Humberto Costa quer pressa em aprovação de projeto que garante mais recursos a municípios

por Carlos Britto // 07 de dezembro de 2015 às 17:00

senador humbertoO líder do PT no Senado, Humberto Costa, apresentou à Casa requerimento pedindo “regime de urgência” ao substitutivo da Câmara dos Deputados (15/2015) referente ao projeto de lei que garante mais recursos aos cofres dos municípios.

A proposta proíbe os municípios e o Distrito Federal de reduzir a alíquota do ISS, o Imposto sobre Serviços, a menos de 2%. De acordo com o requerimento de Humberto, apoiado por mais de dois terços dos senadores, a matéria deixará de ser apreciada na Comissão de Assuntos Sociais, onde está, e na Comissão de Constituição e Justiça, para onde iria, e segue direto ao plenário do Senado.

Para que o trâmite seja encurtado, o requerimento terá de ser aprovado pelos parlamentares no plenário da Casa. “É muito importante aprovarmos esse projeto, pois ele visa diminuir a dependência dos municípios em relação às transferências constitucionais da União – em especial, o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) – e as transferências relativas ao ICMS e ao IPVA“, explica Humberto.

Ele ressalta que as cidades ainda poderão receber cotas maiores do ICMS e do IPVA. Isso porque o projeto prevê que, na hipótese da pessoa jurídica promover saídas de mercadorias por estabelecimento diferente daquele no qual as transações comerciais foram realizadas, o valor será repassado ao município onde ocorreu a transação comercial. As informações são da assessoria do senador.

Humberto Costa quer pressa em aprovação de projeto que garante mais recursos a municípios

  1. Maria do Socorro disse:

    Tão correndo pra molhar as mãos dos prefeitos e comprar apoio. Porque não fizeram isso antes? Resposta: aí sobrava mais dinheiro para a cumpanheirada botar no bolso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários