FBC e o tempo de TV na luta pela majoritária

por Carlos Britto // 03 de setembro de 2017 às 11:06

Caso se concretize o ingresso do PMDB na oposição, a partir da entrada do senador Fernando Bezerra Coelho na legenda, em 2018 poderíamos assistir a uma situação rara na política estadual: a chapa oposicionista começar a eleição com equilíbrio de tempo de TV e rádio, quando comparada ao do campo governista. Claro, falta tempo demais até 2018. E se já é temerário falar em chapas, imagine sobre guia eleitoral. Mas quer saber? É disso que se fala, após o movimento de FBC: o peso do PMDB é o tempo de guia.

De uma forma bem genérica, com as regras atuais, o tempo de guia eleitoral de uma chapa vem da soma das seis maiores siglas de uma coligação. E o tamanho do partido é a “foto” da bancada na Câmara Federal, considerando o resultado da eleição 2014. As maiores bancadas são do PMDB, PT, PSDB e PP. Ou seja, o PMDB é a maior. A preço de hoje, a oposição poderia ter em 2018 o PSDB e duas siglas médias: PTB e DEM. Já o PSB teria o PMDB, PP, PR e PSD e busca atrair o PT. O PMDB na oposição equilibraria o jogo. O comum é a chapa governista ter de 60% a 70% do tempo.

De novo: falta muito até a eleição. E há inúmeras variáveis em uma campanha. Mas é preciso levar em conta o tempo de rádio e TV na discussão sobre o destino do PMDB em Pernambuco. (Fonte: JC)

FBC e o tempo de TV na luta pela majoritária

  1. JOSE FLORÊNCIO disse:

    MAJORITARIA EM PERNANBUCO , GOVERNADOR FERNANDO BEZERRA, VIÇE RAU HENRY, SENADOR JARBA VASCONÇELO, DEPUDOS FEDRAIS PELA SERTÃO FERNANDO FILHO, JULHO LOSSIO E GUELHEME COELHO E GONZAGA PATRIOTA, ADALBRETO CALVACANTE PARA DESPUTAR TRES VAGA E ESTADUAIS EU NÃO ARISCO NOMES. EU FALEI QUE FBC SERIA SENADOR COM MAIS DE DOIS ANOS DA ENLEIÇÃO QUEM QUISE ACREDITAR EU ASSINO EM BAIXO BRITO…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários