Fim do ‘mistério’ e polêmica à vista: Estátua-símbolo do Bodódromo será restaurada por dono de restaurante, mas idealizador da obra contesta

por Carlos Britto // 28 de janeiro de 2015 às 11:05

bododromo_640x480O ‘mistério’ acerca do sumiço repentino do maior símbolo do Bodódromo, na Areia Branca, zona leste de Petrolina, já foi desvendado.

Pelas redes sociais, o radialista Edenevaldo Alves informou que a estátua do bode, localizada na entrada de acesso do Bodódromo e uma das atrações do espaço gastronômico, será restaurada.

Quem patrocinará o serviço será o empresário Ângelo Araújo, dono do restaurante Ângelo do Bode Assado, que obteve autorização da prefeitura. Desgastada pelo tempo, a estátua também já estava com um dos ‘chifres’ quebrados e com os ‘testículos’ arrancados por conta da ação de vândalos.

Idealizador da obra, o escultor Jota Mildes informou a este Blog que já havia solicitado à prefeitura, por diversas vezes, desde o ano passado, a missão de restaurar a estátua. Ao saber, ainda ontem (27), que o sumiço do ‘bode’ poderia estar relacionado a isso, Jota Mildes contestou. “De acordo com a Lei dos Direitos Autorais, é vedado a qualquer pessoa proceder a qualquer tipo de reparo em uma obra de arte sem o consentimento do seu autor! A não observação disto constitui-se em crime. Portanto, aguardo informações mais precisas para então tomar as minhas providências”, disse.  (foto/arquivo Blog)

Fim do ‘mistério’ e polêmica à vista: Estátua-símbolo do Bodódromo será restaurada por dono de restaurante, mas idealizador da obra contesta

  1. Roberto Alexandre disse:

    Deixe de ser mesquinho Sr. Jota Mildes, a atitude desse empresario deveria ser elogiada pela vontade que ele teve em zelar esse patrimônio que esta abandonado à muito tempo. Se o Sr. que se diz pai desta obra e solicitou à prefeitura a sua recuperação e não foi atendido. Qual o problema dela ser recuperada por um particular, uma vez que a mesma vai voltar a ficar bonita e com isso sua obra permanecerá por muito tempo ainda la. Acho que você deva ter recebido pela escultura do bode, se recebeu deixa de ser propriedade sua e sim do município. Vamos zelar por Petrolina.

    1. Cidadão disse:

      Parabenizo o empresário pela atitude e isso não tira nenhum momento mérito do autor, ao contrário, o empresário está fazendo um favor para vc e todo mundo. Se dependesse somente da administração do município a SUA estátua ficará acabado mesmo.

      E…outra coisa que há muito tempo D-E-V-E-R-I-A ser restaurado é a própria estrutura do Bodódromo !!! Lá é um dos ou até mesmo o principal cartão postal da nossa região.

    2. FABIANA M BARBOZA disse:

      BOA RESPOSTA ROBERTO ALEXANDRE:
      O BOM É QUE AINDA EXISTE PESSOAS QUE ZELAM POR PATRIMÔNIOS DA NOSSA CIDADE, EM QUANTO ISSO OUTROS CRITICAM A BOA AÇÃO!!!

  2. angelica disse:

    o bom é que vai ser restaurado ou vc prefere que fique do jeito que está? porque vc mesmo não restaurou? é cada uma viu!!!

  3. A tempestade disse:

    É LASCA UMA COISA DESSA, TÁ QUERENDO TIRAR PROVEITO DA SITUAÇÃO, ANGELO TEVE AS MELHORES DAS INTENÇÕES.

  4. Editor disse:

    concordo com o autor, só ele é autorizado para reparar por ser o criador, imagina algum particular mexer na sua obra, não pode, é lei. É igual um carro ou outro produto que se adquire, só na autorizada que deve levar. Não conheço ninguém, nem um nem outro, só sei que o Sr. Jota Mildes está com a razão e ganha na justiça ligeirinho isso aí, #moleza

    1. Fabricio disse:

      Então pq esse mói de chifre não restaurou logo??? O bode tava parecendo uma ovelha sem lã, já.

  5. fabiano juan disse:

    Kkkkk e cada uma da mesma maneira que esse empresário restaurou o senhor também.podia restaurar ou isso tudo e pq ele não procurou o senhor para fazer o trabalho? Seu jota o seu trabalho vai permanecer lá a única coisa que vai ser feita e a restauração do patrimônio
    deixo aqui a dica coloca o pode em um engraçado pra não virar alvo de vândalos de novo ou uma câmara próximo pq destruir patrimônio público tbm da cadeia

  6. Maria disse:

    Sr. Roberto Alexandre e sra. Angélica não entenderam nada. O autor tem que autorizar, se encaminharem o pedido a ele, com certeza ele enviará. Não importando que quem vá fazer o serviço se é a Prefeitura ou se é particular.
    Agora, porquê o sr. Angelo não entrou em contato com o artista pedindo-lhe autorização? Esta história ainda está cheirando mal. Iam fazer uma outra coisa e no entanto o tiro saiu errado.

  7. Rita de Cássia disse:

    Maria, será que o autor procurou mesmo restaurar a obra? Não vejo necessidade prá tanto burburinho. Pôxa vida, a estátua tava lá toda danificada, alguém tem uma belíssima atitude de restaurau-la e só gerou confusão! Vai entender o povo!

    1. Maria disse:

      Sra. Rita de Cássia, segundo uma pessoa conhecida, é verdadeira a parte em que o autor fala que procurou a prefeitura para restaurar a obra. Que a última vez em que esteve em Petrolina foi por ocasião da inauguração daquelas estátuas que estão na praça D. Malan, ali ele falou diretamente com o prefeito, mas o prefeito não lhe deu nenhuma resposta.

  8. EDINHO disse:

    Primeiro que Jota Mildes pode ser processado pelos CARNEIROS, pois a carne lá não é de BODE, mas sim de CARNEIRO..
    Devemos mudar AQUELE ESPAÇO para: CARNEIRÓDROMO. KKKKKKKKKKKKKK

  9. JOTA MILDES disse:

    Com todo o respeito às digníssimas pessoas que fizeram comentários sobre o assunto da retirada de escultura símbolo do Bodódromo, quero esclarecer que infelizmente estamos em um país onde ultimamente as leis não são cumpridas. Aprendi como cidadão que as leis existem para serem cumpridas. Se há uma Lei que estabelece proteção às obras de artes (dança, música, pintura, escultura, etc) e seus autores, esta deve também ser respeitada. As obras de arte são partes subjetivas de quem as cria, de quem as concebeu, de quem as visualizou e tornou reais. São horas e horas, dias, de trabalho e total dedicação mental e e física para que cheguem ao agrado do autor e possivelmente de quem as verá. Por isto a proteção da Lei. Principalmente porque restauração de escultura não é só remendar ou pintar, pois ali está implícito o sentimento do artista, e na maioria dos casos determinados detalhes são modificados.
    Aos pouco informados reitero que deixei várias vezes na Prefeitura, como reforço, em anos anteriores, os meus contatos para qualquer necessidade de restauração não só do bode como também das obras no Complexo Porta do Rio. Fui à Prefeitura várias vezes mas não obtive êxito.
    Não estou querendo criar problema, mas sim conseguir solução para uma coisa que pra muitos pode parecer sem importância, mas que para mim tem muito significado.
    Minhas desculpas para quem não me entende e meus agradecimentos para aquelas pessoas que sabem o que significa a arte para os seus criadores.
    Continuo aguardando contato da Prefeitura, com quem venho insistindo e não tenho conseguido resposta..

  10. JOTA MILDES disse:

    Ainda sobre a questão. Respondendo ao Sr Roberto Alexandre. A Lei do Direitos Autorais assegura que mesmo sendo obra “vendida” pelo autor para colocação em logradouros, ou quaisquer ambientes de visitação pública, esta e seus criadores continuam sendo amparados, e que só por estes, ou com autorização destes, podem ser restauradas ou modificadas!

    1. Benedito Ramos disse:

      Engraçado, quando é com outrem, muitos acham normal burlar a lei e desrespeitar os direitos do autor de uma obra, queria ver se fosse de vocês.
      A questão é a falta de respeito. Respeito é o que nossos políticos e empresários só acham que merecem mas não tem que ter pelos outros.

  11. gilvan disse:

    ponha o bichinho no lugar que estava e não se fala mais nisso.

  12. Maria disse:

    Sr. Angelo Araújo a prefeitura colocou uma batata quente, em brasa, nas suas mãos e costas.
    Acho louvável o seu interesse em restaurar, aliás, acho que todos os permissionários do Bodódromo deveriam participar da restauração, pois é dali que tiram os seus sustentos, agora, acho que a prefeitura não lhe avisou do detalhe da Lei do Direito Autoral. Sugiro que entre em contato com o autor da obra e façam uma boa conversa para chegar a um consenso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários