Governo reafirma conclusão das obras da Transposição em dezembro e admite estudos sobre interligação dos Rios São Francisco e Tocantins

por Carlos Britto // 10 de junho de 2016 às 18:01

As obras físicas da Transposição do Rio São Francisco ficarão prontas no próximo mês de dezembro e, a partir de então, os reservatórios serão gradativamente enchidos, enquanto obras complementares, em parceria com os estados, serão executadas. A afirmação é do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, que esteve visitando as obras nesta sexta-feira (10) em Juazeiro do Norte (CE).

Determinamos às construtoras que ampliem ao máximo a capacidade de execução das obras para que cumpramos o prazo dado pelo presidente Michel Temer“, frisou o ministro. Helder Barbalho lembrou que, na média, essa ampliação de produtividade será de 42%. “Dessa forma, a água poderá contribuir com o abastecimento dos reservatórios de Orós e também do Castanhão, com repercussão imediata nas áreas com maior densidade populacional do estado do Ceará“, explicou.

A Transposição, segundo o governo federal, vai garantir o abastecimento constante de água a uma população de 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, que possuem períodos cíclicos de estiagem.

Interligação

Ainda durante a visita a Juazeiro do Norte, o ministro Helder Barbalho também admitiu haver estudos para a interligação das bacias do São Francisco e do Araguaia-Tocantins visando a abastecer os canais o Projeto de Integração. No entanto, ele não deu maiores detalhes sobre o assunto. (foto/arquivo divulgação)

Governo reafirma conclusão das obras da Transposição em dezembro e admite estudos sobre interligação dos Rios São Francisco e Tocantins

  1. Marcos Macedo disse:

    è justo que quem teve a dimensão da obra deverá está presente na inauguração, é uma obra que ficará na memória e na alma do sertanejo que carrega na pele ressecada as marcas da seca incrustada em suas vidas. Certamente esse mesmo povo saberá distinguir a verdade de quem se preocupa com o povo, daqueles que apenas cuidam dos rentistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários