Juazeiro realizará 1ª Marcha do Povo Negro

por Carlos Britto // 18 de novembro de 2017 às 21:35

Pela primeira vez a cidade de Juazeiro (BA) realizará a Marcha do Povo Negro. A mobilização, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), acontecerá na próxima segunda-feira (20) e conta com a parceria do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR).

A marcha está dentro da programação do Novembro Negro, que este ano tem como tema “Respeita as pretas” e celebra o Dia da Consciência Negra.

Diversas entidades representativas, além de universidades, sindicatos e associações participarão do evento, cuja concentração será na Praça Dedé Caxias, a partir das 15h e animação do grupo Quidé Falaê. O cortejo seguirá pela Avenida Adolfo Viana e orla, encerrando-se na Praça Santiago Maior com o desfile de modelos negros e negras.

A diretora da Diversidade, Luana Rodrigues, lembra a importância de festejar o Novembro Negro e o Dia da Consciência Negra. “É fundamental e representa a valorização da luta do povo negro que constrói nossa história diariamente. É um momento de reflexão pelo tempo que estamos passando de perda de direitos e também de lembrarmos heróis negros como Zumbi, como Dandara, que fazem parte de nossa história, do processo valorização da raça e do enfrentamento ao racismo, que infelizmente, ainda faz parte da vida do povo negro”, ressaltou.

Ações

As ações voltadas ao Novembro Negro acontecem em Juazeiro desde 2013 a partir de um calendário com diversas atividades que buscam fortalecer a identidade do Povo Negro, combatendo o racismo e a intolerância religiosa dando visibilidade também às ações dos povos de terreiro da cidade. As informações são da assessoria.

Juazeiro realizará 1ª Marcha do Povo Negro

  1. Guilherme disse:

    …E continuam as ações estúpidas e ideológicas para difundir a abjeta luta de classes. Sou negro, tataraneto de Quilombolas e AFIRMO que meus antepassados devem estar se revirando dos túmulos com essa geração de negros dengosos, vitimistas e além de tudo usado como massa de manobra da podre e ultrapassada esquerda socialista-marxista. “AÇÃO AFIRMATIVA” de verdade é deixar de lado essa doentia auto-piedade e vitimismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários