Indonésia confirma que executará mais um brasileiro e governo corre para evitar

por Carlos Britto // 25 de abril de 2015 às 18:11

RodrigoA família do paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte, condenado à morte na Indonésia por tráfico de drogas, foi informada oficialmente neste sábado (25) de que ele será executado. A data das execuções, que são por fuzilamento, não foi anunciada.

A lei indonésia prevê que os presos sejam informados com 72 horas de antecedência, o que foi feito neste sábado (25), disse à BBC Brasil Ricky Gunawan, advogado de Gularte.

Assim, as penas poderão ser cumpridas a partir da tarde de terça-feira (horário local). Gularte, de 42 anos, foi preso em julho de 2004 após tentar entrar na Indonésia com 6kg de cocaína escondidos em pranchas de surfe. Ele foi condenado à morte em 2005.

A família tentava convencer autoridades a reverter a pena após Gularte ter sido diagnosticado com esquizofrenia. Uma equipe médica reavaliou o brasileiro na prisão em março a pedido da Procuradoria Geral indonésia, mas o resultado deste laudo não foi divulgado.

Ele poderá ser o segundo brasileiro a ser executado na Indonésia. Em janeiro, o carioca Marco Archer Cardoso Moreira foi fuzilado após ser condenado à morte por tráfico de drogas.

Autoridades não divulgaram quais presos deverão ser executados. Dez condenados estão no corredor da morte, incluindo cidadãos de Austrália, França e Nigéria. Apenas um é indonésio.

Representantes das embaixadas que representam os estrangeiros foram informados das execuções em reunião com autoridades da Procuradoria Geral em Cilacap, a 400 km de Jacarta, neste sábado.

A cidade fica próxima à prisão de Nusakambangan, onde os condenados estão presos e as sentenças deverão ser cumpridas.

Último recurso

Diplomatas brasileiros em Cilacap se encontrariam com Gularte na prisão ainda neste sábado para informá-lo da execução. O advogado de Gularte disse que entrará com recurso na segunda-feira (27) para tentar reverter a decisão. (fonte: G1/foto reprodução RPC)

Indonésia confirma que executará mais um brasileiro e governo corre para evitar

  1. Arrais disse:

    Só queria que esse governo petista tivesse com o pai de família de bem a mesma preocupação que tem com bandidos, vigaristas e infratores.

    A Dona Dilma deveria sim, lutar para evitar os 60 mil homicídios anuais d brasileiros, esse traficante só está plantando o que colheu; mimado, riquinho e inconsequente, traficou por falta de caráter mesmo, sabia dos riscos que estava correndo e mesmo assim arriscou. Parabéns à Indonésia, que trata facínora com o devido peso da lei.

    1. ZÉ DOIDO disse:

      Indonésia é assim:
      ESCREVEU NÃO LEU, O PAU COMEU.
      Ele de doido não tem nada é muito sem vergonha, ele já sabia que as leis de lá são diferentes da nossa. Tenho pena mais não posso fazer nada a não ser rezar pela alma dele.

    2. Fico só observando disse:

      Por que eles não fazem as mesmas coisas com agressores de mulheres, estupradores e exploradores sexuais de criança? por que estes crimes que citei NÃO SÃO punidos na indonésia?

  2. Tabosa disse:

    Pau ele não é inocente!

  3. Justiceiro disse:

    Traficante , assumiu os riscos e agora tem que ser executado mesmo e o governo Brasileiro não pode tratar ele como um coitado , fez o ato errado tem que pagar !

  4. Leitor disse:

    Todo traficante de drogas merece pena de morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários