Grupo Operativo da Ouvidoria Cidadã promoverá audiência pública em Juazeiro

por Carlos Britto // 14 de outubro de 2010 às 07:29

Durante todo mês de outubro, o Grupo Operativo (GO) da Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia promoverá uma mobilização nos municípios do interior, realizando audiências públicas nas 34 cidades em que a Defensoria atua. A proposta desses encontros com a sociedade civil é fazer um levantamento preciso das demandas e expectativas da população no que se refere aos serviços oferecidos pela Defensoria. Com as audiências, as representações sociais que compõem o Grupo levarão para as suas respectivas localidades a discussão sobre acesso qualificado à Justiça. Esse processo é pioneiro nas instituições de Justiça do país.

Os dois primeiros encontros aconteceram nas cidades de Livramento de Nossa Senhora, em 21 de setembro, e em Feira de Santana, no dia 22. Na ocasião lideranças diversas, bem como representantes do poder público, expuseram problemas coletivos – segurança pública, violência doméstica, questões estruturais, atendimento mais humanizado, dentre outros- e a necessidade de aproximação com Defensoria, uma vez que essa instituição prima pela dignidade da pessoa humana e pela proteção aos seus direitos.

A iniciativa significa também o fortalecimento da participação popular democrática nos espaços formais de Poder, levando suas reivindicações e necessidades de forma direta e verdadeira à Instituição. “Existem formas de potencializar os serviços prestados pela Defensoria, buscando, de maneira constante, a sua essencialidade. Nesse sentido, devemos atuar para além de ações pontuais ou individuais. É preciso planejar ponderando as diversas considerações feitas pelas organizações sociais pensando, assim, em todo o coletivo. E o Grupo Operativo tem o papel político de mobilizar”, destacou a Ouvidora-Geral, Anhamona de Britto. No dia 15 de outubro, a audiência acontecerá às 13h30, na Associação de Moradores do Bairro Alagadiço, no bairro Alagadiço no Centro da cidade. (Vizinho ao prédio do Ministério Publico).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários