Hemope faz apelo por doações de sangue em todo o Estado

0
(Foto: Reprodução)

As doações de sangue tiveram um aumento registrado em seu estoque no Hemocentro Recife, após a instituição convocar os pernambucanos. Mas nos últimos meses o hemocentro registrou queda nas doações, com um déficit de cerca de mil bolsas de sangue ao mês. Para o bom funcionamento da rede, é preciso garantir até 400 coletas por dia. Nos últimos dias, esse número foi restabelecido, mas, para regularizar o fornecimento aos hospitais da rede, é necessário manter esse fluxo.

Centro de referência nacional em hematologia e hemoterapia, fornece insumos para os hospitais das redes pública e privada, garantindo o atendimento aos pacientes que estão com sangramentos, em tratamento quimioterápico e para realização de cirurgias e transplantes. O doador pode ir ao Hemope de segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive nos feriados. Também é possível agendar a doação ligando para o 0800-081-1535 (apenas para o período da tarde). Para ser um doador, é preciso que tenha 16 anos completos e no máximo 69 anos. É obrigatória em todas as doações a apresentação de um documento oficial, com foto.

Quanto à recomendação aos hospitais, o Hemope esclarece que, apesar da diminuição na doação de sangue está fornecendo sangue para as cirurgias de urgência e emergência, inclusive as oncológicas, em todas as unidades da rede estadual. É importante que o doador esteja se sentindo bem e que não esteja doente. Se contraiu dengue, zika ou chicungunya ou esteja com qualquer sintoma, é preciso que realize a doação pelo menos 30 dias depois do desaparecimento dos sintomas.

Para quem se vacinou contra a gripe, a orientação é aguardar um período de 48h para realizar a doação de sangue. Além do hemocentro do Recife, localizado no bairro do Derby, também há uma unidade de coleta dentro do Hospital da Restauração (HR), que funciona de domingo a sexta-feira. Os interessados podem realizar a doação também em outros municípios pernambucanos nas unidades Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ouricuri e Serra Talhada. Com informações da assessoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome