Frutos da caatinga ganham festival gastronômico em Petrolina

O festival ‘UmbuPancs’ está confirmado para o próximo mês de abril, em Petrolina. Trata-se do primeiro evento gastronômico especializado em frutos e produtos da caatinga. Na programação, estão previstas degustações de pratos típicos do semiárido e dos vinhos do Vale do São Francisco, além de aulas shows, palestras, apresentações artísticas, seminário gastronômico e um jantar magno no Restaurante Flor de Mandacaru.

O festival, que tem o apoio do Sebrae e do Senac,  começa no domingo (2), a partir das 17h, na Praça 21 de Setembro, Centro da cidade, com uma feira que irá mostrar a cultura regional, incluindo artesanato e apresentações artísticas. Na segunda (3) e terça-feira (4), o público poderá conferir, a partir das 14h, uma série de aulas shows no auditório do Senac, com nomes expressivos da gastronomia nordestina.

Na quarta-feira (5), o evento será encerrado às 19h com um Jantar Magno no Restaurante Flor de Mandacaru, onde serão servidas iguarias com produtos do bioma Caatinga. A coordenação do festival UmbuPancs já confirmou as participações  de chefs de cozinha e professores bastante conhecidos pela atuação e valorização da culinária regional, a exemplo de Paulo Machado e Moacir Sobral, que além de aulas show, vão ministrar palestras sobre os temas ‘Valorização da comida brasileira’ e ‘A cozinha nordestina revisitada’.

O público também poderá conferir as apresentações dos chefs e professores Robson Trindade, Clodomiro Tavares e João Barreto (Cumpade). A primeira edição do festival gastronômico UmbuPancs é coordenada pelas chefs de cozinha Jucilene Melo e Geórgia Romero. De acordo com Jucilene, o objetivo do evento é promover a diversidade gastronômica originária do semiárido, a exemplo do umbu, queijo de cabra, peixes do Rio São Francisco e outras plantas não convencionais (Pancs) como a coroa de frade, mandacaru e a palma.

“O festival ressalta a importância desses produtos, buscando integrar os diversos aspectos sociais, econômicos e ambientais”, completou acrescentando ainda que será publicado um livro com receitas criadas durante evento. As inscrições para o seminário gastronômico custam R$ 50,00 e já podem ser feitas no Sebrae e no Senac, em Petrolina.

Comentários

Deixe uma resposta

Últimas notícias

Chuva volta ao Pajeú e assusta moradores

30/04/2017 às 13:34 por Carlos Britto

Bagagens voltarão a ser cobradas por empresas aéreas

30/04/2017 às 10:27 por Carlos Britto

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br