Juazeiro: Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano faz balanço de apreensão de animais e retirada de abelhas da área urbana

0

Na primeira quinzena de novembro as ações da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) voltaram-se à apreensão de animais de médio e grande porte que circulavam pela zona urbana e bairros da cidade. Foram também efetivas as retiradas de abelhas presentes em locais públicos e residências. Essa iniciativa acontece desde 2016, em parceira com o ‘Projeto Abelha Viva’, que de lá até hoje vem capturando estes insetos e levando-os para apiários na zona rural. Os números fizeram parte de um balanço da pasta do início do ano até agora.

Entre cavalos, jumentos, vacas e mulas a equipe de apreensão de animais retirou dos logradouros públicos 18 animais de grande porte. De janeiro a novembro, mais de 180 animais já foram recolhidos das vias públicas. De acordo com o Artigo 74 do Código de Polícia Administrativa, os animais encontrados nas vias e logradouros públicos, ainda que devidamente identificados, serão apreendidos e recolhidos ao curral municipal. Esses animais só saem mediante pagamento de multa que é aplicada por unidade. As multas têm uma variação de um a cinco VRF (Valor de Referência Fiscal), que descrito em espécie varia de R$ 129,05 a R$ 645,25.

O trabalho de retirada das abelhas, acontece em parceria com o ‘Projeto Abelha Viva’  que nestes 15 dias retirou seis enxames, estes distribuídos nos bairros: Palmares, Coreia, Alto da Maravilha, Parque Residencial, além do Distrito Industrial e um enxame no cemitério central da cidade.

Ordenamento e segurança

De acordo com o titular da SEMAURB, Jadson Barros, as ações objetivam ordenamento e segurança para os moradores. “É um trabalho desenvolvido no dia a dia e que tem como principal finalidade a segurança dos pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas que trafegam diariamente pelas ruas e avenidas da cidade“, pontuou. Quem desejar fazer alguma denúncia sobre a presença de animais de médio e grande porte ou de abelhas na área urbana da cidade, pode entrar em contato com a Secretaria através  do telefone (74) 3612- 3581 ou pessoalmente na sede do órgão municipal, localizada à Rua Oscar Ribeiro, s/nº, Centro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome