Gonzaga Patriota critica corte de energia do Sistema Itaparica e cobra mais atenção da Codevasf

por Carlos Britto // 31 de março de 2015 às 08:20

gonzaga (2)_640x360O deputado federal Gonzaga Patriota usou a Tribuna da Câmara, nesta segunda-feira (30), para pedir socorro em nome de milhares de trabalhadores da fruticultura, expulsos das suas ilhas e margens do Rio São Francisco há mais de duas décadas para a construção da barragem de Itaparica, em Petrolândia (PE) e Glória (BA).

Patriota destacou que a Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), responsável por essa obra, ainda não cumpriu todos os compromissos assumidos com os reassentados e, dentre esses, repassou para a Codevasf algumas responsabilidades que também não estão sendo cumpridas, como por exemplo, as despesas de manutenção e o fornecimento de energia elétrica.

Segundo Gonzaga, essa falta de compromisso dos órgãos citados causa sérios prejuízos aos trabalhadores rurais. Em fevereiro deste ano, a Codevasf emitiu ofício no qual informou sobre corte orçamentário que a levou a suspender compromissos associados aos perímetros irrigados em questão. A Chesf reiterou a sua desoneração quanto à operação e manutenção dos respectivos perímetros irrigados, assim como o custeio da energia elétrica. Com isso, a Celpe emitiu carta à Codevasf informando o débito vencido do perímetro irrigado de Itaparica, em Pernambuco, e apresentando os aspectos legais que admitem o corte de energia pela inadimplência. No fim de março, Coelba e Celpe suspenderam o fornecimento.

Para protestar contra o descaso, pequenos produtores bloquearam a BRs 428, 116 e 316 reivindicando a reativação imediata da energia cortada dos assentamentos Brígida, Fulgêncio, Apolônio Sales, Icó-Mandantes, Rodelas, Glória, Pedra Branca, Curaçá e Abaré. O Ministério da Integração Nacional fez acordos para o pagamento dos débitos da Codevasf com a Celpe e Coelba.

Cabe agora, indagarmos desta tribuna, quem vai arcar com os prejuízos dos milhares de pequenos irrigantes que tiveram suas energias cortadas durante três dias ininterruptos? E qual a garantia que têm esses trabalhadores de que esse e outros calotes serão honrados?”, disse.

Por fim, Gonzaga ainda fez um apelo para que o Governo Federal e seu órgãos cumpram com os compromissos assumidos perante os reassentados.

Cobramos ainda a construção e recuperação das estradas asfaltadas, do Centro de Abastecimento, das escolas, dos postos de saúde, das áreas de lazer e, principalmente, do desassoreamento das terras irrigadas, dentre outras promessas não cumpridas“, concluiu.

Gonzaga Patriota critica corte de energia do Sistema Itaparica e cobra mais atenção da Codevasf

  1. João Grande disse:

    Infelizmente o problema do Sistema Itaparcia não é de hoje.
    Os atuais gestores apenas contribuiram com sua incompetência para o momento de caos.
    É com pesar que observo a situação dos perímetos irrigados pertencentes à região de Itaparica.
    Uma pena!

  2. Maria do Socorro - Dilma e o dia da mentira disse:

    Na época dos Coelhos, que implantaram esses perímetros, não era assim. O PT é contra o agronegócio e a favor do MST.
    Então
    No dia 1º de abril, dia da mentira, os brasileiros vão fazer um apitaço, buzinaço e baterão panelas para protestar contra as mentiras de Dilma, o PT e a corrupção. Os protestos pacíficos começam às 20 hs e vão durar um minuto.
    Onde você estiver nesse dia e nessa hora, faça a sua parte!!

  3. Pedro Lídio disse:

    Deputado Gonzaga, cobre da Codevasf a Assistência Técnica e Apoio a Produção. Estamos há mais de 2 anos sem esse serviço no Sistema Itaparica. É um apelo que fazemos para o senhor.

  4. Pedro Lucas disse:

    Atrasado hein?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários