC. Vejo gente dirigindo e usando celular, gente que quase para na via atrapalhando o trânsito por causa do mesmo, e os guardas estão ocupados falando ao celular ou na net, e nem observam as irregularidades do trânsito. Se houvesse realmente multa, muita gente não usuaria celular ao volante. Acordem!!!!

  8. Murillo disse:

    Infelismente, precisamos nos dar conta de que não somente a administração de trânsito está ruim, Petrolina está entregue em todos os sentidos. Principalmente na segurança, não vemos policiais nas ruas, e orgãos que deveriam facilitar o fluxo de carros e trânsito nas ruas, preferem ficar embaixo de sombras no centro de Petrolina, esperando a 1° oportunidade para multar no zona azul. Hoje é para isso que a EPTTC serve, para trabalhar para uma empresa tercerizada, vulgo “zona azul”. Concordo plenamente com você José Sebastião, é um absurdo a falta de sincronização dos sinais, principalmente nos novos instalados em frente a loja Donno e Donna. nunca confiem naquele sinal.

  9. Érico disse:

    Em verdadade vislumbro a hora em que veiculos desavisados irão voar sobre esta passagem elevada cruzar a via e colidir com veiculos na via contraria. …Ao que me parece este é o intuito desta construção monstro.
    Lamento, e rogo ao bom senso dos administradores municpais….Tenhamos mais responsabilidade e estudos tecnicos antes de abraçar medidas duvidosas no transito

    1. Cuspindo no prato disse:

      Rapaz para isso acontecer, só se o motorista pisar fundo, pois o espaço é muito pequeno para se imprimir uma velocidade altíssima.

  10. Edson Andrade disse:

    Minha filha de 1 ano que estava na cadeirinha no banco traseiro, não foi ferida porque estava com o cinto de segurança da cadeira. Muita irresponsabilidade. Amadores!

  11. Antonio Talo do Fumo disse:

    Só ele que não viu a sinalização de aviso da lombada, todos os carros de passeio passam sem problema algum, esse carro dele deve ser de marte, tem de ser colocadas essas lombadas para que motoristas sem noção respeitem a vida dos outros.

    1. Indignado disse:

      Talo, independente do veículo que se usa, na via deve haver a placa informando a velocidade máxima, aviso de passagem elevada à 100m, indicação no local de passagem elevada!

      Isso não tem ou é insuficiente, mas é normal porque essa lei não é respeitada em nenhum lugar da cidade!

      PARA QUE NÃO HAJA DÚVIDAS:

      Considerando a necessidade de uniformidade e padronização das soluções de engenharia de tráfego, conforme determina o artigo 91 do CTB;

      Art.3°. A Faixa Elevada para travessia de pedestres deve atender a projeto-tipo constante do ANEXO I da presente Resolução e apresentar as seguintes dimensões:

      I – Comprimento: igual à largura da pista, mantendo-se as condições de drenagem superficial;

      II – Largura da superfície plana (plataforma): no mínimo 4,00m;

      III – Rampas: o comprimento das rampas deve ser calculado em função da altura da Faixa Elevada, com uma inclinação recomendada de 15%, podendo variar entre 12% e 18% em função da composição do tráfego e da velocidade desejada;

      IV – Altura: deve ser feita a concordância entre o nível da Faixa Elevada e o das calçadas.

      Art.5°. A Faixa Elevada para travessia de pedestres pode ser implantada somente em vias que apresentem características operacionais de vias coletoras ou locais, devendo ser precedida de medidas de redução de velocidade.

      PORTANTO NÃO JUSTIFICA UMA RAMPA TÃO INCLINADA, PESSOAS NÃO QUALIFICADAS ESTÃO CONSTRUINDO POR CONTA PRÓPRIA PORQUE NÃO SÃO CAPACITADAS PARA TAL E O ÓRGÃO QUE DEVERIA SER RESPONSÁVEL, APENAS AUTORIZA…

      SE ESSAS LOMBADAS ESTIVESSEM DENTRO DOS PARÂMETROS DE CONFORMIDADE, NÃO DARIAM TANTA REPERCUSSÃO!!

  12. Indignado disse:

    Acho que vou mandar um currículo pra EPTTC para o cargo de engenharia de tráfego, pelo menos EU tenho um diploma de técnico em alguma coisa e pareço conhecer mais sobre trânsito do que a ADM da EPTTC!!

  13. Indignado disse:

    LEIAM:

    http://www.jaenoticia.com.br/noticia/6849/Especialista-afirma-que-faixas-elevadas-sao-ilegais
    (trecho do site)
    Embora os municípios possam tomar decisões locais em relação à segurança no trânsito no âmbito de sua circunscrição, as questões legais relacionadas ao trânsito são de competência da União, representada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). O que existe é uma minuta de projeto, uma espécie de rascunho do texto que se pretende aprovar e transformar em Resolução, portanto, sem qualquer valor legal.

    as duas uma: ou os prefeitos estão se arriscando por conta própria a serem penalizados de várias formas ou conseguiram autorização do CONTRAN em caráter experimental e por período prefixado para a utilização da faixa de pedestres elevada, conforme art. 80 do CTB.

    No entanto, isso não serve de garantia, pois o § 2º diz que o CONTRAN poderá (e não deverá) autorizar e depois que termina o prazo estipulado o município tem que remover a faixa elevada. Além do mais, fontes ligadas ao CONTRAN afirmam que o conselho não está aprovando nada em caráter experimental para evitar uma epidemia de faixas elevadas com o assunto ainda sem regulamentação e para não incorrer em prejuízos futuros para as prefeituras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários