IBGE: 24,8 milhões das pessoas de 14 a 29 anos não frequentam escolas no país

por Carlos Britto // 21 de dezembro de 2017 às 17:37

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) 2016, divulgada hoje (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima que 24,8 milhões das pessoas de 14 a 29 anos de idade não frequentavam escola, cursos pré-vestibular, técnico de nível médio ou de qualificação profissional no ano passado.

As razões mais frequentes para não estarem estudando foram por motivo de trabalho, seja porque trabalhavam, estavam procurando trabalho ou conseguiram trabalho que iria começar em breve (41%); não tinham interesse em continuar os estudos (19,7%); e por terem que cuidar dos afazeres domésticos ou de criança, adolescente, idosos ou pessoa com necessidades especiais (12,8%).

Os motivos relacionados ao mercado de trabalho para não ir à escola foram mais frequentes entre os homens (50,5%). Além disso, entre eles, 24,1% disseram não ter interesse, e 8,2% já tinham concluído o nível de estudo que desejavam.

Para as mulheres, o motivo relacionado a trabalho para não estudar também foi o mais frequente (30,5%); 26,1% delas alegaram ter que cuidar dos afazeres domésticos ou de criança, adolescente, idosos ou pessoa com necessidades especiais, proporção 30 vezes superior à observada entre os homens; e 14,9% não tinham interesse.

Estudos x Trabalho

No Brasil, em 2016, havia 51,6 milhões de pessoas de 14 a 29 anos de idade. Desse total, 13,3% estavam ocupadas e estudavam; 20,5% não trabalhavam e não estudavam; 32,7% não trabalhavam, mas estudavam e 33,4% estavam ocupadas e não estudavam.

Entre os homens nesse grupo etário, 14,7% não trabalhavam nem estudavam. No caso das mulheres, esse percentual chegou a 26,4%. Em relação à cor ou raça, a maior diferença entre os grupos foi estimada para as pessoas que não trabalhavam nem estudavam: 16,6% para as de cor branca e 23,3% para as pretas ou pardas. (Fonte: Agência Brasil)

IBGE: 24,8 milhões das pessoas de 14 a 29 anos não frequentam escolas no país

  1. Sempre Atento disse:

    Por isso tem um bando de políticos ladrões ,incompetentes ,demagogos hipócritas no poder, não vou muito longe só olha aqui na nossa cidade,tem uns vereadores nesta câmara que não serve nem pra ser presidente do clube de bola de gude,imagina representar esta cidade,mas culpados é o povo,que vota por uma consulta,um bujão,um emprego na prefeitura ou na câmara, já que não tem capacidade de procurar em outro lugar,sem falar nos políticos maiores daqui da nossa cidade,não vou nem citar,por que não vai sobrar um,todos querendo dá uma de bonzinho com o povo,mais só quem ganha são eles,o povo fica comendo as unhas do pés,pois as das mãos já acabaram a muito tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários