Jornalista cria polêmica pelo Facebook ao comentar sobre médicas cubanas: “Têm cara de empregada doméstica”

por Carlos Britto // 28 de agosto de 2013 às 06:40

jornalista RNA declaração de uma jornalista do Rio Grande do Norte sobre a aparência das médicas cubanas que chegaram ao Brasil para trabalhar no Programa ‘Mais Médicos’ gerou polêmica nas redes sociais ontem (27). A jornalista Micheline Borges publicou que as médicas têm cara de “empregada doméstica” e questiona se as mulheres são mesmo profissionais da saúde. “Será que são médicas mesmo?”, contesta. Ela excluiu a conta na rede social após a repercussão da mensagem, que gerou mais de 5 mil compartilhamentos até às 16h da terça.

Me perdoem se for preconceito, mas essas médicas cubanas tem uma Cara de empregada doméstica. Será que São médicas Mesmo? Afe, que terrível. Médico, geralmente, tem postura, tem cara de médico, se impõe a partir da aparência…Coitada da nossa população. Será que eles entendem de dengue? Febre amarela? Deus proteja O nosso povo! (sic)”, diz a mensagem postada durante a manhã.

Ao G1, a jornalista pediu desculpas aos que se sentiram ofendidos e afirmou ter sido mal interpretada. “Foi um comentário infeliz, só gostaria de pedir desculpas, fiquei muito angustiada. Ganhou uma proporção muito grande nas redes sociais, onde as pessoas interpretam do jeito que querem. Não tenho preconceito com ninguém, não quis atingir ninguém, nem ferir a imagem nem a profissão de ninguém”, declarou.

Justiça

O diretor do Sindicato das Empregadas Domésticas do Rio Grande do Norte, Israel Fernandes, informou que vai analisar a possibilidade de entrar na Justiça contra a jornalista. “Isso é um absurdo. Em pleno século 21 uma pessoa ainda ter esse tipo de pensamento. Não acredito que essa moça seja jornalista mesmo. É racismo, discriminação, é crime. Vou me reunir com os demais membros do sindicato para analisar a possibilidade de entrar na Justiça. Ela vai responder por esses crimes”. (Fonte: G1)

Jornalista cria polêmica pelo Facebook ao comentar sobre médicas cubanas: “Têm cara de empregada doméstica”

  1. Maria disse:

    Quem é mesmo essa coitada? Processo nessa fulania que se diz ser jornalista.

  2. joao carlos santos disse:

    E ela ainda duvida se isso é preconceito. “se for”, obviamente que é preconceito. Mas ela nos fornece informações de como funciona o mundo médico: “Tem que ter postura”, ou seja aparência. Imagina, os flanelinhas no trânsito indo trabalhar com paletó e gravata, com um ajudante ao lado segurando um guarda-sol, atendendo um cliente que acabou de chegar. – Bom dia senhor, por favor o seu cartão de agendamento de estacionamento. O valor do estacionameto é 500,00 a hora, por favor quando vier pagar, pague com minha secretária. E parte com “postura” e elegância para atender o próximo cliente.

  3. Rodrigo disse:

    Que mulher macabra.

  4. Silva disse:

    Não só na minha opinião mais acho que na de muitas pessoas, esses medicos Brasileiros deveriam se concientizar que o Brasil está a cada dia que se passa piorando, com os medicos brasileiro, entretando acham que podem ser arrogante com os pacientes, não só a saúde mais tambem a educação, essa jornalista se equivocou nas palavras que falou no minimo ela deve ter alguem da sua familia que é médico não tenho nada contra essa atitude da presidente Dilma, pois essa jornalista acha que a aparencia quer dizer algo, de que adianta ser bonito ser elegante e não ter uma ótina qualificação.

  5. maria das merces de lima disse:

    Será que essa “jornalista” ela sim não tem postura de jornalista, nem de cidadã sabe o respeito que deve ter uma empregada doméstica? Ela não é digna de lamber o chão que minha empregada doméstica pisa, pois mora com minha famílai há 17 anos, ajudou na formação de meus filhos, pois quando eu estava no trabalho era ela que ficava com eles em casa e eles são cidadãos. A ausência de “postura” nos médicos cubanos que ela quer encontrar é pele branca ou conhecimento técnico capaz de salvar vidas? Sr. Israel presidente do Sindicato dos Empregados Domésticos não exite em processar essa RACISTA;
    Sr. Presidente do Sindicato dos Jornalistas, extirpe essa figura do mundo de voces.

  6. luciana alves varejao disse:

    Essa jornalista nao deve estra assistindo os jornais e vendo o descaso da nossa população , a falta de medico, de respeito a sociedade , pessoas nos corredores dos hospitais , sem atendimento medico, essa ai deve ser umas das tantas que nao precisam do SUS E deve ter seu convenio paritcular e nao está nem ai pra situaçao dos outros…
    Está na hora de acordarmos, chega de tantos impostos pagos e a saúde esta um descaso total, os consultórios particular uuma falta de respeito absurda, o dia todo pra se conseguir uma consulta , is médicos das clinicas privadas, sao os mesmo do hospital publico,s mesmos das “clinicas populares” virou um monopólio absurdo, por isso os mesmos nao concordam com a vinda de outros médicos…eles vao perder a vez!!

  7. vania disse:

    Interessante, ela não tem cara de Jornalista e está na profissão atuando de uma forma bastante errônia. E quanto aos médicos cubanos, que bom que vieram atuar no Brasil, quem sabe eles fazem o trabalho que os médicos brasileiros não fazem. Seria uma boa, pois só assim, os médicos daqui iriam dar valor ao seu trabalho o fazendo direito… Pois na verdade a saúde pública com os médicos brasileiros está um caos… Eis que uma nova esperança surge com os médicos cubanos atuando no Brasil!

  8. gilvan pereira disse:

    a justiça tem que prende essa jornalista porque esta na cara que foi preconceito

  9. Izaelma F. Máximo disse:

    Eu sou a favor dos médicos cubanos, nosso país vive a escassez de médicos de qualidade e principalmente nas áreas rurais ou de risco, onde os médicos brasileiros não se dispõem a trabalhar. O atendimento de saúde pública do Brasil está carecendo mesmo de pessoas que realmente queiram trabalhar e fazer a diferença, pessoas que vejam a vida humana bem mais que uma forma de ganhar dinheiro. Minhas cordiais boas vindas aos médicos de Cuba.

  10. Izaelma F. Máximo disse:

    Essa colocação da jornalista é no mínimo preconceituosa. Difícil acreditar que uma pessoa que se julga tão inteligente possa ser capaz de julgar a capacidade dos outros pela aparência. Ela precisa rever seus conceitos e se retratar.

  11. Maria disse:

    Será que essa mulher é jornalista mesmo? Pois sendo deveria saber que existe uma ética profissional, se ela sabe o que é ética, deveria saber ter cuidados ao emitir suas opiniões, pois liberdade não é a mesma coisa que libertinagem. Aliás isso deve valer para todos os jornalistas, pois o que se vê na mídia hoje são profissionais totalmente fora da ética.

  12. Assis Lima disse:

    Processo não só nessa jornalista, mais em muitos médicos que se recusam a atender pessoas nas cidades distante dos grandes centros, cadê o juramento que fazem ao concluir sua formação!!!
    Ai de muitos cidades se não fosse os médicos cubanos e outros muitos médicos brasileiro que não tem esse sentimento de preconceito.
    Aqui em Dormentes temos médicos estrangeiros, inclusive de Cuba e são grandes médicos, que a maioria da população aprova…..(Dr° Miranda e Dr° Augustinho, são exemplos positivos da capacidade de médicos não Brasileiros.

  13. Carlos Alberto disse:

    Nós temos que receber bem todos que nos visitam, principalmente quando são convidados. Essa jornalista é formada? Ela não tem conhecimento que os medicos cubanos são bem formados. Todo estudante universitario sabe que Cuba tem excelentes medicos.

  14. jorgilson cabral disse:

    Será que os médicos brasileiros são melhores que os cubanos?

    1. ALINE PEREIRA disse:

      os medicos brasileiro sao tao despreparado que vai a unidade de saude com uma perna quebrada e ele lhe passa um remedio pra gripe

  15. Votei no 15 disse:

    Só quero saber como e que vai reagir esses que estão achando que esse enfermeiros escravizados pela ditadura comunista e importados nas coxas como foram, começarem a fazer merda e matar gente. Pois incompetência em saúde acaba em morte. E aí ? Vão reclamar para quem? Hoje eles culpam o medico pois quando o avião cai é mais fácil culpar o piloto do que o fabricante mas a verdade é que além de não resolver o problema esta se criando outro maior ainda.

  16. Kassia disse:

    Para mudar a aparência, basta ir ao salão ou visitar as lojas e fazer umas belas compras, que tudo se resolve muito fácil, isso na nossa cultura que a aparência conta muito por conta da hipocrisia das pessoas. Difícil é colocar em prática tudo o que a profissão exige, os juramentos que os médicos fazem ao se formarem, que vemos inclusive em clinicas particulares, esperamos por meses para conseguir consulta. E o pior de tudo, aturar uma ‘jornalista’ com tamanha idéia preconceituosa!!!

  17. to de olho disse:

    MEU DEUS …

  18. Desacreditado disse:

    O ruim é ter cara bonitinha, arrumadinha, pisando no chão porque é o jeito e não atender as pessoas com decência, com educação e apenas por dinheiro. Vamos fazer um teste em todos os médicos, inclusive nos que atuam no país. Digo sem medo de errar que vai ter muita gente reprovada. Porque tem muitos que não sabe de nada e apenas passa medicamento que não compromete e encaminha ou vocês nunca foram para médico de tratamento igual pra todo mundo aqui em Petrolina. Tem uma médica que manda nebulizar toda criança que chaga no plantão dela até as enfermeiras já ouvi comentar: “ela só passa nebulização.” Muitos médicos merecem ganhar bem pelo que fazem, mas muitos são pagos bem de mais para não saber fazer nada e o CRM não faz nada. Apenas se fecha para a profissão ficar melhor R$$$$$$.

  19. Cidadã disse:

    Essa jumenta ainda diz que é jornalista.

  20. cacia disse:

    Preconceito brabo, processo nessa sujeita. Quanto aos médicos brasileiros, (nem todos) a moda agora é passar remédio para depressão para qualquer tipo de doença, outro dia estava em um posto de saúde , e quase todas as pessoas que saiam da consulta falavam que o medico tinha dado o diagnostico que a pessoa não tinha nada era psicologico. Penso que quando os médicos não sabem diagnosticar o que a pessoa têm mandam essa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários