Incêndio destrói 600 hectares de plantação de banana em área ocupada pelo MST no norte da Bahia

0

Um incêndio destruiu 600 hectares de uma plantação de banana no Sítio Barreiras, no município de Ponto Novo, no norte da Bahia. De acordo com o 9º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), as chamas foram controladas por uma equipe do Subgrupamento de Senhor do Bonfim. O fato aconteceu na última segunda-feira (27), mas só foi divulgado na noite de ontem (28).

Atualmente a área onde ocorreu o incêndio está ocupada por integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e pelo Movimento dos Sem-terra (MST). Devido à falta de irrigação, existia no local muita folha seca e material de fácil combustão, o que contribuiu para a propagação do incêndio e dificultou ação da equipe. Foram mais de 20 horas de intenso combate às chamas e rescaldo de toda área.

Nos acessos aos locais mais internos da plantação existiam buracos que impediam passagem das viaturas. Durante o combate foi verificado que, devido à velocidade e altura do fogo, o trabalho estava sendo ineficaz e trazendo riscos para a guarnição e as viaturas. Dessa forma, foram feitos aceiros molhados nas áreas de encontro com a mata virgem e combate nas áreas de caatinga. Durante a manhã de ontem, foi realizado o monitoramento dos focos, verificando que o incêndio encontra-se na situação de controlado. (foto/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome