Inaugurada primeira usina de energia solar de Pernambuco

por Carlos Britto // 11 de dezembro de 2013 às 20:30

usina solar PE_601x338Foi inaugurada nesta quarta-feira (11), na Itaipava Arena Pernambuco, a primeira usina de geração solar fotovoltaica do Estado. A Usina, situada no município de São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife (RMR), tem potência instalada de 1 megawatt pico (MWp), capacidade suficiente para gerar 1.500 MWh por ano, o que equivale ao consumo de 6 mil habitantes. A unidade será responsável por até 30% da energia consumida pelo estádio que sediará a Copa do Mundo 2014. O investimento de R$ 10 milhões é resultado da parceria entre o Grupo Neoenergia, por meio das distribuidoras Celpe (PE), Coelba (BA) e Cosern (RN), e a Odebrecht.

Situada em um terreno de 15 mil metros quadrados, anexo à Arena, a instalação da usina solar faz parte do Projeto Estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento, “Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira” – da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além da usina, o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento contempla outros investimentos que totalizam R$ 24,5 milhões.

Os 3.652 painéis solares fotovoltaicos que compõem o sistema captam a luz emitida pelo sol e a convertem em energia elétrica. Inversores realizam a adequação da energia gerada na tradicionalmente utilizada pelas indústrias e residências. A energia produzida é entregue ao sistema elétrico do estádio e o que não for utilizado pela arena é injetado na rede de distribuição da Celpe. Além do aproveitamento de uma fonte renovável, os sistemas de geração solar reduzem perdas por transmissão e distribuição, uma vez que a energia é consumida no local em que é produzida.

A usina é composta por um sistema central, correspondendo a 95% da geração de energia com módulos de silício monocristalino, além de um sistema direcionado à pesquisa (campo) com o objetivo de monitorar a geração de energia fotovoltaica por meio de diferentes tecnologias. Além de São Lourenço da Mata, o Grupo Neoenergia está investindo em outras quatro usinas solares:  duas na Ilha de Fernando de Noronha e outras duas na Bahia (uma delas para a Arena Fonte Nova). As informações são da assessoria. (Foto/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários