Guerra Santa: Troca de cartas e farpas expõe ambiente ruim na igreja católica em Petrolina

por Carlos Britto // 23 de agosto de 2017 às 11:42

Palácio Diocesano em Petrolina (Foto: Blog do Carlos Britto)

A igreja católica em Petrolina está dividida ao meio. A carta de protesto do bispo Emérito Dom Paulo Cardoso da Silva, contra a construção de uma camelódromo nos jardins do Palácio Episcopal, caiu como uma bomba no clero da Diocese.

Em entrevista exclusiva a este Blog, publicada mais cedo, Dom Paulo explica sua razões:

Não sou contra, apenas por ser contra. Entendo que a Diocese tem outros imóveis  que poderiam attender a expectativas. Desde o início me posicionei contrário radicalmente perante o bisbo Dom Manoel, perante o clero, por escrito. Estive até na secretaria de obras para ver a viabilidade dessa obra e, para minha alegria na época, tranquilidade, me foi dito que era realmente inviável um tipo de projeto desse nas adjacências do palácio episcopal?O palácio está para a cidade como está a Catedral e a Matriz: Podem até pertencer legalmente a Diocese, mas são patrimônios históricos e inestimáveis do povo de Petrolina”.

O atual administrador da Diocese de Petrolina, Padre Antonio Malan de Carvalho divulgou uma carta dura contra o ex-bispo, de quem foi vigário Geral.

Padre Malan enumera argumentos e sobe o tom de maneira nunca vista na igreja de Petrolina.

“Um bispo, por ofício, por amor e vocação tem o dever de zelar, em qualquer circunstância, pela unidade da Igreja. Não é razoável, nem cristão, sequer sugerir, quanto mais favorecer e/ou alimentar divisões na Igreja de Jesus Cristo que, afinal, pediu em oração: Ficamos perplexos e decepcionados com as publicações recentes”.

O administrador da Diocese diz ainda que se dependesse de Dom Paulo a Catedral não teria sido reformada.

“Se dependesse dele, certamente a nossa Catedral não estaria como está agora, em todo o seu esplendor e beleza; tampouco a Igreja Matriz teria recebido o tratamento que recebeu recentemente. Quem tem olhos, olhe, veja! Com a devida atenção, não é difícil perceber que as recentes publicações de D. Paulo seguem a mesma lógica: o que é bom e belo é, no seu entender, apenas luxo, daí a sua oposição”.

Comentário Meu:

Nessa guerra santa todos perdem. Muito mais a comunidade católica, que vê uma igreja rachada ao meio de forma severa. Rusgas internas exportas e cartas fora do tom revelam que nem tudo é paz e oração no clero, que se sentiu atacado e devolveu com virulência a um ex-bispo de 83 anos. Dom Paulo pode não ter acertado em tudo, mas é fato que nunca se omitiu. A Diocese de Petrolina tem mesmo muitos imóveis, muitos bens e o Palácio Episcopal deveria mesmo ser preservado. Melhorado, recuperado, mas preservado.

Uma fonte me informou que um decreto de tombamento pode estar sendo solicitado por parte da sociedade civil ao prefeito Miguel Coelho, mas ainda não confirmamos a informação.

Guerra Santa: Troca de cartas e farpas expõe ambiente ruim na igreja católica em Petrolina

  1. Petro disse:

    E o caso Beatriz?

  2. Costa disse:

    Padre Malan deveria orar mais e falar menos, principalmente nesse caso.
    Será uma vergonha transformar o local que faz parte da história de Petrolina em em camelódromo, pois já existe um bem próximo e não resolveu o problema dos ambulantes.
    Há um espaço vazio ao lado, onde antes era estacionamento privado e hoje só serve pra morador de rua fazer suas necessidades, porque não fazer ali o tal empreendimento ?
    Qual será o terceiro camelódromo? a Catedral????

  3. Mauricio Dantas disse:

    Transformar a entrada de um prédio histórico da cidade como o Palácio Episcopal em feira de ambulantes é ideia de um administrador que demonstra nenhum interesse na cultura e no patrimônio da cidade. Isso esconde interesses financeiros e escusos de particulares. Reprovo como cidadão Petrolinense veementemente isso espero que a população católica da cidade expulse os “vendilhões do templo” mantendo a nossa historia e cultura através de seu patrimônio!

  4. Maria Clara disse:

    Lamentável! Não respeitar mais o espaço da igreja, ao invés de, restaurar o espaço do Palácio dos Bispos para quê se pudesse preservar o patrimônio histórico e cultural desde a fundação da cidade de Petrolina aonde o cidadão petrolinense, aqueles que nasceram na cidade de Petrolina suas memórias históricas fossem preservadas e respeitadas, sou evangélica, mas sou admiradora das construções antigas da Igreja Católica é um marco histórico, tem que agilizar o processo para quê o Palácio dos Padres seja restaurado imediatamente.

  5. Maria disse:

    Nossa !! Que decepção do clero, na verdade já venho tendo decepções há algum tempo e nem por isso troco minha fé por outra fé. Mas quanto a essa briga realmente decepciona parecendo guerra de poder, o palácio tem uma linda estrutura e deve sim ter um decreto de tombamento, (não remover uma telha do lugar) Espero que cheguem ao um denominador comum.

  6. Inocente disse:

    Senhores Vereadores apurem com quem está o dinheiro desta diocese. Já venderam o Centro Diocesano, e outros e outros mais. Porque estão vendendo tudo agora? Vamos esperar o novo Bispo.É queima de imóveis?

  7. José J. Mateus disse:

    Dentro da Diocese a corrente do PT, , está transformando a congregação num balcão de negócios. Demitiram a direção do Dom Bosco, professores antigos, e colocaram apadrinhados, militantes sem qualificação. Adotaram o COC, um sistema de ensino desconceituado no nordeste. Pagam caro os processos trabalhistas perdidos. Venderam imóveis, mas buscam empréstimo bancário. E pelos corredores, nas sombras, planejam, fazem complô e arquitetam novas artimanhas.

  8. Mara disse:

    Enquanto Dom Malan em visão de erguer a Casa de Deus e em seguida seu progresso, Mostrar Petrolina como terra dos impossíveis, nos entristece vê o Clero de Petrolina dividido, onde o momento brasileiro requer união, fé e perseverança. Nada demonstrado do Clero atual. Serve de exemplo que Igreja Católica discuta interno, sem trazer para a sociedade problemas e não percam fiéis com a desunião.

  9. Núbia disse:

    O que demonstra a todos nós é que a atual administração da Igreja Católica, não tem o mínimo de respeito ao Bispo Emérito da nossa cidade. Homem estudado, poliglota, que sempre trabalhou na intenção de formar pastores para a messe, fazendo a união da sociedade para com a Igreja. Fica o nosso repúdio dessa administração passageira.

  10. Leandro de Oliveira Ferreira. disse:

    Estão fazendo uma tempestade num copo d água, vocês conhecem o espaço onde vai ser a construção? que serventia havia ali para a diocese? como disse o Pe. Malan só havia árvores , gatos e lixo acumulado , a melhor coisa é vender e adquirir verbas para os projetos da diocese ….. Quanto ao Dom Bosco está melhor do que antes , a Professora Terezinha Teixeira não tinha condições nem sequer de andar nos corredores do colégio , o sistema COC tá dando certo no colégio e a gestão do Pe. Antonio é um sucesso pois se trata de um intelectual com Doutorado que sempre serviu a diocese com amor e dedicação e tem como objetivo fazer esse colégio crescer , coisa que Terezinha e sua equipe não conseguiram….. reflitam.

    1. Núbia disse:

      Verbas? Para que? E em se tratando de CDDB, muito antes sendo administrado por uma educadora. Mas, na mão de Padre Antônio, pasmem! CDDB funcionários são tratados mal e forçados a pedir demissão.

      1. Maristela Aguiar disse:

        Com a professora Terezinha as coisas eram transparentes e honestas. E ela nem andava de cabine dupla comprada com dinheiro da diocese.

        1. Francisco José disse:

          Todos sabem que Pe. Antônio trabalhou a vida toda e
          é aposentado do instituto federal. Qual o problema de um excelente profissional na maturidade da vida ter um carro fruto do seu trabalho de mais de 40 anos. A senhora deve conhecer as pessoas e sua história antes de falar estas mentiras. A fofoca é coisa do diabo. Quem mente é filho do diabo,pai da mentira. Difamar as pessoas ainda mais um homem da envergadura moral e intelectual como Pe. Antônio é uma covardia e falta de seriedade e responsabilidade.

    2. Jose J. Mateus disse:

      Não é isso que os pais e alunos do Colégio pensam. Não é isso que a sociedade petrolinense vê. Vc só quer defender seu emprego, e não aceitar os péssimos resultados. Esse intelectual com doutorado é do PT, é comunista, e comunista não crê em nada, a não ser na força do dinheiro. Mas o domínio de vocês está acabando, e a sociedade petrolinense dará o troco.

      1. Pe. Antonio disse:

        A serviço da verdade dirijo-me à pessoa com codinome ou nome verdadeiro Maristela Aguiar: você que elogia a transparência e honestidade da gestão da professora Teresinha deveria imita-Lá e não ser leviana e irresponsável fazendo afirmações maldosas e mentirosa desprovidas de fundamento. Afirmações que não pode provar caso seja acionada pra levar as provas. Tenha respeito ebinforme-se bem antes destilar seu veneno peçonhento. Uma pessoa maledicente nem fica bem defender d. Paulo. O testemunho de uma pessoa leviana e mentirosa não tem valor algum. A Hilux é fruto de trabalho honesto. Não tem um centavo da diocese. Já é a terceira de minha propriedade. E o trabalho sério. Não foi conseguido com jeitinho e nem bajulacao. Siga o exemplo de transparência e honedtidsde da professora Teresinha que você elogia.Apareca para dizer pessoalmente a mim o que escreveu aqui de forma leviana e irresponsável

  11. Carlos disse:

    ‘A minha casa será chamada casa de oração’; vós, ao contrário, estais fazendo dela um ‘covil de salteadores’”.
    Mt. 21:13. Estou com Dom Paulo, absolutamente equivocado propor área comercial em terra Santa.

  12. Amor disse:

    Lamentável a postura do Padre Malan e muito sensata e lúcida a postura de Dom Paulo.
    Agora entendo o porque da saída de Dom Manuel, mas lamento ele está a frente da diocese por tanto tempo e não ter tido pulso firme para impedir que certos devaneios acontecessem.
    Porque esse projeto passou tanto tempo na surdina?

  13. FAS disse:

    Padre Malan será que o senhor também ? vejo também que venderam um terreno que fica a antena da emissora rural próximo Residencial Bernadino, estranho essa ganância
    No Brasil que vivemos tudo esses interesses
    A Diocese paga Imposto nessas vendas?

  14. José Simão - Católico praticante disse:

    A Santa Igreja, sabiamente, jubila seus bispos aos 75 anos, para que depois de combaterem o bom combate, guardem a fé e deixem que seus sucessores sigam a boa obra, pois a Obra de Deus não pára. O bispo emérito, pode estar coberto de razão, mas, deve ter humildade de não macular a boa fama de seus filhos (o clero), ou de seu irmão (bispo sucessor). Nas três décadas em que governou, cometeu algum erro? Todos a sua volta o protegeram, não o expuseram, se não por ele, mas, pela unidade da Igreja. Talvez esteja aí o motivo pelo qual D.Manoel desistiu. Que D.Paulo se arrependa e que N.Sra. Rainha dos Anjos e Sta. Teresinha do Menino Jesus o abençoem no propósito de ver a Igreja acima do apego ao poder. Que Jesus Sacramentado Tenha misericórdia de nós!

  15. Leandro de Oliveira Ferreira. disse:

    Estamos aqui refletindo sobre a construção nos arredores do palácio e não sobre administração do colégio Dom Bosco…… se os Pais não gostam do COC por que não tiram os filhos de lá e por que não conversam com o diretor que eu conheço muito bem e é aberto ao diálogo quando se trata de um diálogo inteligente e não conversas bestas…. nas paróquias onde passo vejo Pais com interesse de colocar seus filhos no Dom Bosco , pena que alguns não tem condições financeiras , mas Pe. Antonio nunca se recusou a dialogar e oferecer desconto há quem quer estudar de verdade e crescer na vida, não esqueçam que Pe. Antonio tem mais de 30 anos como educador e o carro dele não é com dinheiro de Igreja e sim suor de seus longos anos de trabalho como professor do Emaaf, Otácilio , If Sertão , etc… quando pároco do Ouro Preto seu carro era um simples gol , deixem de falar da vida alheia e rezem pela Igreja que vocês dizem fazer parte .

  16. Pe. Antonio disse:

    A serviço da verdade dirijo-me à pessoa com codinome ou nome verdadeiro Maristela Aguiar: você que elogia a transparência e honestidade da gestão da professora Teresinha deveria imita-Lá e não ser leviana e irresponsável fazendo afirmações maldosas e mentirosa desprovidas de fundamento. Afirmações que não pode provar caso seja acionada pra levar as provas. Tenha respeito ebinforme-se bem antes destilar seu veneno peçonhento. Uma pessoa maledicente nem fica bem defender d. Paulo. O testemunho de uma pessoa leviana e mentirosa não tem valor algum. A Hilux é fruto de trabalho honesto. Não tem um centavo da diocese. Já é a terceira de minha propriedade. E o trabalho sério. Não foi conseguido com jeitinho e nem bajulacao. Siga o exemplo de transparência e honedtidsde da professora Teresinha que você elogia.Apareca para dizer pessoalmente a mim o que escreveu aqui de forma leviana e irresponsável

  17. Pé. Antonio disse:

    Que prevaleça a verdade! Que o bom senso e o desejo de acalmar os animos e resgatar a unidade guie daqui pra frente os espíritos de quem ler e comenta as matérias do blog. Comentários rasteiros e sem fundamentos como os de José j. Mateus, Núbia e de outros que para defender uma posição apelam para o ataque a honra e a imagem de alguém de forma gratuita sem conhecimento de causa não merecem nem ser lidos porque o intuito não é ajudar a dirimir dúvidas e esclarecer. Nem apoia quem eles pensam que estão apoiando. Disparam ataques grosseiros e gratuitos sem pensar nas consequências. Esses nem são católicos e nem tem amor a igreja. Portanto, aqueles que ainda desejarem dizer algo sobre o assunto leiam antes o comentário de José Simão, uma pérola seu raciocínio: lúcido e firme condizente com o espírito evangélico. Posicionou-se de maneira educada sem agredir ninguém. E nem defender de forma apaixonada sua posição. Parabéns! Suas palavras ajudam a resgatar o clima de entendimento e de paz. Bravo José Simão!

  18. Francisco José disse:

    Pe. Antônio é um grande sacerdote para nossa Igreja Diocesana e ao mesmo tempo deveras um grande intelectual. Homem das letras e de uma humildade exemplar. Sempre teve uma vida transparente além do fato de ser muito responsável, sincero e verdadeiro. Criticas baixas e baseadas unicamente na inveja e na fofoca sem fundamento algum como os de José j. Mateus, Núbia e de outros que para defender uma posição recorrem a fofocas não merecem consideração. Pessoas responsáveis falam com base na verdade e não baseadas na mediocridade de fofocas ouvidas. Pe. Antônio é um padre e um profissional que trabalhou a vida toda e mesmo com vereador nunca entrou na sujeira da corrupção. Tudo o que ele têm é fruto do seu trabalho e competência. Não ter simpatia com o padre é uma coisa. Agora o motivo de pessoas não simpatizarem com o padre não lhes dá o direito de difamar a vida de um homem de relevantes serviços prestados até hoje à Igreja e a sociedade. “Quem difama o próximo é um homicida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários